Scania apresenta Nova Geração de ônibus P8/Euro 6
Lançamento traz o
propósito da marca de elevar o mercado a um novo patamar de mobilidade
sustentável com o máximo de rentabilidade, disponibilidade e segurança
São Paulo, 22 de julho de 2022 – A Scania, líder na transição para um
sistema de transporte mais sustentável, anuncia o lançamento no Brasil da sua nova
geração de ônibus, que estreou há apenas três anos na Europa. Trata-se do
melhor ônibus Scania de todos os tempos, em termos de produtos, serviços,
eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes
para uma moderna e rentável gestão da operação. Em uma perfeita união de
mobilidade sustentável com economia operacional. A nova linha, que contempla os
modelos da Série K (motor traseiro), será apresentada ao público na Lat.Bus
& Transpúblico 2022, o maior evento de mobilidade urbana da América Latina,
que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto no São Paulo Expo (SP).
A Nova Geração de Ônibus Scania foi
desenvolvida com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas
de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar
por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6,
definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio
Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará
em vigor em 1.º de janeiro de 2023.
“Nosso lançamento vai atender as normas
de redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar
mais combustível colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do
segmento rodoviário quanto do urbano. A nova linha chegará com soluções
completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos
clientes. Aliando a correta especificação do produto, conectividade,
treinamento dos motoristas e manutenção adequada. Ou seja, a Nova Geração de
ônibus vai oferecer um custo total de operação imbatível”, explica Celso
Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.
“Os novos modelos estarão disponíveis
numa vasta gama de trens de força e vão proporcionar até 8% de economia de
combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa
automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do
motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. Além de baixos níveis
de emissões e de ruídos”, diz Mendonça.
As principais novidades da Nova Geração
de ônibus da Série K Scania são: motores com sistema de injeção múltipla XPI e
lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de
segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres),
atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife
2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15
metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8x2 com 500cv (maior potência
do mercado) e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e
pedais). Já em serviços, a Scania traz a pioneira manutenção com planos
flexíveis (redução no custo de reparos em até 25%), o Control Tower (até 30% de
diminuição no tempo de parada) e o Scania Zone (monitoramento mais
personalizado da frota e que permite controlar a média de velocidade em trechos
críticos).
“Desenvolvemos uma linha baseada em três
pilares, sustentabilidade, rentabilidade e segurança. Estamos trazendo para o
Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as
linhas focadas em ônibus no país”, afirma Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta
de Soluções da Scania no Brasil.
O período de abertura de compras ainda
não será revelado e os primeiros modelos vão começar a ser produzidos e
entregues a partir de janeiro de 2023.
Portfólio ainda mais amplo para atender
todos os tipos de necessidades
As soluções Scania disponibilizam
chassis de configurações de rodas 4x2, 6x2 e 8x2 (linha rodoviária) e 4x2,
6x2*4 e 6x2/2 (linha urbana). As motorizações, que podem ser abastecidas com
diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, trazem
novas potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320cv,
para os urbanos. Também há as opções de 280cv e agora de 340cv (antes era de
320cv) nas pioneiras versões movidos a gás (natural e/ou biometano). Os torques
variam de 1.350Nm a 2.550Nm.
Para viabilizar os ônibus a gás não são
necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. As
instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi
(abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior,
é possível avaliar a colocação de mais cilindros.
Os modelos rodoviários Scania são as
melhores soluções para os clientes que atuam nos segmentos do fretamento –
contínuo e eventual, linhas intermunicipais e interestaduais (curtas, médias e
longas distâncias) e do turismo. Já para a mobilidade urbana eficiente a gama
Scania tem modelos a partir de 12,5 até 28 metros de comprimento, com
capacidade para transporte de 86 a 270 passageiros. As configurações são com
piso baixo, normal, padrons, articulados e biarticulados para corredores
exclusivos de sistemas BRT.
