Zappts lança primeira solução Open Insurance do Brasil
Produto é desenvolvido para que as seguradoras possam se
adequar à fase 2 do Open Insurance, etapa de consentimento de dados dos
clientes
A Zappts, empresa de tecnologia que
busca desenvolver soluções digitais para grandes marcas, anuncia a primeira
solução Open Insurance do Brasil. O lançamento é tido como o primeiro passo
para que as seguradoras consigam se adaptar ao processo de transição exigido
pela nova regulamentação, de forma rápida e segura, e estejam prontas para
atender os seus clientes dentro do prazo estabelecido.
O produto Open Insurance da Zappts é focado
na jornada de experiência digital do usuário para que as seguradoras possam
coletar o consentimento dos clientes quanto ao compartilhamento de dados. Ou
seja, é um produto que, a partir da experiência e jornada digital, feita
através de um aplicativo web responsivo e customizável, permite o encurtamento
da jornada de adequação das seguradoras no Open Insurance.
Rafael Tiba, CEO da Zappts, explica que
produto foi desenvolvido especialmente para atender o normativo N° 415/2021 da
Susep CNSP, que trata exclusivamente do Open Insurance: “Estudamos o normativo
e experiências do Open Banking para trazer uma solução que permite que toda a
jornada de consentimento de compartilhamento de dados seja feita de maneira
legal, proporcionando ao usuário final uma experiência simples e fácil de
usar”, comenta.
A chegada do Open Insurance promete
transformar o mercado de seguros no Brasil. Dividida em três fases, o setor já
começou a se adequar às mudanças presentes e futuras, sendo a principal mudança
contida no novo Sistema de Seguros Aberto, que permite aos consumidores a
possibilidade de compartilharem suas informações com diferentes empresas
autorizadas pela Susep.
A partir do lançamento, o usuário final
pode, a qualquer momento, editar de maneira simples quais são os dados
compartilhados com as seguradoras, trazendo assim praticidade e transparência
na relação seguro-segurado.
Além disso, a solução da Zappts também
está 100% alinhada às novas demandas propostas na Lei Geral de Proteção de
Dados (LGPD) e no Manual de Identidade Visual desenvolvido pela SUSEP, órgão
regulador do setor de seguros.
“Largada” com o primeiro produto Open
Insurance do Brasil
Até o momento, a Zappts é a única
empresa do país a se manifestar com um produto pronto para esse tema. Qualquer
seguradora já pode verificá-lo, inclusive, solicitar o seu uso imediato.
Rafael Tiba reconhece que,
provavelmente, outras empresas possam desenvolver produtos similares nos
próximos meses, porém acredita que a Zappts possui uma equipe qualificada para
tratar do assunto: “Devemos observar outros players apresentando soluções muito
próximas a nossa, até porque somos os primeiros a lançar isso no mercado, é
natural, mas dificilmente terão todo o know-how do setor que nós temos e os
desafios do open insurance que aprendemos a como superar”, ressalta.
O produto segue, desde o princípio, as
diretrizes de usabilidade que garantem que os clientes das seguradoras tenham
uma boa experiência na plataforma, assim como as seguradoras consigam
rapidamente se adequar à legislação .
Construção e investimentos no produto
Open Insurance
A motivação da Zappts ao criar o seu
próprio produto Open Insurance foi propiciar aos clientes, uma solução prática
e de rápida implementação da legislação, de modo que eles pudessem cumprir os prazos
da regulamentação, garantindo que seus usuários tivessem a melhor experiência
digital com o compartilhamento de dados.
Rafael Tiba comenta que, por conta da
empresa ter em seu portfólio clientes do setor de seguros, e precisarem
constantemente estudar sobre os “opens” (banking, insurance, health, etc) foi
possível desenvolver o produto Open Insurance em pouco tempo.
Segundo o CEO, o desenvolvimento do
produto Open Insurance foi feito em quatro etapas:
- Estudo do tema (pesquisas
nacionais e internacionais, alinhamentos atrelados reuniões com a SUSEP
para desenvolver o produto mais adequado;
- Mapeamento da jornada do usuário
no sistema “open”;
- Desenho da solução da
experiência do usuário;
- Desenvolvimento e testes do
produto, feito em apenas dois meses.
Fases do Open Insurance
I - Open Data
A primeira fase, que teve início em 15
de dezembro de 2021 e se estende até 30 de junho de 2022, inicia o
compartilhamento de dados públicos das seguradoras, como canais de atendimento
e produtos disponíveis para seus clientes.
II - Compartilhamento de dados pessoais
A segunda fase, que tem início em
setembro deste ano e vai até junho de 2023, consiste no compartilhamento de
dados pessoais por parte dos clientes, como: cadastro de usuários, movimentação
dos clientes em relação ao produto e os registros de dispositivos
eletrônicos.
III - Serviços
Por fim, a terceira fase que terá início
em dezembro de 2022 e será finalizada em junho de 2023, tornará efetivados os
serviços do Open Insurance, como acesso às modificações necessárias, resgate,
portabilidade, aviso de sinistro, entre outros.
Sobre a Zappts
Há 7 anos no mercado, a Zappts realiza a aceleração digital de grandes marcas como a Porto Seguro, Getnet, BTG Pactual, Cateno, Ambev, Multilaser, Ultragaz, C&A e Burguer King, entre outras. Com foco no desenvolvimento de software, especialmente em Front-end, UX Design, Quality Assurance e Gestão de Ambientes Cloud atua no planejamento, gestão e operação de serviços de desenvolvimento de soluções digitais corporativas, gestão de ambientes e transferência de conhecimento por meio da tecnologia da informação. Referência na criação de experiências digitais para os usuários, além de desenvolver soluções inovadoras e rápidas, a empresa atua em modelo 100% remoto, com equipes distribuídas em mais de 18 estados do Brasil. Saiba mais em: https://www.zappts.com.br/
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