Tentativas de fraude digital migram para novos segmentos globalmente
De acordo com estudo da TransUnion, segmentos
que apresentavam altos índices de fraude durante a pandemia sofreram quedas, ao
passo que outros antes inexplorados pelos fraudadores estão em ascensão no
Brasil e no mundo
São Paulo, 6 de julho de 2022 – A pandemia da COVID-19 impulsionou a
realização de transações bancárias e financeiras online, mas muitos dos tipos
de fraude que apresentaram grande salto entre os anos de 2019 e 2021 decaíram
neste início de 2022. A análise trimestral de fraudes da TransUnion (NYSE: TRU),
que comparou os primeiros três meses de 2021 (1º de janeiro a 31 de março de
2021) aos primeiros três meses de 2022 (1º de janeiro a 31 de março de 2022)
constatou este fato. O percentual de tentativas de fraudes digitais originadas
no Brasil contra empresas globalmente diminuiu -47,8%. Ao redor do mundo, o
número é um pouco menor, com queda de -22,6%.
A análise trimestral também observou
que, globalmente, a taxa de suspeita de fraude digital diminuiu em setores como
serviços financeiros (-63,6%), telecomunicações (-20,4%) e varejo (-7,6%),
enquanto os fraudadores aumentaram significativamente as tentativas de golpes
em mercados como de seguros (134,5%), logística (42,7%) e viagens e lazer (13,3%).
No Brasil, o setor de serviços
financeiros registrou a maior queda na taxa de suspeita de fraude digital em
-79,4%, seguido por telecomunicações (-49,7%) e games (-45,6%). Já os setores
em que houve aumento na taxa de suspeita de fraude digital foram comunidades e
aplicativos de relacionamento (24,4%), o setor logístico (16,2%) e o de viagens
e lazer (12,9%).
A TransUnion chegou às suas conclusões
sobre tentativas de fraude contra empresas com base em bilhões de transações
avaliadas e mais de 40 mil sites e aplicativos contidos em seu principal
conjunto de soluções de autenticação baseada em risco e análise de fraude – TransUnion
TruValidate™. As porcentagens de tentativas de suspeitas de fraude são
aquelas que as empresas clientes do TruValidate receberam uma recomendação para
revisão ou negativa devido aos indicadores de fraude, em comparação com todas
as transações que foram avaliadas por fraude.
“Os fraudadores testam quais setores
aumentaram as iniciativas de prevenção contra fraudes e, como resultado,
recorrem a novos setores nos quais os esforços estejam sendo frustrados. Isso é
exatamente o que observamos recentemente, à medida em que os fraudadores
procuram novas oportunidades ou pontos de vulnerabilidade para atuarem”, afirma
Shai Cohen, vice-presidente sênior de soluções globais de fraude da TransUnion.
“É fundamental que, durante esse momento, as empresas se concentrem em otimizar
a experiência do cliente pensando nos bons consumidores.”
De acordo com o recente
estudo da TransUnion Consumer Pulse, entrevistados também disseram que
estão sendo menos alvos de fraudes digitais. A pesquisa com 10.391 adultos em
países e regiões selecionados globalmente de 7 a 23 de fevereiro de 2022
descobriu que 36% disseram ter sido alvo de fraude digital nos últimos três
meses, em comparação com 38% no trimestre anterior. Dos consumidores visados,
os golpes de phishing
foram os mais comuns (31%), seguidos por golpes de dinheiro/cartão-presente
(28%) e golpes de vendedores terceirizados em sites legítimos de varejo online
(23%).
No Brasil, 24% foram alvos de fraudes
digitais nos últimos três meses, ante 23% no trimestre anterior. Entre os
brasileiros visados, os golpes de cartões de crédito roubados ou cobranças
fraudulentas foram os mais comuns (33%), seguidos por golpes de
dinheiro/cartão-presente (21%) e golpes de vendedores terceirizados em sites
legítimos de varejo online (20%).
Tipos de fraudes e os impactos na
indústria
Comparando os períodos de 1º de janeiro
a 31 de março de 2021 e 1º de janeiro a 31 de março de 2022, a TransUnion
analisou os setores com maior crescimento e queda no percentual de suspeitas de
tentativas de fraude digital.
Maior crescimento na
taxa de tentativa de suspeita de fraude digital global |
|
Setor |
Do primeiro trimestre
de 2021 ao primeiro trimestre de 2022 |
Seguros |
134,5% |
Logística |
42,7% |
Viagens e lazer |
13,3% |
Setores em que as
tentativas de suspeita de fraude digital cresceram no Brasil |
|
Setor |
Alteração da taxa de
fraude do primeiro trimestre de 2021 para o primeiro trimestre de 2022 |
Comunidades
(aplicativos de relacionamento, fóruns etc.) |
24,4% |
Logística |
16,2% |
Viagens e lazer |
12,9% |
Maior queda na
taxa global de suspeita de tentativa de fraude digital |
|
Setor |
1º trimestre de 2021
a 1º trimestre de 2022 |
Serviços financeiros |
-63,6% |
Telecomunicações |
-20,4% |
Varejo |
-7,6% |
Maior queda na taxa
de suspeita de tentativa de fraude digital no Brasil |
|
Setor |
1º trimestre de 2021
a 1º trimestre de 2022 |
Serviços financeiros |
-79,4% |
Telecomunicações |
-49,7% |
Games |
-45,6% |
“A diminuição de cerca de 80% nas taxas
de suspeita de tentativa de fraude digital no setor de serviços financeiros no
Brasil demonstra que este segmento está se preparando cada vez mais para evitar
vulnerabilidades. Em contrapartida, é importante que o setor logístico se
atente ao crescimento de mais de 16% na incidência de fraude, já que é uma área
de grande relevância para as compras e entregas em geral”, analisa Marcelo
Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil.
Para obter detalhes mundiais e regionais
sobre o quanto a taxa de suspeita de tentativa de fraude digital mudou
recentemente, acesse
este link.
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de
informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores
alcancem grandes realizações na economia moderna. Fazemos isso fornecendo
um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de
forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão
financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem realizar
transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso
de Informação para o Bem®.
A TransUnion está há mais de 50 anos no
mercado, com presença em mais de 30 países e em cinco continentes. Opera no
Brasil há 10 anos, desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida
das Pessoas. A companhia cria oportunidades econômicas,
empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que
incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs,
Indústrias e PMEs – Pequenas e Médias Empresas.
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