Os motores de ônibus mais econômicos da
história da Scania no Brasil
Os motores Scania Proconve P8/Euro 6
desenvolvem os mais altos torques do mercado e propiciam aumento da eficiência
energética em relação à geração atual, P7/Euro 5, o que na prática traz
melhores resultados aos negócios dos clientes. “Esse superior desempenho ocorre
em virtude da introdução do sistema XPI, que possibilita melhor eficiência da
combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do
motor, e garante menor emissão de poluentes e de ruídos”, salienta Ivanovik
Marx. O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic
Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32, e que
passa a ter um filtro de particulado para atender a lei Conama P8.
O propulsor de 9 litros tem na robustez
o seu grande diferencial. Trata-se de um motor de 5 cilindros que proporciona
máxima potência e maior capacidade de carga com um menor consumo de
combustível. O bloco 13 litros, de 6 cilindros, segue a filosofia Scania de
baixa rotação e alto torque, ideal para operações de longas distâncias. O
cliente terá excelente economia de combustível com a melhor eficiência da
categoria.
Trocas de marchas ainda mais eficientes
Para a linha rodoviária, a caixa de
transmissão automatizada Scania Opticruise ganhou uma atualização do software e
elevou em 1% sua economia de combustível. O que vai acarretar um benefício
imediato na operação. A inteligência do câmbio promove uma experiência ainda
mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do
peso, rota e topografia.
Outra novidade relevante é o Opticruise
com o lay shaft brake, um sistema de freio no eixo secundário da caixa que
torna as trocas de marchas 45% mais rápidas e suaves, e aumenta
consideravelmente a resposta do motor. Ele é um sucesso na Nova Geração de
caminhões da marca.
Na gama urbana, a caixa automática ZF
EcoLife 2 chega para agregar até 3% de economia de combustível. Com melhorias
significativas, o novo câmbio tem a função “Start/Stop” (Liga/Desliga) e
desgaste reduzido devido ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração. Além de
mais leve e adaptada aos motores de alto torque da Scania, conta com maior
conforto, trocas mais rápidas e suaves.
Para ambas as caixas de marchas existem
três tipos de modos de condução: econômico, padrão e potência. Eles ajudam o
motorista em diversos tipos de situações na viagem e devem ser acionados de
acordo com a necessidade.
O privilégio de dirigir um ônibus Scania
com muito mais ergonomia
Para a Nova Geração de Ônibus, a Scania
redesenhou totalmente a área do motorista, que vai encontrar um espaço
ergonômico e confortável com todos os comandos integrados e posicionados de
maneira estratégica nos novos volantes.
Os pedais suspensos e o volante
ajustável foram projetados para que a relação homem/máquina seja natural e
agradável. “Nosso objetivo é o controle sem esforço e o conforto incomparável.
Tudo se torna possível com o projeto inteligente do novo posto do motorista.
Para evitar distrações no trajeto, os botões foram colocados no volante, que é
ajustável para o comando do computador de bordo, bem como os controles de
velocidade de subida e descida. O nível combinado entre o Scania Opticruise e o
freio auxiliar Scania Retarder permite a ativação de ambos com as pontas do
dedos”, detalha Marx. Estão disponíveis quatro tipos de acabamento de volantes:
básico, versão com partes cromadas, couro e madeira. O painel de instrumentos
recebeu um novo design moderno com a visibilidade ampliada e em duas opções de
display, de 4 ou 7 polegadas.
Já os pedais suspensos permitem a ideal
acomodação da musculatura das pernas. Dessa forma, o condutor diminuirá o
cansaço da direção no final da jornada. Outro benefício é a facilidade de
limpeza dessa área, que normalmente é de difícil acesso.
