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A importância do Inbound Marketing para indústria


Muitas pessoas enxergam as empresas do ramo industrial como as fábricas que são mostradas na escola ao tratar da revolução industrial, quando, na realidade, as indústrias hoje agregam o auge da produção e da tecnologia, inclusive com inbound marketing.

A indústria, em especial a mais complexa, pode e deve investir em propostas disruptivas de estratégias de marketing para gerar os seus resultados e dar a capacidade de escoamento da sua produção pelo valor mais alto possível.

A estratégia de inbound marketing cai como uma luva para grande parte dessas propostas uma vez que seu principal potencial está na capacidade de atrair visitantes, converter clientes e até fidelizar parte desse público.

Essa estratégia atua sem que seja necessário que uma indústria de pia inox sob medida tenha que buscar leads, ou seja, clientes qualificados, no mercado e sim fazer com que o seu trabalho seja encontrado por essa audiência provavelmente compradora.

É importante entender que o inbound marketing, por mais que não seja uma novidade, nasceu junto com outros conceitos do marketing digital e disputam espaço com o modelo mais tradicional e até analógico que essas indústrias atuavam até então no seu marketing.

A adesão de indústrias para as estratégias mais atuais de marketing é apenas mais um dos reflexos da transformação digital dentro do cenário do mercado industrial. 

Esse efeito serviu a uma demanda fundamental do setor, aumentar a visibilidade da marca e aumentar as vendas.

Para esse efeito, as indústrias tiveram que apresentar uma identidade, muitas vezes, relacionada à tradição das marcas no setor ou o potencial de inovação da sua empresa e do seu processo de produção.

O inbound marketing se posiciona como uma solução para essa demanda do mercado. Dentro dessa estratégia, a empresa oferece uma proposta de valor inicial para atrair a empresa e demonstrar seu trabalho para, assim, iniciar o contato.

Inbound marketing e outbound marketing

O inbound marketing assumiu a dianteira no mundo do marketing direcionado para as indústrias por vários motivos, deixando para trás o modelo de marketing tradicional comumente utilizado até então.

Em especial as empresas do ramo de squeezes personalizados, que atuam com clientes que compram em volumes maiores, precisam de um processo de comunicação direto com as empresas parceiras e compradoras, esse primeiro contato pode ser feito pelo inbound.

O inbound marketing foi implantado em muitas empresas atuando no mercado industrial, após elas abandonarem ou diminuírem seu investimento em outbound marketing, um termo mais técnico para o marketing tradicional.

Para entender essa mudança, é preciso entender as diferenças entre essas duas modalidades de marketing e como cada uma impacta na visibilidade e nas vendas de uma indústria de uniformes industriais.

O inbound marketing é uma estratégia que visa utilizar as ferramentas disponíveis nos meios digitais para que o cliente seja o centro das ações e atenções. Em paralelo ao inbound marketing também ocorre a aplicação do marketing de atração e o de conteúdo.

Uma das grandes diferenças dos mecanismos de inbound marketing em relação aos pontos de marketing tradicionais está no momento em que a empresa tem seu primeiro contato com o público-alvo.

Ao invés de ir direto a um discurso de venda através de um anúncio em televisão, rádio, jornal ou até em outdoors, as empresas criam um motivo para as pessoas interagirem de forma gratuita em troca de dados.

Textos em blog, newsletters, guias, manuais, podcasts e documentos prontos podem ser oferecidos para que o cliente tenha um primeiro contato agradável com a marca, reconhecendo a autoridade e a credibilidade da empresa em seu nicho de atuação.

Essas duas estratégias podem inclusive operar em conjunto, em especial nos casos de empresas do ramo industrial de persianas verticais que dependem de um planejamento de marketing mais completo e abrangente.

Importância de atrair e converter clientes

Ao falar nas ferramentas atuais que performam melhor no objetivo de atrair visitantes para os seus canais de contato, converter esse público em comprador e fidelizar esses clientes é impossível não citar o inbound marketing como referência.

O inbound marketing é construído com base nesses objetivos, e seu nível de sucesso acima das demais estratégias está relacionado a sua capacidade de focar no cliente e atender às suas demandas com respostas direcionadas e coleta completa de informações.

