Dia dos Pais: 4 apostas para alavancar as vendas via marketplace na data
Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções
Digitais, comenta que é necessário planejamento e lista algumas dicas para os
comerciantes e lojistas
Crédito: Canva
São Paulo, agosto de
2022 - O
Dia dos Pais é a quarta data mais esperada pelos lojistas - afinal, ninguém
quer deixar seu pai sem um “mimo especial” nesse dia. Com isso, é necessário
preparar as vendas para o período. Segundo a pesquisa recente da Shopee,
realizada com 1.200 compradores do aplicativo, haverá um aumento de 20% sobre o
valor gasto pelos consumidores nesse Dia dos Pais, e 68% dos participantes têm
o costume de comprar online em datas comemorativas.
Com a pandemia, nos anos
anteriores a maioria dos clientes recorreu ao digital, e houve um grande
crescimento nas vendas pela internet. Atualmente, mesmo com o comércio físico
em pleno funcionamento, muitos consumidores ainda preferem adquirir seus
produtos pela internet e via marketplaces em bandeiras conhecidas como
Americanas, Magalu e Mercado Livre. “O comprador opta pelo online, pois além da
comodidade, conseguem obter descontos exclusivos e evitam as aglomerações nas
lojas físicas”, avalia Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em
Negócios Digitais - startup de performance de marketplaces
nacionais e internacionais.
Ele alerta que os
comerciantes têm que se planejar para a data com semanas de antecedência. “Com
o aumento da procura, é preciso haver uma gestão eficiente, para que não ocorra
problemas nas vendas nestes períodos de fluxo mais intenso, como o Dia dos
Pais”, recomenda ele.
Pensando nisso, Garcia
lista algumas apostas “certeiras” para a data:
1- Promoções especiais
É importante
já entrar no mês de agosto com descontos promocionais, pois muitos consumidores
esperam o Dia dos Pais se aproximar para garantir um preço mais baixo que no
mês de julho. “Já começar o mês dos pais com diversos descontos chama a atenção
dos compradores para adquirirem mais rápido os produtos, e garantirem o
presente da data, que já está bem próxima", aconselha o executivo.
2- Itens com entregas
rápidas
Com a
data comemorativa em vista, as vendas aumentam e é necessário que a
distribuição dos produtos seja rápida para não haver atrasos nas entregas.
“Colocar as mercadorias
no fullfilment traz
uma melhor experiência para o cliente, do ponto de vista do comprador. Do lado
do vendedor, é preciso garantir maior agilidade na distribuição de produtos e em
cada etapa da logística", explica Garcia.
3 - Produtos
“cobiçados”
Em
toda data especial existem os produtos “queridinhos”, segundo Garcia. “São
itens que têm maior tendência de procura naquele período, e o que chama a
atenção do cliente pode ser a qualidade ou o preço, por exemplo”, acrescenta.
Segundo a pesquisa
recente do Mercado Livre sobre o Dia dos Pais, os calçados são um dos itens
mais procurados - com cerca de 1.500 buscas por minuto -, garrafas térmicas e
Copo Stanley são palavras chaves que tiveram um aumento nesse período. Na
categoria bebidas, os produtos com maior faturamento são whisky, com alta
de 51% e a cerveja, com 40%.
4 - Kits de presentes
Investir
em kits com lembranças para a data, que podem ser personalizadas, é uma boa
opção. “Nesse tipo de produto podem ser incluídas algumas mercadorias que
provavelmente seriam compradas juntas se vendidas de forma unitária, mas que
têm apelo para o consumidor por estarem com uma montagem especial”, ensina.
“Procure mostrar as
vantagens do combo que está oferecendo, quais os diferenciais dos itens que os
compõem, e que com certeza os pais de muitos consumidores precisam, e qual a
vantagem financeira de comprar aquele kit", finaliza Garcia.
Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 400 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Grupo DOK, Ortopé, Livraria Companhia das Letras, Procópio Esportes, Atlhetica Nutrition, MyShoes, Nike, MAM Baby, Reserva, Copag, Mormail, Monte Carlo, Puket e etc. Eleita melhor consultoria pelo Mercado Livre em 2021. Responsável pela gestão de mais de R$10 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é apoiar as empresas na digitalização do negócio com foco em performance em vendas com eficiência operacional.
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