Startups trazem inovação e transformam o setor automotivo
O mercado
segue aquecido e valorizado, tendo batido recorde no ano passado em unidades
comercializadas. E assim como não poderia deixar de ser, o setor acompanha o
surgimento e crescimento das novas tecnologias que visam focar nas carências
ainda existentes para os potenciais consumidores, que estão cada vez mais
exigentes na hora de escolha e tomada de decisão.
Nos últimos
anos, surgiram diversas startups do segmento que se destacam na criação de
plataformas que permitem ajudar e auxiliar o consumidor na escolha do seu
veículo novo ou usado, simplificando o processo e garantindo um melhor negócio
de forma mais rápida e tranquila, inclusive para quem pretende vender um
automóvel.
O que antes
demandava horas do seu dia para levar fisicamente o seu carro até algumas
concessionárias, novas empresas passaram a oferecer diversas soluções do
mercado para otimizar o processo e tempo gasto.
Hoje, por
exemplo, é possível encontrar lojas que vão até a casa do cliente e oferecem o
veículo de forma eletrônica, através de um leilão online para centenas de
lojistas de uma única vez, tendo a pessoa o direito de aceitar ou não a maior
proposta.
A
facilidade encontrada é tanta, que startups já desenvolveram formas de avaliar,
fazer uma proposta e pagar pelo automóvel em poucos segundos, encurtando a
burocracia e sobretudo agilizando todo o trâmite de negociações presenciais
observada antes.
A
praticidade e segurança oferecidas nos serviços ajudam a resolver cada vez mais
antigos desafios e inovações tecnológicas para o setor, que vai muito além da
aquisição de um carro.
Os
marketplaces, geralmente pertencentes a alguma instituição financeira, por
exemplo, passaram a ofertar em sua carteira de serviços, novas formas e
modalidades para produtos como financiamento e seguros a esses clientes que
estão buscando ou mesmo comprando os seus automóveis.
E dentro
dessa transformação digital automotiva, surge recentemente também um novo
MetaSearch de Carros, que consolida num único local, todas as ofertas de todos
os portais automotivos, que são concorrentes entre si.
O processo visa
ajudar o comprador a entender se aquela oferta está numa condição boa
financeiramente ou se aquele carro oferece as características e os opcionais
que aquela pessoa está interessada, como a eficiência energética e consumo de
combustível do selo Inmetro. Sendo essa a primeira startup a explorar a busca
pelo automóvel.
A melhora e
simplificação da cadeia automotiva, aplicada com processos de inovação e
tecnologia, observados nesses novos portais e aplicativos, cada vez mais
resultam em experiências otimizadas. Com foco e atuação nas principais dores
existentes nos serviços oferecidos hoje aos potenciais clientes, assegura-se
relacionamentos personalizados que permitirão economia de tempo e dinheiro na
hora da tomada de uma decisão de compra e venda de um veículo.
*Alan Lewkowicz é administrador de empresas (ESPM) e CEO da ComparaCAR. Foi Diretor de Operações do Grupo Aba e sócio conselheiro da Maestro Frotas.
Nenhum comentário