Bolsonaro é o mais citado nas redes durante debate na Band, Lula lidera em menções positivas e Tebet ultrapassa Ciro no Twitter
As informações são da VoxRadar, empresa
especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendadas
pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.
O
primeiro debate presidencial, realizado no último domingo (28), nos estúdios da
Band, em São Paulo, deixou o presidente Jair Bolsonaro (PL) como o candidato
com mais interações associadas ao seu nome nas redes. No entanto, foi Lula
(PT), segundo colocado no total de interações que teve o maior percentual de
menções positivas no Twitter. As informações são da VoxRadar, empresa
especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendadas
pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.
Entre
21h e 23h59 do domingo, Bolsonaro somou 3,7 milhões de interações em torno do
seu nome, entre postagens, likes, reações, comentários e compartilhamentos no
Facebook, Instagram e Twitter. O presidente teve 2,8 milhões dessas interações
justamente no Twitter, no entanto, 63% das postagens que geraram essas
interações foram negativas, apenas 27% foram positivas e 10% neutras.
Já
o ex-presidente Lula teve números mais favoráveis, 50% das postagens positivas,
40% negativas e 10% neutras, gerando um total de 2 milhões de interações nesta
rede. No Instagram, ambos estiveram na casa das 500 mil postagens, com vantagem
para Bolsonaro, que ainda foi citado mais que o dobro de vezes de Lula no
Facebook (372 mil x 182 mil). O petista fechou a noite do domingo com 2,7
milhões de interações ao todo.
Simone
Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) registraram números similares. Tebet, que bateu
de frente com Bolsonaro em alguns momentos, teve mais interações no Twitter,
com quase 1 milhão, enquanto Ciro chegou próximo das 900 mil. Ciro teve maior
percentual de menções positivas (29% contra 17% de Simone), mas também de
negativas (40% x 31%), uma vez que Tebet gerou 53% de menções neutras. Somadas
todas as redes, o pedetista teve leve vantagem em interações, com 1,4 milhão
diante de 1,3 milhão de Tebet.
Soraya Thronicke (União), com 310 mil, e Felipe D'ávila
(NOVO), com 174 mil interações, também tiveram no Twitter a rede com mais
interações, porém registraram percentuais muito distintos na sentimentalização
das postagens realizadas. Enquanto 80% das citações ao candidato do NOVO foram
neutras, 57% das menções à senadora, que assim como Tebet teve momentos de
antagonismo com Bolsonaro, foram negativas.
Sobre
O Pauteiro
Fundada
em 2019 por Fábio Brandt (Novo Selo) e Samuel Figueiredo (F7 Comunicação), a
startup O Pauteiro vem consolidando sua atuação ao longo dos anos como
ferramenta de divulgação de pautas corporativas e institucionais para dezenas
de entidades e empresas de reconhecida relevância nacional, como Conselho
Federal da OAB, Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Associação dos
Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Delegados da Polícia Federal
(ADPF), Associação dos Peritos da Federal (APCF), Associação Nacional dos
Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Registradores
de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), além de grandes grupos empresariais como
BAT Brasil e startups como a Buser. Saiba mais em: www.opauteiro.com.br
Sobre
a Vox Radar
A Vox Radar é a ferramenta de Social Listening mais completa do mercado brasileiro. Atua com índices e algoritmos próprios, desenvolvidos para qualificar o sentimento e assuntos das publicações com a maior acurácia do mercado, permitindo assim que seja possível compreender, em tempo real, o sentimento dos usuários das redes sociais no Brasil. Saiba mais em: www.voxradar.com.br
Nenhum comentário