Serviços e produtos por assinatura seguem em alta: opções vão de dermatologistas a automóveis
Modalidade cresceu 65% durante a pandemia e se
manteve como tendência para consumidores brasileiros
Nos últimos dois anos, além do aumento
de 50% das assinaturas das plataformas de streaming, segundo a NZN
Intelligence, também foi possível notar a entrada de novos participantes no
mercado de assinaturas. Apesar da modalidade de recorrência não ser um conceito
novo, especialistas acreditam que os smartphones e novas logísticas de entrega,
cada vez mais rápidas, foram fundamentais para que essas vendas se
consolidassem. Só no Brasil, houve um aumento de 65% no volume de vendas nesse
formato em 2021, de acordo com a pesquisa anual do sistema de pagamento Vindi.
Com a adaptação do brasileiro à
conveniência da assinatura, é possível encontrar os mais diversos produtos e
serviços com a opção de compra recorrente, desde consultas dermatológicas até
automóveis.
Conheça a seguir outras opções de clubes
de assinatura.
Dermatologia
Já um sucesso na Alemanha e Suíça, a
FORMEL Skin decidiu aterrissar no Brasil após receber o investimento de 30
milhões de euros na maior série A da Europa. O serviço oferecido ainda não
existia no Brasil: a marca vende planos que incluem consultas dermatológicas
via telemedicina, envio de produtos personalizados, além de acompanhamento
médico virtual. É possível iniciar um tratamento pelo valor de R$147 por mês
com cobertura em todo o país.
“Especialmente na área de dermatologia,
um check-up frequente é extremamente importante para uma constante avaliação
médica e ajuste de fórmulas. A FORMEL Skin traz a vantagem de oferecer um tratamento
contínuo de forma prática e acessível: acessando o site, o paciente consegue
começar seu tratamento ou tirar suas dúvidas em poucos minutos, onde quer que
ele esteja no Brasil”, ressalta Gerrit Glass, Gerente Geral da health tech no
Brasil.
Automóveis
Segundo a Associação Brasileira das
Locadoras de Automóveis (ABLA), o mercado de assinaturas no Brasil vem
crescendo. De um milhão de automóveis que compõem as frotas das locadoras,
aproximadamente 8% se enquadram nessa modalidade. Uma das empresas que vem se
destacando no segmento é a Kovi, startup
que está revolucionando o acesso ao carro na América Latina. Com mais de
mais de 10 mil usuários divididos entre o Brasil e o México, a startup se
consolida como a primeira empresa de carros por assinatura a proporcionar
planos mais acessíveis e justos para o usuário.
O modelo permite que o motorista tenha
flexibilidade para dirigir quantos quilômetros quiser por semana e seja cobrado
proporcionalmente de forma automática, sem necessidade de contato com a empresa
ou de pagar taxas inesperadas e outros custos adicionais com serviços como
seguros, impostos ou manutenção. Durante a pandemia, a empresa teve um aumento
de 40% em sua base de clientes e de 13% da demanda de veículos, o que
correspondeu uma frota total 60% maior em relação ao ano anterior.
“O nosso principal objetivo é
democratizar o acesso ao automóvel por meio do modelo inédito de pay-per-mile, atendendo
desde o consumidor que dirige por muitos quilômetros, com sua faixa de
quilometragem ilimitada, até aqueles que passam menos tempo na rua, mas não
abrem mão em ter um veículo a sua disposição e que não comprometa a sua renda
mensal familiar já que o custo de uma assinatura é menor do que o
financiamento”, pontua Adhemar Milani, Co-Founder e CEO da Kovi.
Supermercado
A Shopper, maior supermercado 100%
online do Brasil, trabalha com o modelo de Compra Programada, em que o consumidor
monta sua cesta e seleciona o dia da entrega. Ele recebe lembretes para alterar
sua lista, antes das próximas entregas. Com esse modelo, a empresa evita a
“dor” do consumidor de ficar sem os itens antes que terminem em suas casas. No ano
passado, a empresa também lançou a Compra
Programada Fresh, que vende de forma online frutas, legumes e
verduras cuidadosamente selecionados por um chef de cozinha. Essa
funcionalidade permite o agendamento de entregas semanais ou quinzenais,
garantindo que os clientes sempre tenham frutas e verduras frescas em casa.
Back office corporativo
A BHub é a primeira startup de Gestão
por Assinatura (GPA) da América Latina. Com foco em startups e PMEs, a empresa
de tecnologia oferece soluções completas de backoffice
no modelo de assinatura mensal, também conhecido como o “back office as a
service”. São oferecidos serviços de contabilidade, gestão de finanças,
recursos humanos e assistência jurídica.
O CEO e fundador da startup, Jorge
Vargas Neto, explica que os trâmites corporativos dificultam os negócios do
empreendedor, desde a emissão de notas até o gerenciamento de folhas de
pagamento, por exemplo. “São atividades que consomem muito tempo, desviando o
foco do que mais importa, o core.
Chegamos para preencher uma lacuna que existe no mercado de startups e PMEs,
entendendo que não existe a necessidade de gastar tanto tempo com burocracias.
Portanto, a nossa proposta é nos tornar parceiros do empreendedor em toda a sua
jornada”, avalia Neto.
Atualmente a BHub atende mais de 350
clientes, entre pequenas startups e até unicórnios.
Plano profissional
A Catho
é um marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos. Os
interessados em se candidatar a alguma oportunidade da plataforma podem se
cadastrar de forma gratuita. Mas, caso o candidato queira destacar seu
currículo perante aos demais, existe a possibilidade de contratar o Plano
Profissional, serviço que aumenta consideravelmente as chances de ser chamado
para uma entrevista e, consequentemente, conseguir um emprego. Desta forma, os
contratantes têm destaque perante aos demais candidatos não pagantes e, nas
primeiras 24h da publicação das vagas, têm exclusividade para se candidatar.
Após esse período, a vaga estará disponível para todos, mantendo o perfil dos
candidatos pagantes ainda em destaque.
Nenhum comentário