Descubra a diferença entre logo, logotipo e logomarca
A grande maioria das pessoas não sabe qual é a diferença que existe entre logo, logotipo ou logomarca, muito menos em qual situação cada um deles deve ser usado.
Tanto para o cliente quanto para designers, publicitários e profissionais de marketing é necessário entender o significado, mesmo porque todos precisam falar a mesma linguagem, para evitar mal entendidos e insatisfações.
O que significa logo?
O termo logo vem do grego “logos” e significa: palavra, tratado, ciência, estudo, que estuda, que trata. Porém, alguns filósofos da Grécia deram sentido mais amplo à essa palavra.
Foi o caso de Heráclito, que definiu o termo como razão, capacidade de raciocínio individual mas, segundo Sócrates, o termo significa: conversa, palavra, significado.
Hoje, logo é conhecido no meio publicitário como conceito, ou seja, ele é um elemento do design gráfico que reconhece a marca de camisetas listradas, incluindo o nome e o símbolo representando, nesse exemplo, o produto.
Logotipo: o que é na verdade?
De acordo com alguns estudiosos, a palavra logotipo tem duas definições, abreviações ou um grupo de palavras unidas em um bloco que facilita a composição tipográfica, como a representação gráfica e comercial de uma marca, instituição ou organização.
O logotipo é o que a pessoa reconhece da marca. Por exemplo, quando alguém vai a uma rede de farmácia e quer encontrar um remédio de uma marca específica, ele procura pelo logotipo da empresa que fabrica o medicamento.
Isso também acontece quando um indivíduo quer comprar um serviço e não um produto específico.
Um exemplo é reconhecer os carros dos funcionários que instalam antenas parabólicas que, de longe, podem ser identificados a qual empresa pertence, dando maior confiança na instalação das mesmas.
Antes das marcas de serviços de envelopamentos náuticos existirem as pessoas compravam apenas produtos e serviços, e não a concorrência das marcas que ofereciam esses mesmos serviços. Diferente do que ocorre atualmente.
Dentre os diferentes tipos de logotipos encontrados, são destacados três: os Tipográficos onde são encontradas apenas as letras; os Simbólicos, onde junto com o nome da marca há um símbolo e os Integrados: unindo os tipográficos e simbólicos.
Logomarca: ela existe?
A palavra logomarca é um termo redundante. Isso porque se a palavra “logo” quer dizer “conceito” ou “significado”, e a palavra “marca” é traduzida como “significado”, então logomarca é o “significado do significado”, totalmente inapropriado.
É como se a pessoa falasse “vou subir lá em cima”. Oras, se alguém vai subir, só pode ser para cima. E sim, ela existe, mas como falado, o termo é totalmente redundante, porque fala duas vezes a mesma coisa.
Retornando ao logo, ele é uma imagem, texto ou formas, ou uma mescla dos três utilizados para descrever o nome e o propósito de uma empresa de locação de salas coworking.
Um logotipo pode e deve conter mais que um símbolo para identificação. E, se bem projetado, acaba contando a história de uma empresa, pois quando transmite a sua mensagem, estabelece um vínculo emocional com o público-alvo.
Possuir um logotipo é importante, pelas seguintes razões:
Ele convida os clientes a interagir com a marca;
Ajuda a empresa a criar uma identidade de marca;
Por meio dele as pessoas podem lembrar da empresa;
Distingue a empresa dos concorrentes;
Nutre a fidelidade dos clientes à marca.
Criar um logotipo para um negócio de almofadas sob encomenda é prioritário, para que os clientes sejam convidados a interagir com o produto, distinguindo a empresa que realiza a comercialização dos concorrentes do mesmo segmento.
Quais são os componentes de um logotipo?
A grande parte dos logotipos é formada da combinação dos seguintes elementos, como:
Cor
As cores são responsáveis pela comunicação da mensagem e dizem aos clientes se ela é séria ou não, inovadora ou proveitosa, moderna ou intemporal e instável e a paleta de cores utilizada pode ser formada de uma única cor ou de várias.
As cores devem ser escolhidas com sabedoria, porque depois irão representar outros materiais que compõem a marca de plotagem de frota, por exemplo.
Tipografia
Basicamente, é conhecida como fonte, que inclui as letras vistas em um logotipo e ele pode ser criado com apenas um tipo de letra, organizadas em algum tipo de design, como um monograma ou com o nome completo de uma empresa.
Imagem
Uma imagem pode variar desde um desenho mais simples até uma representação detalhada de um gato abstrato, por exemplo.
