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Como crescer de forma rápida e consistente no Instagram

Samuel Pereira, especialista em Marketing Digital, ensina a conquistar os primeiros 10 mil seguidores em sete etapas

Cada vez mais, saber usar as redes sociais se torna essencial para conversão de uma marca em alcance, fidelização do cliente e vendas. Entre elas, o Instagram é a que mais se destaca por comprovadamente entregar bons resultados, renovar-se constantemente e ter uma grande base de usuários. Mas as empresas estão sabendo o melhor caminho para atrair seus seguidores e fazê-los engajar?

De acordo com Samuel Pereira, especialista em Marketing Digital, autor do bestseller “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, muita gente está angustiada porque não consegue sair do lugar, parece que o algoritmo está “jogando” contra. “Diversos usuários ficam travados porque não sabem o caminho a seguir. O exercício é se perguntar: por que você merece ter mais seguidores? O que é preciso fazer para merecer, para que as pessoas cheguem e achem seu conteúdo incrível?”, reforça. 

Ser pioneiro e estar à frente do segmento em que atua também faz toda diferença. “Usar o Google Trends para ver o que as pessoas estão falando no momento e criar conteúdo com base nesse assunto, pode gerar engajamento. As pessoas irão assistir, comentar, curtir e até mesmo compartilhar a sua postagem”, pontua o especialista.

O que você tem de relevante que conecta o que você faz com a sua audiência ?  Temos apenas três segundos para causar uma boa impressão quando o usuário chega no seu perfil pela primeira vez”, revela Samuel.

Samuel, que também é CEO da marca Segredos da Audiência, organizadora do maior evento sobre tráfego e audiência na internet, separou sete pontos  essenciais quando o assunto é alcançar os tão sonhados primeiros dez mil seguidores. 

  1. Intenção: antes de começar a trazer seguidores para o seu perfil, é preciso ter em mente que eles sigam da maneira certa, ou seja, envolvidos o suficiente para atrair mais engajamento no futuro. Você precisa pensar qual a intenção de trazer as pessoas para seguir. Quando se tem um seguidor, tem um relacionamento. O primeiro degrau é entender os objetivos. “Um corretor quer que as pessoas o sigam para comprar um apartamento em algum momento? Então a atuação tem que seguir essa linha. Não utilize, hoje, compra de seguidores ou aplicativos de engajamento, pois podem resolver o problema agora e prejudicar no futuro. Quanto mais claro estiver o porquê quer que as pessoas te sigam, o conteúdo ficará mais claro para quem está do outro lado”, acrescenta Samuel.
  2. Linha editorial muito bem definida: é preciso construir que linha de assunto será abordada no perfil. Quanto mais claro isso, mais pessoas vão seguir pelo motivo certo e vão se engajar mais. Se o seguidor está presente na sua rede para aprender finanças e começam a surgir postagens sobre moda, vai perder valor e relevância. Quanto mais alinhado ao seu perfil editorial, melhor a interação ocorrerá. Isso ajuda o próprio Instagram a indicar o seu conteúdo para as pessoas certas.
  3. Bio poderosa: a biografia será a sua vitrine do Instagram. Já parou para pensar na organização do seu perfil? Esse recurso faz com que as pessoas tenham vontade de ver o seu conteúdo a partir da sua biografia? Muitas vezes, os usuários chegam até o seu perfil, mas preferem não seguir por conta da biografia não muito bem feita. Será que realmente está bacana ali? Colocou as coisas mais relevantes? É preciso explicar o que se faz em poucas palavras. Explore seus três maiores marcos ou realizações. Seus destaques estão arrumados? Quanto mais souberem sobre você, maior a chance de quererem seguir e engajarem seu conteúdo.  O que você tem de relevante que conecta o que você faz com a sua audiência ?  Temos apenas três segundos para causar uma boa impressão quando o usuário chega no seu perfil pela primeira vez”, revela o especialista.
  4. Criatividade e autenticidade: “Tem gente que acredita que é preciso criar um personagem dele mesmo para ganhar engajamento, algo difícil de se fazer e sustentar por muito tempo. Muita gente está tímida ou travada na hora de aparecer nos Stories, porque não está se aceitando. No momento em que isso muda, a autoconfiança passa a ser outra; quando se entende que as pessoas gostam de você pelo que você é e não pelo cabelo fora do lugar”, explica. “Quando se dá atenção demais aos haters ou ao que podem pensar, coloca seu poder no lugar errado e vai acabar travando. É importante que esteja bem consigo mesmo. Pode parecer clichê, mas faz muita diferença acreditar em si mesmo”, completa Samuel.
  5. Novidades e tendências: o Instagram é feito para ser rápido. Muitas vezes, o grande boom dura 15 horas apenas, mesmo que ele seja feito para durar 24 horas. Você precisa mostrar que traz novidades no seu nicho, em primeira mão, se possível.
  6. Apostar na quantidade: muita gente está querendo crescer, mas só tem 17 posts. A consistência da rede social é muito importante e não pode ficar travado no perfeccionismo. É importante postar bastante, porque as postagens interessantes trazem seguidores — a quantidade vai ajudar a entender o tipo de conteúdo que dá mais certo. Existe uma diferença entre esperar que algo viralize e realmente trabalhar com planejamento e estratégia. Nesse ponto, é importante não ficar na montanha-russa emocional do algoritmo — acompanhe as novidades para perceber que a rede social está mudando seu foco de entrega. Conforme você entender os caminhos do Instagram, vai estar melhor preparado para seguir engajando. 
  7. Promova parcerias: para você trazer novos seguidores, eles precisam vir de algum lugar. É uma rede social, ou seja, é preciso ter relacionamentos. Quem é mais bem relacionado faz boas parcerias sendo que é possível fazer isso de várias formas: sequência de lives, promoções compartilhadas, troca de posts, entre outros. “A parceria é uma das melhores formas de trazer seguidores, mas é preciso que essas relações compartilhem elementos em comum, para atrair o público que vai realmente engajar no seu perfil”, finaliza.   

Sobre Samuel Pereira

Samuel Pereira é fundador de um dos maiores eventos de Marketing Digital do Brasil, o Segredos da Audiência Ao Vivo, também considerado o maior de Tráfego e Audiência na Internet. Ele é CEO da marca Segredos da Audiência e já criou mais de 60 blogs e sites do zero, ultrapassando a marca de 200 milhões de visualizações de páginas. É ainda autor do livro bestseller “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”. Em seus treinamentos presenciais e online, já qualificou mais de 8 mil pessoas.

Saiba mais no site: http://segredosdaaudiencia.com.br/ 

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