Segurança aprimorada
O atual portfólio de modelos Scania é
reconhecidamente seguro. “A excelente notícia para o cliente é que a Nova
Geração P8/Euro 6 está equipada com sistemas aprimorados e avançados com o que
há de melhor viavelmente possível para o mercado brasileiro”, revela Marx. “Por
exemplo, a tecnologia de auxílio ao motorista ganhou novos itens. O consagrado
pacote opcional ADAS passa a ser ofertado em sua segunda geração (2.0) com a
adição do ASLA.”
Lançado de forma pioneira pela Scania,
em 2016, o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao
motorista), faz parte do pacote de segurança opcional da fabricante e oferece
uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de
trânsito.
Nos novos ônibus Scania da Série K, dois
sistemas (de nome ASLA) foram adicionados ao ADAS 2.0. São sensores laterais e
ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de
diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos ônibus. A forma de
chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz
âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo).
A segunda um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do
motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da
estrada). Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante
e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção
à pessoa vulnerável da estrada).
O ADAS permanece utilizando câmera e um
radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Os três
atuais dispositivos vão continuar na Nova Geração. O AEB (frenagem de
emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a
distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e
evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios auxiliares e também as trocas de
marchas por meio da caixa Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o
risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de
faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o
ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último
item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter
um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do
radar localizado no para-choque dianteiro.
Outra tecnologia de muito sucesso é o
Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na
linha 2018/2019 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de
posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de
conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais
eficiente. Ele prevê a rota 3 km à frente, efetuando cálculos constantes. Ao se
aproximar de declives pode diminuir a velocidade selecionada em até 8% (modo
padrão) ou 12% (modo ECO). Uma economia no consumo de combustível em média de
até 3%, de acordo com a rota e peso do veículo.
Além do freio motor, a Scania dispõe do
freio auxiliar Retarder integrado. O Scania Retarder atua diretamente no trem
de força, com 4.100 Nm de potência de
frenagem, tem acionamento hidráulico e é ativado pelo pedal ou alavanca do
freio. Ele aumenta os níveis de segurança ao prevenir falhas de frenagem em
longas descidas, enquanto, simultaneamente, reduz o desgaste dos freios de
serviço.
O Programa Eletrônico de Estabilidade
(ESP) é responsável por monitorar a trajetória do veículo e, no caso de uma
perda repentina de tração, atua nos freios de forma individualizada em cada
roda, a fim de manter o veículo na trajetória, sob controle do motorista.
Já o sistema anticapotamento para ônibus
rodoviários esvazia as bolsas de ar do veículo para diminuir o centro de
gravidade em inclinações acima de 23°, e garante maior segurança e estabilidade
do produto.
Chassis mais leves
Os novos chassis da Série K P8/Euro 6
estão 2% mais leves. Com isso, o operador rodoviário vai conseguir levar mais
bagagens. Portanto, vai aumentar sua receita. Algo possível graças à
remodelação das longarinas.
Por falar na estrutura do chassi, ela
também está mais silenciosa e recebeu um novo sistema elétrico para que haja
uma integração maior com a carroceria. A consequência prática está no aumento
da tecnologia embarcada.
Nova Geração de ônibus Scania P8/Euro6:
modelos rodoviários
As soluções Scania disponibilizam
chassis de configurações de rodas 4x2, 6x2 e 8x2 (linha rodoviária) e 4x2,
6x2*4 e 6x2/2 (linha urbana). As motorizações, que podem ser abastecidas com
diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, trazem
novas potências de 280, 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280
e 320cv, para os urbanos. Também há as opções de 280cv e agora de 340 cv (antes
era de 320cv) nas pioneiras versões movidos a gás (natural e/ou biometano). Os
torques variam de 1.350Nm a 2.550Nm.
K 320 4x2 (320 cv de potência @ 1.900rpm
/ torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 4x2 (340 cv de potência @ 1.900rpm
/ torque: 1.600Nm @1.000-1.400)
São indicados para o fretamento e linhas
curtas. Em razão do alto torque (1.600Nm), os modelos possibilitam aos clientes
excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e baixo consumo de
combustível. O 340cv é movido a gás.
