Startup de roupas e objetos sob demanda se destaca com lojas virtuais para diversas empresas
Com foco no B2B, a Tudu cresce com as lojas virtuais
e, através disso, os produtos vendidos, representam em torno de 20% do
faturamento da empresa
A Tudu,
startup brasileira que vende roupas e objetos somente sob demanda, se destaca
com as lojas virtuais, que hoje são 19 no total, entre elas estão a Flash
Benefícios, Suhai Seguradora, Adriano Imperador, Omie, entre outras. No
portfólio da Tudu, os produtos vendidos através das lojas virtuais representam
cerca de 20% do faturamento da empresa.
Os ítens mais pedidos pelas empresas
para as lojas são de vestuário, como camisetas e moletons, no qual representam
cerca de 40% dos pedidos. Em seguida, são bonés, cadernos, mochilas e garrafas,
que representam entre 5 a 10%, cada. Muitas lojas ainda possuem itens especiais
como kits maternidades que representam em média 20% do faturamento das lojas.
“As lojas virtuais surgiram por
solicitação de um cliente. Ele queria lançar a loja virtual nos moldes que
grandes empresas inovadoras, como o Nubank, já estavam fazendo. A ideia é poder
oferecer para colaboradores, clientes e para as próprias áreas da empresa uma
forma fácil de realizar a compra de produtos personalizados com a marca e
valores da empresa. Uma vez que o produto é criado e homologado, qualquer um
pode comprar de forma fácil e garantida”, explica Fábio Zausner, CEO da startup
Tudu.
“Nossos colaboradores sempre buscavam
mostrar a relação deles com a nossa empresa, seja em reuniões ou nas redes
sociais profissionais, desta forma, nós buscamos facilitar o acesso a produtos
que respeitasse a identidade de marca e representasse nossos Flamingos. Criar a
loja ajuda a encurtar esse caminho, pois a compra no ambiente virtual já é
comum dentro da rotina das pessoas”, detalha Alana Azevedo, Chief of People and
Culture da Flash. A executiva ainda reforça que até para questões mais
comerciais possuir esse canal é um facilitador. “As áreas que precisam, por
exemplo, de brindes, podem fazer a compra diretamente, sem um intermediário
interno, acelerando o processo”, finaliza.
Importante destacar que o full solution
da Tudu Pro (que nada mais é do que kits completos, desde o design da criação,
produção, manuseio até a entrega final individualizada para as empresas, com
foco no B2B), também teve influência nesse projeto das lojas, pois as soluções
se complementam. Inclusive, dentro desse contexto, a economia de tempo para a
área de RH que antes ficava responsável por esse processo, varia bastante de
empresa para empresa e tem envolvido áreas além do RH como também marketing,
endomarketing, eventos, compras entre outras, por isso com a Tudu Pro, todo o
processo flui de forma facilitada.
Para muitas empresas, a loja virtual
traz exposição e facilita o processo de compra para colaboradores e as próprias
áreas dentro da empresa que necessitam desse recurso. Para solicitar uma
camiseta, por exemplo, a loja virtual permite que o próprio funcionário
escolha o modelo, o tamanho e a cor desejados.
Uma das grandes vantagens e diferenciais
de utilizar o serviço da Tudu é que a grande maioria dos itens não são
personalizados até que a compra seja efetuada. Com isso, o desperdício é
praticamente zero pois apenas aquilo que é comprado, é produzido. Em vestuário,
por exemplo, estima-se que em torno de 25% a 30% do que é produzido nunca é
usado nem uma vez. “Ao acabar com a produção em massa, minimizamos o impacto no
meio ambiente ao produzir apenas aquilo que vai ser efetivamente usado. E, além
disso, só trabalhamos com materiais certificados e com impactos reduzidos”,
declara Fábio.
É interessante salientar também, que
mesmo dentro do cenário econômico desafiador, a Tudu está crescendo em torno de
70% ao mês. “Temos a expectativa de continuar com esse crescimento ao longo dos
próximos meses, inclusive com as lojas virtuais”, finaliza o CEO da TUDU Fábio.
Sobre a TUDU
Fundada em 2020, a TUDU surgiu com o objetivo de transformar a maneira de vender roupas e outros objetos como canecas, planners e diversos artigos de papelaria e decoração. Com itens fabricados sob demanda, sem desperdício e com material de qualidade, a Tudu trabalha com parceiros licenciados como a Netflix, Hello Kitty, Disney, Marvel, entre outros, e também desenvolve collabs ou coleções fixas com mais de 60 artistas e influenciadores, como Renato Gave, Kika Sato, Mônica Salgado e Ju Ferraz. Nascida dentro da PHOOTO, empresa que ajuda o cliente final a realizar um trabalho customizado de fotos, com mais de 1 milhão de clientes já atendidos e mais de 3 milhões de pedidos realizados desde a sua fundação, a Tudu atua dentro de um processo sustentável de venda que valoriza o artista e o cliente final. Recentemente, foi listada entre 3 startups brasileiras mais inovadoras no ranking da Startup Pill, que destaca as melhores startups de roupas e vestuário do mundo.
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