As estratégias de marketing e SEO que alavancam as vendas online
Como utilizar efetivamente pesquisa de
personas, entender a jornada do cliente e planejar o conteúdo estratégico da
marca e vender mais
Por Rafael Rez
Investir em marketing
de conteúdo é essencial para garantir o sucesso do e-commerce. Dessa afirmação
todos estão cansados de saber, mas quais são as etapas necessárias a serem
cumpridas para atingir o resultado esperado, ou seja, gerar efetivamente mais
vendas através dessa iniciativa?
Em pleno 2022, diante
de informações e debates envolvendo metaverso e o novo estágio da Inteligência
Artificial, aqueles que se destacam nas vendas online dominam a principal
estratégia: O essencial bem feito!
É a partir desse ponto
que você deverá começar a construção da estratégia digital de sua marca. Sem a
execução simples e bem feita, é inegável que as ações mais mirabolantes e
avançadas não serão sustentáveis a longo prazo.
A primeira etapa
essencial para garantir uma estratégia eficaz, é entender perfeitamente com
quem a marca conversa, qual o público que você precisa atingir. Por esse
motivo, é essencial executar uma pesquisa de persona bem fundamentada com base
em análise de dados. Definir a persona oficial da marca, é garantir que as
ações que serão feitas estarão alinhadas ao que a persona de fato precisa e
enxerga valor.
Observamos em muitos
casos do dia a dia a persona ser tratada como uma construção criativa, sem a
análise de dados e informações importantes para a marca. Construir uma
estratégia pautada em uma persona irreal, é construir uma casa com a base
desestruturada, ao passo que as ações vão sendo executadas, os resultados serão
insatisfatórios.
De maneira prática,
compreenda as informações demográficas, quantitativas e qualitativas para
identificar um padrão através dos melhores clientes da marca. Com base nisso,
compile esses dados e defina quais são as personas da marca. Após finalizar o
resultado, é importante que todas as pessoas envolvidas na operação tenham
conhecimento do resultado e para quem o trabalho desenvolvido possui como
objetivo atender.
Durante o estudo
realizado na etapa anterior, ficará claro quais são os detalhes do
comportamento do usuário e como se dá o desenvolvimento da jornada. Essa etapa
de análise da jornada do cliente é fundamental para assegurar que a marca
esteja presente em todos os pontos de contato com o consumidor. É importante
analisar se a presença faz sentido para o decisor ou influenciador da decisão,
e com base nisso, decidir a melhor forma de levar a mensagem da marca até os
novos clientes em potencial.
Tendo em mãos as
informações compiladas anteriormente, a próxima etapa é fundamental: o
planejamento estratégico de conteúdo. Saiba que não será possível pautar a
construção do planejamento de conteúdo se a análise da fase anterior não
estiver concluída..
Uma das principais
tarefas para a construção do planejamento estratégico de conteúdo é a pesquisa
de palavras-chave relevantes para o negócio. Neste momento, as atividades
contemplam analisar a concorrência, quais são os termos mais buscados e as oportunidades.
Essas informações são utilizadas para estruturar o conteúdo com base em SEO e
melhorar o tráfego orgânico da marca.
Após a identificação
dos temas e keywords, é primordial manter a recorrência da produção dos textos
para o blog e garantir a execução das demandas com base na constância e
frequência. Manter o blog da marca atualizado é essencial para melhorar a
visibilidade nos resultados de busca e garantir o crescimento nas posições do
Google .
Rafael Rez é especialista em marketing digital, acumula experiência com mais de 1.400 clientes desde 1998 e é autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", best-seller com mais de 20 mil cópias vendidas no Brasil e Portugal. O executivo também é fundador e CMO da Web Estratégica, uma empresa de consultoria especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.
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