A relação entre estratégia de produto e estratégia de negócio
*Por
Pedro Signorelli
Um erro comum de quem está constituindo
uma startup é focar simplesmente na estratégia de produto e esquecer a
estratégia do negócio. Uma não vai funcionar sem a outra. Afinal, você pode ter
uma ótima ideia de produto, mas se não for capaz de desenvolver uma boa
estratégia de negócio, seu produto não vai para frente. Da mesma maneira, uma
estratégia de negócio não vai ter sucesso, se não tiver uma boa estratégia de
produto.
Esclarecendo de forma simples, um e
outro, a estratégia de produto aborda os objetivos que a empresa têm para o
produto e as ações necessárias para atingi-los. Já a estratégia de negócio é
mais ampla e consiste em estabelecer quais as principais metas a serem
alcançadas em um determinado período de tempo, e os meios pelos quais serão
atingidas: mercados, segmentos, canais a serem explorados, estratégia de
Marketing, etc.
No início do desenvolvimento de uma
ideia, antes mesmo de virar um produto, talvez elas se confundam muito, mas,
rapidamente deve-se perceber que a estratégia de produto faz parte da
estratégia de negócio, ou pode ser uma das formas de você entregar os seus
objetivos de longo prazo. Porém, a problemática que se propõe é a seguinte: um
produto sozinho não vai “fazer verão”. Você precisa de outros elementos
funcionando bem e em conjunto com a estratégia de produto para ter sucesso nos
negócios.
Pensando no seu produto, um dos
primeiros passos dentro da estratégia é validá-lo no mercado, porque isso vai
permitir que você descubra se desperta ou não o interesse ou a necessidade do
público. Inclusive, você precisa saber quem são as pessoas que querem o seu
produto e se estão dispostas a pagar por ele. Algumas vezes, você vai precisar
do dinheiro de alguém para isso, um investidor, que só vai embarcar na ideia se
acreditar de verdade na sua proposta.
De qualquer forma, seja para um ou para
outro, há muitas incertezas no percurso que separam as ideias de partida e o
objetivo a ser alcançado. Para obter sucesso trabalhando nas duas estratégias,
os OKRs - Objectives and Key Results - Objetivos e Resultados Chave -, são um
excelente caminho, pois lhe ajudarão a definir claramente o objetivo a ser
alcançado.
Os OKRs são uma ferramenta moderna de
gestão, que lidam com ciclos curtos e assim permitem ajustes constantes nos
rumos da empresa, o que é o modelo ideal para quem precisa construir boas
estratégias, tanto de produto como de negócio. Por isso, à medida que você
passa a entender os elementos citados acima, vai ajustando a execução da sua
estratégia de produto para entregar sua estratégia de negócio.
O uso dessa ferramenta estabelece
claramente quais são os objetivos e os resultados a serem alcançados. Essa
parte exige dedicação, pois quanto maior o envolvimento de todos,
melhores os resultados serão. Feito isso, tendo apontado o que se quer
conquistar, os caminhos para se chegar a esse objetivo e a responsabilidade de
cada um dos envolvidos, o engajamento fica mais evidente. Principalmente
em tempos de turbulência como o que estamos vivendo, teremos capacidade de
fazer ajustes no plano de execução, do famoso roadmap do produto, à medida que
fomos compreendendo melhor nosso produto, nosso público, nosso mercado.
*Pedro Signorelli tem 20 anos de experiência no mercado corporativo, tornou-se especialista na implementação do método OKR. Em 2019, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão. Até o momento, desenvolveu mais de 60 projetos para empresas do Brasil e do exterior. Mais informações acesse o site.
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