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De pai para filho: João Zeppone é a segunda geração no comando do negócio familiar

Filho de Nelson Zeppone, um dos fundadores do Grupo, João Zeppone assumiu a posição de CEO da empresa em 2020 e está seguindo os passos do pai à frente da tradicional indústria paranaense

Muitos empresários têm seus negócios como verdadeiros filhos, pois se trata de algo muito desejado e desenvolvido por eles. Ter uma empresa demanda cuidados intensos, principalmente no início, quando são necessários investimentos assertivos. Por isso, não à toa, passar o bastão do comando da empresa para os filhos é considerado a melhor alternativa para manter o legado administrativo e firmar a história da família. No Grupo Zeppone, nova marca da tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, João Zeppone, de 30 anos, assumiu o cargo de CEO em 2020. Ele herdou a posição do pai, Nelson Zeppone, o primeiro da família a liderar a empresa.

 

Há dois anos, João tem seguido a missão do pai, que ainda acompanha a rotina do Grupo, como presidente do Conselho. O objetivo do jovem CEO é manter a qualidade e tradição da empresa adquirida pela família em 1995, quando era somente Polpanorte, com a missão de fornecer polpas de fruta de qualidade excepcional para o mercado local, ainda em Japurá, no Paraná. “A família foi inserida no negócio desde cedo, com nosso pai trazendo conceitos sobre as atividades e responsabilidades de cada um. Ele transferiu o conhecimento dele pela indústria para todos nós”, disse João, ressaltando que além dele, o irmão, Matheus, de 34 anos, que tem experiência nas fazendas da família, atualmente é focado na expansão das atividades rurais do Grupo.

 

Além de manter a tradição da marca familiar, João tem a missão de coordenar toda a expansão do grupo, que também está crescendo sua participação internacional, com exportações para vários países em diversos continentes. “Desde 2015, o açaí virou nossa paixão e com a chegada desta fruta ao nosso portfólio, criamos receitas exclusivas que são sucesso no Brasil e em diversos países. Isso ampliou nossos horizontes e nos trouxe novas estratégias de mercado”, ressaltou. 

 

Parte da estratégia de crescimento foi a inauguração da mais moderna fábrica de açaí do mundo, instalada em Benevides (PA), que iniciou o funcionamento em 2021. A planta está localizada em uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados, resultado de um investimento de mais de R$ 30 milhões. Além de avanços na estrutura, hoje, o Grupo é detentor das marcas nacionais ‘Polpanorte’, ‘Origem Açaí’ e 'Frutuá', e das linhas de exportação ‘Origem Açaí’, ‘Origem Frutus’ e ‘Origem Gelato’. “São negócios muito promissores, e vejo que teremos grandes oportunidades de crescimento por muito tempo. O mundo irá consumir alimentos cada vez mais práticos e sempre buscando saudabilidade”, ressaltou João Zeppone.

  

O Grupo Zeppone deve terminar 2022 com produção 30% maior que no ano anterior, quando gerou mais de 25 milhões de quilos de produtos, incluindo sorbets de açaí, frutas congeladas, polpas e cremes. A gestão positiva à frente do Grupo, João credita aos ensinamentos do pai. “Sem dúvida é imensurável a importância dele, pois foi quem nos ensinou praticamente tudo. Desde valores, como respeito, honestidade e senso de justiça, até como ter garra para alcançar nossos objetivos. Sou muito grato por todos os ensinamentos. Ele, com certeza, é um exemplo em todos os sentidos, seja como profissional, como gestor, como amigo, é uma referência de família e fé. Para mim, é um pai e um professor fantástico”, finalizou. 

  

Sobre o Grupo Zeppone

O Grupo Zeppone é a nova estratégia da tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, dedicada ao processamento de frutas, produção de polpas, cremes e sorbets, além de frutas congeladas. Com quase 30 anos de mercado, é detentora das marcas nacionais ‘Polpanorte’, ‘Origem Açaí’ e 'Frutuá', e das linhas de exportação ‘Origem Açaí’, ‘Origem Frutus’ e ‘Origem Gelato’. O Grupo conta com duas fábricas: uma localizada em Japurá, Paraná, e outra em Benevides, no Pará, uma planta com mais de 200 mil m², considerada a mais moderna indústria de açaí do mundo - resultado do investimento de cerca de R$ 30 milhões. Atualmente, atua em todo o Brasil, exporta para Europa e América do Sul, além de planos de expansão para outros países.

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