Dois conceitos ajudam os gestores de marketing de uma indústria de materiais para os serviços de recepcionista a entender a potência do inbound marketing para atrair, persuadir e concluir as vendas com seus clientes.

O funil de vendas é um mecanismo utilizado para definir o grau de interação de uma empresa com os seus clientes. A partir do momento que ocorre a primeira interação tem a entrada do visitante no topo do funil e a outra ponta do funil são as vendas finalizadas.

Conforme o cliente interage e vai sendo convencido pela empresa a realizar uma compra, ele avança no funil, mas nem sempre isso ocorre, o visitante acaba por desistir, mesmo esse cliente gera informações que podem servir para analisar todo o processo no futuro.

A indústria, geralmente, tem dentro do seu leque de clientes outras empresas, por causa desse mercado B2B, business-to-business, ou seja, comércio de negócio para negócio, o desejo não é uma questão, diminuindo a chance de compras por impulso.

Nas negociações e discursos de vendas, as empresas analisam mais as oportunidades e demandam mais informações antes de finalizar a compra, sendo assim, o inbound marketing é extremamente eficiente em nutrir esse público e gerar mais conversões.

Como aplicar o inbound marketing em indústrias

Conhecendo os benefícios do inbound marketing para uma indústria especializada em refletores para quadras, resta entender como aplicar essa dinâmica na sua própria empresa do setor industrial.

Para que a estratégia de inbound marketing opere com sucesso a favor de uma indústria é preciso seguir alguns passos, como:

  • A criação de uma proposta de valor atrativa;

  • A interação adequada e otimizada com o visitante;

  • A nutrição desse visitante com base nas suas demandas;

  • A segmentação do seu conteúdo e da sua comunicação;

  • A inserção do discurso de venda no momento correto.

Uma forma que é possível ver o inbound marketing operando para uma marca especializada em produtos de vendas de manipuladores telescópicos é através de um blog especializado, uma maneira de apresentar sua rotina e a transformação do trabalho.

A ideia principal do marketing a partir das estratégias inbound, marketing de conteúdo ou marketing de atração é atrasar o discurso de venda e iniciar o contato com uma apresentação, uma interação e uma conexão de confiança e credibilidade.

Essas características de comunicação são essenciais no mundo da indústria e podem ser estimuladas de várias formas diferentes, o mais importante é que a empresa consiga demonstrar experiência e qualidade dentro da sua oferta de valor inicial.

Quando um determinado cliente, que até fechar a conversão de venda pode ser chamado de visitante ou do prospect, já conhece mais sobre uma indústria, seu trabalho, seu nível de qualidade e estrutura, é mais provável que ele compre com segurança.

É preciso ter em mente também que uma proposta de valor atrativa pode reunir prospects interessados apenas nela, nesse caso, é possível coletar as informações desse público e realizar uma nutrição desses leads para garantir uma venda futura.

Considerações finais

O inbound marketing nasceu junto com o marketing digital como uma ferramenta capaz de gerar atração e conversões de vendas para empresas de produtos e serviços relacionados ao consumidor final como serviços de instalação de telhados.

Contudo, algumas adaptações necessárias transformaram o marketing de conteúdo em uma ferramenta muito valiosa para empresas que negociam com outras empresas, como as indústrias.

Esse sucesso ocorre porque no setor industrial as compras não ocorrem por impulso e os compradores estão sempre ativamente buscando novas soluções para otimizar a gestão, a organização e o custo benefício da sua operação.

Sendo assim, as ferramentas oferecidas pelo inbound marketing permitem que as empresas criem uma peça de atração e um caminho para se conectar com outros parceiros e conforme essa comunicação se aprofunda, uma proposta de venda é oferecida.

Como o ramo industrial depende de um fluxo de compra e venda, o inbound marketing também se mostra eficiente por que ele é uma excelente ferramenta de fidelização, fazendo com que o comprador se torne recorrente em certo período de tempo.

O inbound marketing, para ser validado na prática do dia a dia de uma indústria, deve ser feito com o foco no cliente, quem é o público e quais demandas que podem ser atendidas pelo produto final.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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