Últimas

ABFintechs realiza imersão para startups que querem abrir as portas para o mercado europeu

A Missão Portugal proporcionou conexões com entidades públicas e privadas portuguesas com a missão de potencializar a visibilidade, networking e criação de negócios

No mês de junho, aconteceu em Lisboa a Missão Portugal 22 | ABFintechs, que foi realizada pela Associação Brasileira de Fintechs, em parceria com a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, a consultoria Atlantic Hub e o veículo português de funding para startups No Gap Ventures. A missão teve o objetivo de conectar empreendedores e investidores ao ecossistema de inovação lusitano para promover networking, desenvolvimento e oportunidades de negócios, visitas técnicas, curadorias e happy hours para interações mais descontraídas.

Além dos  ciclos de palestras e atividades, os participantes foram convidados  a conhecer casos de sucesso de empresas que já realizaram o processo de internacionalização no país, assim como os principais desafios e processos regulatórios que foram enfrentados durante suas trajetórias. Entre os especialistas, estavam representantes da COREAngels Atlantic, Fintech House, Portugal Fintech, Bynd Venture Capital, Lobo Vasques Advogados, BlockChain Academy e da própria ABFintechs. 

“Portugal é uma excelente porta de entrada para empresas brasileiras viabilizarem seus modelos de negócio dentro das regulações presentes na União Europeia. Um dos propósitos da associação é promover conexões entre os agentes do mercado, incentivando trocas assertivas entre empreendedores, investidores, fundos e programas públicos”, pontua Diego Perez, presidente da ABFintechs.

Atualmente, Portugal é considerado o sétimo país mais atrativo para investimento estrangeiro direto e figura dentre as 20 nações com maior qualidade de infraestrutura do planeta. Por este motivo, se mostra como o destino favorável para as startups brasileiras expandirem seus negócios. “Além da semelhança do idioma, o país oferece políticas de incentivos financeiros e fiscais para novos produtos, serviços e processos de inovação, o que estreita a relação das empresas brasileiras para o mercado europeu por meio de players como Atlantic Station, AFIP, Fintech House, Blockchain Academy, Core Angels, entre outros”, finaliza o presidente.

Sobre a ABFintechs
A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), fundada em 2016 por empreendedores de quatro fintechs, possui cerca de 400 associadas e tem como missão garantir que o maior número possível de Fintechs se tornem realidade como negócio, além de fazer do Brasil uma referência em inovação no setor financeiro, passando a ser um fornecedor para o mundo de inovação disruptiva em finanças. Com importante papel no desenvolvimento de questões regulatórias, a Associação realiza um trabalho próximo a Agências Reguladoras e Autarquias como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Ministério da Economia, dentre outras, com importantes conquistas alcançadas até o momento como a Instrução CVM 588, Resolução 4656 do BC e Sandbox regulatório. Conta com representantes no Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi indicado como órgão oficial na estrutura de governança do Open Banking no Banco Central.

Nenhum comentário