A importância do Google Meu Negócio para empresas físicas
O uso da internet aplicada ao mundo corporativo se tornou uma tendência a nível mundial, aliás, recursos como o Google Meu Negócio permitem a conexão entre o ambiente digital e o ambiente físico.
Com a virada de chave, muitas empresas começaram a atuar fortemente no marketing digital, que consiste em ações feitas com a finalidade de atrair o engajamento de clientes em potencial e consumidores.
Para uma loja virtual que realiza a venda de produtos para a decoração do lar, como persianas rolo, dispor da internet é crucial para alavancar as taxas de conversão. Isso porque o alcance na web é potencializado com a velocidade na troca de informação.
O cenário sanitário mundial surtiu muitos efeitos, tornando nítido para as empresas que a integração com o mundo virtual era uma necessidade.
Atualmente, é possível notar negócios que surgiram a partir da internet, no entanto, muitas empresas ainda têm o espaço presencial e sentem dificuldade de aumentar as vendas de forma inteiramente orgânica.
As soluções fornecidas pelo Google são essenciais para ajudar as empresas, independente de seu porte e linha de atuação. Na prática, são vistas técnicas que ajudam tanto multinacionais quanto prestadores de orientações psicológicas, por exemplo.
Mas, para que as soluções façam sentido, é indispensável a segmentação em conformidade com as métricas internas. Por fim, a construção de um perfil no Google Meu Negócio pode auxiliar as marcas a fazerem a integração dos ambientes.
Conheça o impacto do Google
O Google LLC é uma empresa de tecnologia americana que vem revolucionando as soluções empresariais de forma dinâmica. Dentre as facilidades presente no conglomerado, podem ser destacadas:
Gestão documental;
Soluções em nuvem;
Publicidade;
Gestão de negócios online.
Essas são as principais frentes de atuação vistas no Google e que podem ajudar as empresas a agregar o mundo tecnológico com o intuito de alavancar os resultados operacionais, comerciais e financeiros.
De acordo com uma empresa que oferece o serviço de segurança eletrônica, o uso do Google e suas respectivas soluções foi benéfico porque ajudou a otimizar o fluxo de trabalho das equipes.
Ao dispor a automação de processos, as equipes passam a ter maior tempo para propor meios analíticos de chegar a um denominador comum, ou seja, o operacional é realizado com maior efetividade.
Para um melhor entendimento sobre os impactos do Google, deve-se notar a relevância que a ferramenta possui na vida dos usuários.
A empresa possui plataformas disponíveis tanto para celular quanto para computadores que ajudam em etapas simples do dia a dia, como busca por termos e por fornecedores de serviços terceirizados de recepcionistas.
As projeções para o futuro são de que as empresas passem a adotar a tendência da automação processual, já que a tecnologia é benéfica aos negócios.
Saiba o que é o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio pode ser compreendido como uma vitrine online para as empresas, o objetivo é ajudar os consumidores a conhecerem empresas mais próximas.
Para uma analogia, deve-se observar a funcionalidade dos cartões de visita para as empresas, cuja finalidade é apresentar os serviços e produtos ofertados ao público-alvo.
Entretanto, não necessariamente as apresentações precisam ser feitas de maneira presencial, já que o ato de panfletagem no geral vai de encontro com a agenda defendida nos dias atuais, que prevê a sustentabilidade.
Em conformidade, as empresas perceberam que na internet os retornos são obtidos em maior velocidade e as ações atingem um número maior de pessoas.
Por isso, a plataforma Google Meu Negócio passou a ser usada tanto por pequenos negócios que realizam pendrives personalizados, quanto por grandes empresas.
Visibilidade
A visibilidade na internet é algo fundamental, apesar do dinamismo encontrado no ambiente virtual, muitas empresas relatam a dificuldade em lidar com a disputa por notoriedade.
Os resultados de exibição são feitos pelos algoritmos, um sistema de inteligência artificial que realiza uma análise levando em conta parâmetros como engajamento, número de acessos e sinergia com o público.
Para que uma empresa que oferece os serviços de sublimação de camisetas, não somente a inclusão do marketing digital no plano de ação foi necessária, como também a abertura de um perfil no Google Meu Negócio.
Ao inserir informações relevantes ao “cartão de visita online”, as marcas conseguem tornar o negócio mais atrativo, agregando vantagens competitivas e comparativas.
