Após salvar academia com dívidas, amigos faturam mais de R$ 3 milhões e lançam franquia
Com essência bairrista e experiência
profissional, a C4 Gym vai replicar modelo de sucesso por meio do franchising e
se prepara para inaugurar sua Concept
Crédito Bruno Desontini |
Já imaginou dormir dono de um negócio
próspero e, ao acordar, descobrir que o empreendimento simplesmente não tem
mais fluxo de caixa? O que parece um pesadelo foi o que aconteceu em 2017 com
Cesar Bertolo e Cezar Miquelof. Os amigos e empreendedores que comandavam uma
rede de academias sofreram os efeitos colaterais de uma sociedade desfeita. O
que para alguns podia ser o fim, foi o começo da C4 Gym, uma marca que tem como
proposta manter a essência de academia de bairro, mas com estrutura de grandes
redes. A companhia, que fechou 2021 com duas unidades e um faturamento de R$
3,1 milhões, tem como meta para este ano expandir as barreiras da Zona Leste da
capital paulista e conquistar o Brasil por meio do franchising, dobrar o número
de unidades e alcançar um faturamento de R$ 8 milhões, além de inaugurar sua
primeira loja conceito.
Os resultados são reflexos de know-how
de mais de uma década das experiências adquiridas por Bertolo e Miquelof no
meio das academias. Embora os dois primeiros anos da C4 Gym tenham sido
turbulentos e os deixaram sem caixa para manter a saúde financeira do negócio,
conseguiram reagir e superar até mesmo a pandemia e as consequências do
fechamento do comércio paulista. Foi necessário, no primeiro momento, recorrer
a empréstimos pessoais e adiantamentos de valores do cartão de crédito para
manter as operações funcionando durante os primeiros meses, sobretudo até 2019,
quando enfim quitaram as dívidas e começaram a se normalizar e dar lucro. O
projeto de empreendedorismo, que teve início repleto de incertezas, deu lugar a
força de vontade dos dois amigos que ganharam nos anos seguintes mais dois
sócios, Celso Bertolo e Thiago Lourenço, e juntos chegaram à conclusão que o
potencial dessa academia era enorme e ela não precisaria ficar restrita numa
única região paulistana.
O começo do empreendimento
A inquietude e a vontade de ter um
negócio próprio sempre estiveram presentes na vida de Cesar Bertolo. Formado em
fisioterapia, desistiu da carreira menos de um ano depois e, aos 24 anos, se
lançou no empreendedorismo. Com a ajuda da mãe feirante, que emprestou R$ 30
mil, conquistados com a venda de um imóvel, abriu, em sociedade, seu primeiro
empreendimento em 2012: uma academia de 80 m². Em janeiro de 2017, os sócios
Bertolo e Miquelof fizeram a mudança de bandeira para C4 Gym, assim a
academia já nascia contando com a experiência adquirida nesse segmento.
Botando fé nessa nova jornada, foram
necessários empréstimos e negociações bancárias, além de muitas noites sem
dormir, até que a dupla pudesse respirar. Com o equilíbrio financeiro que veio
ao longo dos meses, em janeiro de 2020, abriram a segunda unidade, desta vez em
sociedade com o irmão de Cesar, o Celso Bertolo.
Os ventos continuaram soprando a favor
do trio de sócios: mesmo com a pandemia e o fechamento dos estabelecimentos, em
abril de 2020, outra oportunidade surgiu. O antigo dono de uma academia próxima
a deles queria se desfazer do negócio e, após uma reforma do imóvel e mudando
todo o sistema de gestão, nasceu a terceira unidade. Com esta aquisição, a
primeira C4 Gym destoou dos padrões então desenvolvidos, o que levou os sócios
a optarem por fechá-la e investir nas duas restantes.
Mas a sociedade não pararia por aí. Em julho de 2021, um quarto integrante chegou para agregar à empresa. Thiago Lourenço, amigo de faculdade de Miquelof e com uma carreira consagrada, trouxe a experiência e know-how de franquia, adquiridos como franqueado de outra empresa. No início de 2022, com essa nova expertise, decidiram lançar a C4 Gym no franchising, com uma nova identidade visual, arquitetura e comunicação interna e externa, que possibilitará a padronização da marca. A primeira unidade que trará o novo conceito está prevista para inaugurar em agosto e será a flagship que dará visibilidade ao negócio. A ideia é expandir pelo Brasil e chegar a oito academias até final de 2023.
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