Qual é o papel da agência de marketing para o comércio exterior?
*Kauana Pacheco
Por muito tempo,
empresas de comércio exterior não investiram em marketing. Com o início da
pandemia em 2020, essas organizações precisaram melhorar ou criar seu
posicionamento no ambiente digital. Isso porque não era mais possível visitar
clientes ou participar de eventos e feiras presenciais. Tudo estava acontecendo
no digital.
Ainda hoje, não são
todas as empresas que têm um posicionamento forte no ambiente digital, mas
aquelas que começaram antes ou durante a pandemia já colhem frutos, como
reconhecimento de marca, autoridade, leads
e apoio ao setor operacional e comercial.
São diversas atividades
que entram no escopo de uma agência de marketing especializada em comércio
exterior. Tudo começa no estudo dos objetivos da empresa, avaliação do
público-alvo, persona e início do planejamento estratégico, para execução dos
seguintes itens:
1- Desenvolvimento da
marca
Ter uma marca forte
consiste em possuir uma identidade visual que transmita os valores da empresa.
O logotipo e as fontes devem revelar a comunicação que a empresa quer passar
para seu público-alvo. Porém, mais do que isso, é necessário que todas as
comunicações estejam alinhadas aos objetivos da empresa.
Desenvolver a marca
requer planejamento, análises, testes e execução.
2- Apoio para o setor
comercial
Imagine a seguinte
situação: seu time comercial liga para um novo lead e a pessoa da do outro lado da linha nunca
ouviu falar sobre a sua empresa. Porém, o seu concorrente liga para o mesmo lead e faz meses que esse prospect consome o conteúdo
dela nas redes sociais.
Quando existe o
reconhecimento de marca, há maior probabilidade de um relacionamento e possível
venda.
O setor comercial deve
guiar e mostrar seus objetivos para o marketing que deve criar estratégias para
alcançá-los. Para isso, é necessário trabalho em equipe, planejamento e um pleno
conhecimento da empresa.
3- Gerenciamento de
redes sociais
É pelas redes sociais
que a empresa poderá criar seu posicionamento no ambiente digital. Para que o
algoritmo de cada rede social funcione ao seu favor, é necessário entender as
diferenças entre cada rede social, possuir constância e ter postagens mais
qualitativas do que quantitativas.
Algo que muitas
empresas do comex ignoram é que quanto mais humanizado for o perfil, melhores
serão os seus resultados.
4- Anúncios pagos
Chamamos de anúncios pagos
aqueles que a empresa investe determinado valor para que a página ou o conteúdo
apareça exatamente para o público que se deseja atingir. No LinkedIn, por
exemplo, é possível patrocinar um post
para um profissional de determinado setor, função, nível de experiência e
região.
Então imagine que sua
empresa quer atingir a indústria farmacêutica: é possível realizar um
patrocínio para que a publicidade chegue até o exato tomador de decisão. Assim
como tudo no marketing, os anúncios pagos exigem testes e estratégias.
5- Apoio para o setor
operacional
No comércio exterior há
muitas adversidades, por exemplo, o porto de Xangai fechou, a capatazia saiu do
Valor Aduaneiro, um navio colidiu e suas rotas foram afetadas. E seu cliente
adoraria estar informado por uma dessas notícias que podem afetar seus
embarques.
A comunicação gera
relacionamento e isso resulta fidelização. É papel do marketing utilizar
ferramentas para atualizar os clientes, que podem ser: e-mails automatizados,
postagens, relatórios e/ou informativos periódicos.
6- Endomarketing
O comércio exterior é
feito por pessoas e até nesse sentido esse mercado é competitivo.
Cada vez mais bons
profissionais são cobiçados por concorrentes. O endomarketing é um ramo do
marketing que visa reter e atrair talentos com estratégias de comunicação,
como: treinamentos, informativos, aniversários, brindes, prêmios, etc.
7- Desenvolvimento de website
O website é o cartão de
visitas on-line da
sua empresa! Ele sempre deve estar atualizado, bonito visualmente e
principalmente com um bom SEO (Search
Engine Optimization) para ser localizado de forma orgânica pelos
buscadores, como o Google, por exemplo.
8- Régua de
relacionamento
A régua de
relacionamento é uma estratégia para construir um relacionamento com um
possível cliente e trazê-lo para a jornada de compra. Esse método é um conjunto
do comercial com o marketing e só funciona com pleno entendimento do público.
9- Materiais ricos
Criar materiais ricos
como e-books, white papers, relatórios,
infográficos pode servir para diferentes objetivos.
O objetivo mais comum é
criar uma base de leads,
porém existem outros, como qualificar leads
e economizar o tempo da equipe (imagine que sua empresa não trabalha com novos
importadores e todos os dias alguém liga perguntando como começar; criar um e-book com os primeiros
passos pode economizar um tempo valioso da equipe e quando houver um nível
maior de maturidade essa empresa lembrará do e-book
que a ajudou no começo e voltará a procurar seu negócio).
10- Inteligência de
marketing
Inteligência de mercado
aplicada ao comércio exterior é o estudo do posicionamento da empresa em
relação aos principais stakeholders,
dessa forma, é possível encontrar oportunidades, ameaças e ainda amplificar
pontos fortes e criar um plano para os pontos fracos que a organização
apresenta.
11- Materiais
institucionais
Se você acha que
ninguém mais abre apresentação institucional, é sinal de que está enviando de
forma errada. Os materiais institucionais da empresa devem acompanhar uma
chamada no corpo de e-mail
atrativa e uma estratégia de envio, isso porque até o campo assunto influencia.
O material deve ser em alta resolução, “leve”, bem visual e que mostre os diferenciais
perante as demais apresentações que esse lead
recebeu. Você precisa se destacar!
Em uma feira, também é
interessante ter um cartão físico e virtual e demais materiais institucionais e
brindes. A agência deve criar esses materiais com excelência.
Para quem é o marketing
especializado em comex?
Agentes de Carga e
Comissárias de Despacho: O comércio exterior é uma área de extrema
competitividade entre os players,
principalmente com o atual cenário logístico e econômico. Dessa forma o
marketing auxilia empresas do comex a explorar seus diferenciais competitivos
para se aproximarem de seus objetivos.
Despachantes
Aduaneiros, Consultores Autônomos e profissionais do comércio exterior: O
marketing pessoal é muito importante para profissionais de comércio exterior se
destacarem no mercado, seja para aumentar o reconhecimento no mercado de
trabalho ou transmitir maior autoridade na área. Executivos de venda que
trabalham com seu marketing pessoal também trazem grandes resultados para as
empresas em que atuam, afinal, pessoas confiam em pessoas.
Atualmente, alguns
profissionais do comex estão disseminando seus conhecimentos e criando cursos on-line e para isso é
necessário um bom planejamento estratégico de lançamento digital.
Assessorias e
Consultorias: empresas que queiram melhorar seu posicionamento e mostrar
autoridade nas redes sociais devem ter um marketing forte no ambiente digital
para atrair o público-alvo.
Transportadoras: Mesmo
com a marca estampada no caminhão levando o reconhecimento para todo o Brasil,
transportadoras também devem ter posicionamento no ambiente digital.
Exportadores: O
marketing internacional é realizado para exportadores que desejam levar suas
marcas do Brasil para o mundo. Esse trabalho é desenvolvido com estudo e
análise do mercado consumidor onde a empresa quer explorar.
Importadores:
Importadores que realizam private
label também precisam de um marketing estruturado para o branding e desenvolvimento
de novas vendas.
Sobre Kauana Pacheco
Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.
Nenhum comentário