Confira quatro passos para implantar a cultura de feedback na empresa
Estratégia, que está cada vez mais sendo
deixada de lado do ambiente corporativo, é fundamental para o desenvolvimento
dos colaboradores
Em um ambiente corporativo com pouca
abertura para o compartilhamento de ideias, a tendência é a formação de uma
equipe desmotivada. No entanto, é possível reverter a falta de engajamento com
uma simples estratégia, mas que está cada vez mais sendo deixada de lado pelas
empresas: o feedback. A iniciativa trata-se de um momento de diálogo,
geralmente entre o líder e o liderado, a fim de abordar em detalhes a
performance de cada um com o intuito de reforçar pontos positivos e a serem
melhorados. Desta maneira, se bem estruturada, a proposta é capaz de
desenvolver tanto o lado profissional quanto pessoal dos colaboradores.
“A desmotivação do time pode resultar em
baixa produtividade, estagnação e até mesmo na perda de grandes talentos. Por
sua vez, o feedback é uma forma de incentivar a troca de ideias, o que reduz
conflitos e aumenta a colaboratividade entre os colegas de trabalho. Em um
local onde há uma constante prática dessa estratégia, a confiança e a
produtividade são reforçadas na rotina corporativa”, diz Nirvana Vasconcelos,
coordenadora de Gente & Gestão da Quero
2 Pay, fintech de meios de pagamentos por máquinas de cartão.
Pensando em auxiliar a valorização do feedback no mundo dos negócios, o
executivo listou o passo a passo para desenvolver essa cultura nas
organizações. Confira abaixo:
- Analisar o desempenho
A primeira atividade que deve ser
realizada durante a implantação de um programa de feedback é a análise de
desempenho. “Aqui, é necessário avaliar a performance de cada colaborador para
compreender os melhores planos de ação”, explica Nirvana.
- Arrumar a casa
Para que o feedback seja assertivo, é
fundamental que aconteça com uma certa frequência. Ou seja, deve ser incluído
na cultura organizacional. Para que isso aconteça, é fundamental “arrumar a
casa” esclarecendo para toda a equipe a importância dessa prática. Deixando
claro que a mudança é positiva.
- Conquistar aliados
Para que a proposta tenha uma boa
receptividade dos colaboradores, as lideranças devem caminhar lado a lado do
projeto durante a implantação. Afinal, o líder tem o papel de inspirar e
consequentemente engajar o time nesse movimento. “Nesta fase, os planos de ação
de cada liderado precisam ser alinhados. Vale ressaltar também que os
executivos precisam ser preparados para executar o feedback, que em vez de um
momento de críticas, deve refletir empatia e escuta”, pontua a
coordenadora.
- Ir a campo
Após estabelecer as metas de cada
feedback e de preparar a liderança, chegou a hora de ir a campo. É recomendado
inserir a prática aos poucos porque os colaboradores ainda não estão
acostumados com a ideia. Inicialmente, é melhor manter de um a dois aspectos a
serem otimizados pelo profissional em um período de tempo determinado. A
ampliação dos objetivos do plano deve ser feita com base na evolução do
colaborador.
Sobre a Quero 2 Pay
Fundada em abril de 2020, a Quero 2 Pay é uma fintech de meios de pagamentos por maquininhas de cartão que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia financeira e, assim, alavancar e empoderar empreendedores ao redor do Brasil. Localizada em São Paulo, a empresa apresenta em seu portfólio os serviços de POS -point of sale- (Queridona Smart), Q2 Lupa, Q2 Link e programa de agentes autorizados com foco em microempreendedores. Atualmente, a marca criada durante a pandemia tem presença nacional em 2.100 mil cidades e em mais de 24 mil estabelecimentos. Saiba mais aqui.
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