K 370 4x2 (370 cv de potência @ 1.800rpm
/ torque: 1.900Nm @900-1.340)
Tem tudo para continuar a trajetória de
sucesso do antecessor (K 360) e ser um dos mais vendidos da marca. É uma ótima
opção para carrocerias de 14 metros. A logística de transporte e a
regulamentação das linhas interestaduais estão levando os empresários a
escolher modelos mais rentáveis, migrando da tração 6x2 para a 4x2 (de 14
metros e até 50 lugares). Indicado para a aplicação rodoviária de curtas,
médias e longas distâncias. O torque elevado a baixas rotações (1.900Nm)
assegura uma excelente força de arranque e aceleração para uma dirigibilidade
excepcional em condições de tráfego e difíceis acessos.
K 370 6x2 (370 cv de potência @ 1.800rpm
/ torque: 1.900Nm @900-1.340)
K 410 6x2 (410 cv de potência @ 1.800rpm
/ torque: 2.150Nm @900-1.340)
Além de serem opções rentáveis para a
operação rodoviária de média e longa distância, esses dois modelos também são
ideais para o turismo e o fretamento.
K 450 8x2 (450 cv de potência @ 1.800rpm
/ torque: 2.350Nm @900-1.340)
K 500 8x2 (500 cv de potência @ 1.800rpm
/ torque: 2.550Nm @925-1.340)
A solução 8x2 de 15 metros é um sucesso
pioneiro da marca, desde novembro de 2016, para atender a legislação
respectiva. Com este modelo, os empresários conseguem transportar mais pessoas
nas linhas interestaduais por viagem, com importante redução de custos. São
opções DD (double decker, dois andares). A Scania é a líder no segmento desde o
início. O K 500 passa a ser o ônibus mais potente do Brasil.
Nova Geração de ônibus Scania P8/Euro6:
modelos urbanos
K 280 4x2 (280 cv de potência @ 1.900rpm
/ torque: 1.400Nm @1.000-1.400)
K 280 4x2 (280 cv de potência @ 1.900rpm
/ torque: 1.350Nm @1.050-1.400)
piso normal ou baixo
Motor de cinco cilindros em linha com
quatro válvulas em cada uma, possui opções padrón de 12,5/13,2 metros, com
capacidade para até 115 passageiros. É uma ótima solução para o transporte
eficiente nos grandes centros urbanos. Versão a gás (torque 1.350Nm)
K 320 IB/UB 6x2*4 (320 cv de pot. @
1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 IB/UB 6x2*4 (340 cv de pot. @
1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.100-1.400)
15 metros piso normal ou baixo
O motor gera um alto torque já em baixas
rotações, que permite melhores resultados operacionais pela robustez do
conjunto e menor consumo de combustível. A opção de 15 metros, com piso baixo,
facilita o embarque dos passageiros.
Os modelos de 15 metros Euro 6 ganharam
um novo eixo direcional com sistema eletro-hidráulico e de menor número de
componentes, que apresenta peso reduzido, ganho de espaço e menor desgaste de
pneus.
Articulados
K 320 IB 6X2/2 (320 cv de pot. @
1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 IB 6X2/2 (340
cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.100-1.400)
Para aguentar o trabalho nas linhas
troncais dentro dos corredores exclusivos é preciso que o ônibus tenha um
chassi muito robusto, mas que também seja econômico. A Scania oferece os
veículos ideais com suspensão eletrônica pré-ajustável, que facilita a
adequação às plataformas, e sistema de articulação seguro com monitoração.
Opção de veículo a gás de 340 cavalos.
Um diferencial Scania são os redutores
de cubo que contam com engrenagens helicoidais, permitindo a redução de ruídos
durante a operação.
A linha F de motores dianteiros urbanos e o modelo biarticulado continuam disponíveis no portfólio para atender a demandas específicas e programadas.
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