5 tendências do mercado de seguros para o 2° semestre de 2022
Apesar da constante evolução do setor nos
últimos anos, seguradoras buscam maneiras de potencializar novas formas de
atrair clientes
O termo “seguro” possui
diversas variações na língua portuguesa, como garantido, abrigado ou protegido,
que são sinônimos do mesmo conceito. Nos últimos anos, o mercado de seguros no
Brasil avançou de maneira significativa, tanto na movimentação financeira, como
na digitalização dos processos, mas ainda assim, algumas práticas podem
potencializar ainda mais o setor.
Em 2021, o mercado de
seguros movimentou cerca de R$306,4 bilhões, uma alta de 11,9% na comparação
com 2020, segundo pesquisa realizada pela CNseg (Confederação Nacional das
Seguradoras). Mesmo com a tendência positiva, as seguradoras ainda buscam
maneiras de potencializar estes resultados.
“O setor de seguros é um
mercado que ainda tem muito a ser explorado, a chegada do Open Insurance ao
país aliado com as tendências que temos para o restante de 2022, como a
digitalização dos processos e a inclusão dos jovens tende a aumentar ainda mais
a procura e movimentação neste mercado”, explica Iza Thereza, especialista de
Open Insurance da Zappts.
Abaixo, confira cinco
tendências do mercado de seguros para o 2° semestre de 2022:
· Open Insurance
O avanço do Open Insurance
promete transformar o mercado de seguros no Brasil. Dividido em três fases, o
setor já começou a se adequar às mudanças presentes e futuras, sendo a
principal mudança, o novo Sistema de Seguros Aberto, que permite aos
consumidores a possibilidade de compartilharem suas informações com diferentes
empresas autorizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
Acompanhando este movimento
de atualização das empresas, a Zappts, empresa de tecnologia que desenvolve
soluções digitais para grandes marcas, anunciou recentemente a primeira solução
Open Insurance do Brasil, para que as seguradoras possam se adaptar ao processo
de transição exigido pela nova regulamentação, de forma rápida e segura, e
estejam prontas para atender os seus clientes dentro do prazo estabelecido pela
SUSEP.
No fim de agosto, a empresa
realiza o evento “Desafios e oportunidades do Open Insurance no Brasil”, que
contará com a presença de especialistas da Zappts e convidados para debater o
futuro do setor a partir do avanço de fases. Para mais informações,
acesse: https://cutt.ly/8ZhNuMz
· Seguradoras devem investir cada vez mais em tecnologia
Desde 2020, com a chegada da
pandemia ao país, os processos de digitalização foram impulsionados com a
necessidade de se migrar ferramentas essenciais para o mundo digital. O que era
tendência, no período pré-pandemia, passou a se tornar uma necessidade para
marcas de diversos segmentos.
A digitalização presente no
mercado de seguros se mantém acelerada e é um dos caminhos para captar mais
interessados, além de contribuir para o contínuo crescimento do setor. Segundo
o relatório da consultoria especializada em tecnologia e negócios NTT DATA, os
investimentos globais em insurtechs, startups do setor de seguros, atingiram
US$10,1 bilhões em 2021, valor 38% maior em relação a 2020.
· Jovens estão mais interessados em contratar um seguro
Um movimento que era pouco
usual em anos anteriores, começou a ganhar cada vez mais força nos últimos dois
anos. Os jovens passaram a ter mais atenção com a necessidade de ter proteções
individuais, por meio das seguradoras. Uma pesquisa da empresa de seguros
Lojacorr, indica um crescimento de jovens contratando este tipo de
serviço. A faixa etária que mais procurou o mercado de seguros foi a de 19 a 24
anos, onde o crescimento apresentado foi de 112,98%, no período de janeiro a
junho deste ano, em comparação com o mesmo intervalo de tempo em 2021.
· Mercado de seguros deve ir além das proteções tradicionais
O mercado de seguros há anos
propõe formas tradicionais de proteção, como seguro de vida, seguro de casas e
automóveis, além de acidentes. Uma maneira de chegar a novos clientes é
praticar a inovação destes sistemas usuais. Muitas famílias optaram por, nos
últimos dois anos, cortarem gastos com diversos tipos de proteção individual ou
coletiva, pela necessidade de manter as contas equilibradas.
Por isso, o setor deve
pensar em novas estratégias que se aliem ao processo de digitalização para a
construção de novos modelos que se adequem à nova realidade destes clientes, e
assim manter a alta que o mercado de seguros vem apresentando nos últimos
tempos.
· Seguro para pets
A pandemia também alterou de
modo significativo a vida de diversos brasileiros na relação com os animais
domésticos. Segundo estudo do Radar Pet 2021, cerca de 30% dos animais
domésticos presentes nos lares brasileiros foram adotados durante este período,
impactando no aumento do zelo quanto aos pets, que muitas vezes são tratados
como membros da família.
Assim, cada vez mais tutores
têm buscado assistências de proteção para os pets, para que possam ter
serviços como: vacinação, atendimento e transporte emergencial, hospedagem e
até funeral.
Sobre a
Zappts
Há 7 anos no mercado, a Zappts realiza a aceleração digital de grandes marcas como a Porto Seguro, Getnet, BTG Pactual, Cateno, Ambev, Multilaser, Ultragaz, C&A e Burguer King, entre outras. Com foco no desenvolvimento de software, especialmente em Front-end, UX Design, Quality Assurance e Gestão de Ambientes Cloud atua no planejamento, gestão e operação de serviços de desenvolvimento de soluções digitais corporativas, gestão de ambientes e transferência de conhecimento por meio da tecnologia da informação. Referência na criação de experiências digitais para os usuários, além de desenvolver soluções inovadoras e rápidas, a empresa atua em modelo 100% remoto, com equipes distribuídas em mais de 18 estados do Brasil. Saiba mais em: https://www.zappts.com.br/
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