Interação
O sucesso do cliente é algo essencial para o fechamento de negócios, no entanto, poucas pessoas sabem como verdadeiramente desenvolver a satisfação de clientes através da internet.
Para uma melhor compreensão, é possível considerar que o sucesso do cliente analisa toda a vivência obtida por um comprador em potencial. Isso considerando desde o contato inicial até o pós-venda.
Ao analisar o fluxo de trabalho das equipes, nota-se que muitas pessoas sentem dificuldade em conciliar todas as tarefas, já que com o aumento da demanda e as movimentações no mercado vem exigindo um número maior de atividades laborais.
O Google Meu Negócio é o recurso que permite a automação no desenvolvimento do sucesso com o cliente, dando mais dinamismo para as equipes e com um papel semelhante aos dos panfletos, mas em outro canal de comunicação.
O grande diferencial neste sentido, é que a funcionalidade é otimizada com o apoio da inteligência artificial, aumentando as oportunidades de resultados positivos.
Análise de indicadores
O processo de análise de indicadores é crucial em todo e qualquer plano de ação estratégico, mas a depender das ferramentas utilizadas, o levantamento e observação dos dados não é simples.
Quem atua com os meios físicos, pode sentir dificuldade no gerenciamento de informações, tornando difícil o processo de análise e captação. Além disso, é preciso considerar que nem sempre há tempo hábil para isso.
As tendências de automação processuais são cruciais para ajudar as equipes neste sentido. Em continuidade, o Google Meu Negócio viabiliza o mapeamento rápido de informações.
A quebra da quarta parede
O mundo dos negócios vem sendo otimizado ao longo dos anos, e uma das principais grandes mudanças vistas foi a Revolução Industrial.
A Revolução Industrial foi um marco, processo que deu início para a automação processual, ainda que de forma simplificada de acordo com as condições do período. Porém, desde então, a tendência é aumentar o uso da tecnologia.
Determinados segmentos não têm a opção de fazer a completa virada de chave, isto é, abrir mão dos espaços físicos e contar somente com o ambiente virtual. Ainda assim, tal fato não exclui a necessidade da conexão entre os diferentes canais.
Vislumbrando um melhor entendimento, deve-se relacionar a quebra da quarta parede, acontecimento comum no cinema, onde há a integração do mundo virtual com o mundo real.
Contextualizando com os negócios, a quebra da quarta parede também pode ser entendida como a diversificação dos canais de comunicação, conferindo o alinhamento entre os meios físicos e digitais para melhores resultados na venda de móvel sob medida.
A ação é recomendada porque possibilita às empresas atingirem posição relevante nos negócios, diversificar mercados e contar com novas oportunidades de fechamento.
Criando um perfil do zero
Apesar de o Google ser uma empresa popular, assim como são as suas ferramentas, não necessariamente todas as pessoas têm o entendimento claro de como utilizá-las de maneira adequada.
Como uma forma de tornar o conhecimento democratizado, indo ao encontro do apelo feito pelos especialistas em tecnologia, será detalhado um passo a passo de como criar um perfil no Google Meu Negócio.
1. Cadastro e configurações
A primeira coisa a ser feita é realizar o cadastro de uma conta Google. A indicação é que seja direcionada uma conta exclusivamente para lidar com questões dos negócios, propondo a separação do âmbito pessoal e profissional.
Depois de criada a conta, é momento de preencher as informações do negócio, incluindo dados como horário de funcionamento, país, código postal, telefone para contato e demais informações que ajudem os compradores em potencial.
Cabe enfatizar que quanto mais informações relevantes forem escritas, maior será a transparência de informação com o público, tornando a empresa mais fácil de ser achada.
2. Gerencie a conta
Depois de criar a primeira parte do perfil, é momento de enriquecer a conta no Google Meu Negócio. A plataforma permite que os usuários façam questionamentos e criem caixas de diálogo entre si.
Mas, para a construção de uma boa imagem, isto é, garantir visibilidade positiva, é importante que as empresas interajam com o público, visando a satisfação dos clientes.
Considerações finais
A tecnologia revolucionou o mundo corporativo, tal fato pode ser observado desde a Revolução Industrial e tem sido acrescentado nos dias atuais.
Por fim, é correto dizer que o Google Meu Negócio é a plataforma que possibilita a integração dos meios de comunicação, sendo fundamental para empresas que desejam usufruir dos benefícios do marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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