Aniversário de 7 anos: CEO da Shopper fala da importância de encantar os clientes
Para celebrar a data, a startup está com
diversas ações em andamento, como ofertas surpresas de produtos a R$ 0,01,
cashback para ser gasto na plataforma e sorteio de prêmios
A Shopper,
maior supermercado 100% online do país, completa sete anos em setembro. Para
celebrar a data, a empresa está com dezenas de ofertas até o fim de setembro. A
promoção abrangerá todas as categorias da plataforma, como alimentos, bebidas,
limpeza, higiene, pets, bebês, natureba, guloseimas, utilidades, entre outras.
A empresa decidiu promover a rodada de
promoções exclusivas em setembro para presentear os clientes pela parceria dos
últimos sete anos. A startup foi fundada, em 2015, pelos
empreendedores Bruna Vaz (28) e Fábio Rodas (29) para melhorar a
forma como as pessoas abastecem suas despensas e a produtividade/eficiência da
cadeia de distribuição no Brasil.
O CEO da Shopper, Fábio Rodas, comenta
os próximos passos da empresa. “Continuar a encantar nossos clientes e, aos
poucos, expandir a área de atuação para ajudar mais pessoas com o abastecimento
das suas casas de forma mais eficiente. No começo do ano, atendíamos 85
cidades, hoje são mais de 120, mas ainda há muita demanda em outras cidades e
estados, muita gente que quer comprar na Shopper. Então seguimos firmes na
nossa missão”, afirma.
Rodas também elenca outros pontos
importantes do negócio. “É importante ter um mix completo em termos de
categorias e marcas. O que poucos parecem valorizar é o fato de que a
experiência de compras deve ser perfeita, sem troca de produtos ou atrasos na
entrega, caso contrário o cliente não volta a comprar. Em se tratando de tantos
SKUs diferentes, parece simples, mas é muito difícil fazer bem-feito e poucos
conseguem de fato fazer. O NPS dos players do setor fica abaixo de 60, 50,
enquanto o nosso é 87, o maior do setor”, explica.
Promoções
Durante o mês de setembro, os clientes
da loja Compra
Programada (modelo de compras recorrentes) e Programada Fresh (itens
perecíveis e frescos) que adquirirem os itens elegíveis da promoção receberão
de volta parte do valor dos produtos em cashback para ser gasto na Shopper, nos
próximos meses. O cliente poderá acumular mais de R$ 700,00 em cashback e
o valor máximo que poderá ser usado é de até R$ 100,00 por mês. Para
clientes com mais de R$ 100,00 acumulados, ao término da promoção, o valor
restante será aplicado no mês subsequente, até o valor total do cashback ser
zerado.
Os clientes que adquirirem itens na
loja Compra Única poderão
aproveitar as ofertas surpresas de dezenas de produtos a R$ 0,01 ou com preços
super agressivos. Entre os itens elegíveis estão: bebidas (vinho, cerveja etc),
chocolates diversos, cafés especiais, fraldas, entre outros.
Além da ação de cashback e de produtos
surpresas vendidos a R$ 0,01, a Shopper também sorteará presentes para seus
clientes em setembro. Entre os prêmios estão: ingressos de cinema (todos os
dias), cinco máquinas de café expresso e cinco aparelhos de frigobar retrô.
A empresa informa ainda que o cashback
será válido apenas para a primeira unidade (pack/kit) comprada de cada
produto, durante o período da ação. Por exemplo: se o cliente adquirir duas
unidades de um produto que dá R$ 10,00 de cashback, receberá os R$ 10,00
referentes à primeira unidade adquirida no período da ação (as demais não
gerarão cashback, tanto àquelas adquiridas numa mesma compra ou em compras
separadas).
Formatos de compras e economia
Há sete anos, a Shopper deu início às suas
atividades na capital paulista com a oferta da Compra Programada. Atualmente,
são mais de 120 cidades atendidas no estado de São Paulo. Com esse
formato, os clientes se planejam melhor com uma lista, que fica salva na
plataforma, evitam a “dor” de ficar sem os itens, antes que terminem,
e economizam, em média, até 12% na comparação aos supermercados
tradicionais com vendas online.
Além desse formato, a Shopper lançou, no
ano passado, a Compra
Única, sem a recorrência da programada, e a Compra Programada Fresh com
a oferta de itens perecíveis, como frutas, legumes e
verduras, selecionados por um chef de cozinha para os clientes terem
sempre itens frescos e de qualidade em casa.
Logística e tecnologia
Após a confirmação do pedido do cliente,
a Shopper adquire os itens dos fabricantes e os recebe em seus centros de
distribuição, não dependendo de lojas físicas. Com isso, a empresa mantém um
estoque menor para armazenamento e tem pouca perda por prazo de validade
(lógica contrária dos supermercados tradicionais, que compram antes de vender,
ou seja, os produtos não comercializados vão para o lixo, o que aumenta o
desperdício).
Toda a tecnologia que envolve a operação
foi 100% desenvolvida dentro de casa, ao longo dos últimos sete anos. Para
aumentar a robustez do serviço, a Shopper se programa para adquirir, até o fim
deste ano, uma software
house para acelerar ainda mais o desenvolvimento dos sistemas
e otimizar tarefas como a previsão de demanda e a roteirização de
entregas.
Contratações e investidores
A Shopper tem mais de 600 mil usuários
cadastrados na sua plataforma. A operação de todo o sistema conta com 1.650
funcionários. A empresa contrata cerca de 100 pessoas por mês, ritmo que deve
ser mantido em razão do crescimento das atividades no estado de São Paulo. As
vagas estão disponíveis neste link.
A expansão dos negócios contou com
a captação, no ano passado, de R$ 290 milhões, em duas rodadas de investimentos
que tiveram a participação do GIC (Singapura), Minerva, Quartz (José Galló),
multi family office Oikos Capital, Floating Point VC (fundo de NY) e Márcio
Schettini (ex-VP do Itaú).
ESG
Para contribuir com as boas práticas
ambientais e reduzir o impacto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera,
a Shopper neutralizou 100% das emissões de CO2 da sua operação (desde a compra
e o recebimento de mercadoria, ao armazenamento nos centros de distribuição,
preparo do pedido e a entrega, que inclui também a pegada de carbono dos times
administrativo e operacional). A startup foi pioneira em promover essa mudança,
tanto no segmento online quanto offline. A operação foi conduzida pela
Biofílica Ambipar Environment, empresa brasileira de Nature-based Solutions
(NBS) ou Soluções Baseadas na Natureza, que atua na gestão, conservação e
restauração de florestas a partir da comercialização de créditos de carbono.
A ação impacta o Programa REDD+ Vale do Jari, que é financiado com recursos dos créditos de carbono. O projeto conta com uma combinação de atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo até o monitoramento de biodiversidade. As atividades desenvolvidas pelo Programa em conjunto com a Fundação Jari têm o potencial para evitar a emissão de 630 mil toneladas de CO2 por ano ao poupar o desmatamento de 61 mil hectares em um período de 30 anos. O projeto atende 15 comunidades e mais de 333 famílias entre os estados do Pará e do Amapá.
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