Como se tornar a prioridade da sua carreira?
CEO do Infojobs dá 6 dicas para alcançar uma
trajetória profissional de sucesso
São Paulo, agosto de 2022 - Colocar os próprios objetivos como
prioridade e ter um propósito claro para a vida são fatores fundamentais para
alcançar uma carreira de sucesso. Mas com a rotina apertada, as demandas extras
e as atividades fora da vida profissional, a carreira pode ganhar um papel de
coadjuvante. Nesse cenário, também entra em jogo a questão da realização
pessoal com o trabalho, o que exige planejamento e persistência. Ana
Paula Prado, CEO do Infojobs, empresa de soluções de tecnologia para RH,
explica que para alcançar esses objetivos, é necessário ter autoconhecimento e
traçar metas claras, além de se destacar e vender as próprias qualidades.
Além disso, há uma premissa que é certa:
cada pessoa possui diferentes pontos fortes, então o ideal é adaptar os
conselhos à sua trajetória. Confira outros pontos que a executiva considera
fundamentais para manter o foco no caminho profissional.
- Entenda quem são seus aliados
Na caminhada profissional, você
precisará identificar quem são seus aliados de fato. Você pode contar com a
ajuda de colegas e até mesmo do seu chefe para identificar falhas e onde pode
melhorar. A dica é estabelecer, primeiramente, uma relação de confiança com
colegas e chefes. Além disso, é importante saber o momento certo de falar. Se
seu objetivo é migrar de empresa, por exemplo, seu superior pode não se sentir
confortável com a ideia. Por isso, melhor anunciar seus próximos passos quando
eles se tornarem concretos.
- Leve a experiência consigo
O que abre portas, além das empresas
onde você esteve, é o que você fez. Mantenha seu portfólio e currículo
atualizados, mostrando o que fez para melhorar as empresas, por onde passou e
como fez. “Atualmente, os olhos dos recrutadores estão mais voltados para
os projetos concretizados pelo candidato. Eles estão focados nas
habilidades e nos feitos dessas pessoas”, analisa Ana Paula Prado, CEO do
Infojobs.
- Não
siga os padrões
“Pensar fora da caixa” já se tornou até
uma expressão clichê, mas não poderia ser mais real. Você é o que realiza e,
portanto, não deve desperdiçar as oportunidades de mostrar ao mundo como a sua
mente é única. “No momento que passamos, as empresas estão valorizando a
criatividade e a inovação. Esse é um prato cheio para mostrar que você tem algo
a mais que oferecer entre tantos talentos”, ressalta Ana Paula.
- Use sua rede de contatos
Não tenha medo de pedir ajuda se
precisar. Peça indicações e fique de olho nas oportunidades de ser apresentado
para as pessoas que podem lhe abrir caminhos. Mantenha sempre uma boa rede de
contatos com quem realmente pode contar - e seja também essa ponte para eles.
- Invista na apresentação
A primeira impressão é a que fica, por
isso, preste atenção nos detalhes. O modo como você fala, se veste e se
apresenta dá uma ideia sobre quem você é. “É interessante estar pronto para se
adaptar ao ambiente. Hoje, os headhunters procuram profissionais que dialoguem
com pessoas diversas, que tenham histórias distintas das deles e visões de
mundo variadas”, analisa Ana Paula.
- Analise as possibilidades da
empresa para você
Fique atento às oportunidades de crescimento.
Se as possibilidades não aparecerem na forma de vagas, tente oferecer as
soluções. Ser proativo faz com que as lideranças enxerguem o seu potencial.
Além disso, analise se o que a empresa oferece se encaixa em seus planos
profissionais e pessoais. Se a organização tem propostas que levam você a
caminhos divergentes dos seus planos, considere a busca por um novo
emprego.
Sobre o Infojobs
Com mais de 35 milhões de visitas ao mês e 45 milhões de cadastros, o Infojobs é uma empresa de soluções de tecnologia para RH. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 18 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis. Recentemente, a empresa atingiu o número de 100 mil anúncios publicados, acompanhando a tendência de crescimento das oportunidades no mercado.
Nenhum comentário