Pode ser um ícone ou um símbolo, que represente algo que a empresa vende ou um valor que ela apoia.
Slogan
O slogan é via de regra composto por uma frase ou expressão, para prender a audiência, ou esclarecer o que a clínica de veterinários faz.
Os logotipos não precisam ser acompanhados de um slogan, mas o slogan precisa ser considerado para saber se a imagem de logotipo sozinha é uma interpretação abstrata do conceito de Harmonia.
Para que um logotipo se destaque, vai depender da empresa, do público-alvo e da mensagem a ser veiculada, e a sua eficácia pode ser subjetiva e variável dentro do mercado atuante.
Porém, existem quatro objetivos gerais quando um logotipo é criado:
Precisa ser apropriado para o público;
Deve ser fácil de ler;
Deve ser distinto;
Deve ser escalável.
Os melhores logotipos são aqueles nos quais o público-alvo se identifica, pois eles representam não apenas a empresa, mas também as pessoas com quem se pretende a comunicação.
Por exemplo, não se deve usar cores escuras e depressivas para representar as escolas de danças. Afinal, dançar representa algo alegre e se forem usadas cores mais alegres, essas escolas serão representadas de uma maneira mais viva.
Importante salientar que se o público-alvo for forçado a decifrar o significado do logotipo, ele tende a desaparecer rapidamente. Portanto, certifique-se de que o logotipo será facilmente entendido com uma simples olhada.
É sempre bom lembrar que o objetivo de um logotipo é diferenciar a marca dos demais concorrentes.
Sendo assim, ele deve ser distinto, no sentido de estar sempre presente na mente dos clientes, para que a marca passe a ser única no mercado, levando os clientes a uma lealdade constante.
Quanto a escalabilidade, o logotipo precisa ser colocado em destaque em vários canais de comunicação e em tamanhos variados. É por essa razão que os melhores logotipos precisam ser versáteis.
Sendo assim, aqueles que facilmente se adequam a qualquer necessidade de promoção da marca.
Como criar um logo?
Na verdade não existe uma receita pronta para se criar um logotipo, pois cada designer tem um método de trabalho.
Porém, as seguintes recomendações listadas facilitam a elaboração de um:
Seja simples;
Realize um boa pesquisa no mercado;
Pesquise os logotipos dos concorrentes;
Saiba quais são as tendências dos designs.
Assim como, é importante que conheça a persona, pense no conceito do logotipo, e faça um primeiro esboço do logotipo.
Como escolher a cor e a tipografia do logo?
As cores mais comuns de logo são o vermelho, amarelo, azul, verde, laranja e violeta. Abaixo alguns exemplos de escolhas para essas cores, nem todas serão citadas, mas podem dar inspiração para a criação do logo:
O vermelho deve ser escolhido para representar a grandeza e a força de uma marca. É preciso cautela no uso dessa cor, porque ela pode desencadear fortes associações na mente dos clientes, desde amor e paixão até medo e agressão.
Se a intenção é empurrar os clientes para uma ação decisiva com relação a escolha da marca, então o vermelho é a melhor opção.
O amarelo é uma cor que provoca fortes emoções positivas, mas pode ser um pouco cansativa. O amarelo gera vibrações festivas e não leva o cliente a percepções agressivas ou apaixonadas.
Portanto, se a marca quer comunicar alegria, essa cor ensolarada deve ser usada no logotipo.
O azul, claro ou escuro, são consideradas “cores frias”, pois acalmam e tranquilizam, ajudando a manter o foco no trabalho, por exemplo.
O azul não costuma estimular os clientes, mas transmite segurança e quando utilizado consegue mantê-los por um bom tempo.
Resumindo, as cores utilizadas nos logotipos estão diretamente ligadas ao tipo de mensagem que será fornecida para os clientes. Portanto, cada empresa é que vai decidir quais delas são adequadas para esse propósito.
Quanto a escolha da tipografia, a melhor forma de aplicá-las nos logotipos é utilizar uma fonte limpa, que seja mais fácil de ser adotada em diferentes produtos.
É recomendável identificar quais fontes os concorrentes estão usando e também escolher uma que possa refletir a identidade da marca.
Não é recomendável usar muitos tipos de fontes e as fontes ditadas pela moda. O excesso de fontes de diferentes tipos torna o logotipo confuso e isso provavelmente vai afastar o cliente.
Considerações finais
Criar um logotipo é bem complexo, porém, ele vai representar uma marca, produto ou serviço, destacando-os dos demais, dentro do mercado, fazendo com que a empresa consiga atrair o público-alvo, por meio da confiança e da mensagem transmitida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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