Em alta no mercado, e-commerce se torna modelo econômico e alvo de empreendedores
Construção de lojas virtuais seguras é acessível, mas exige atenção; WEBJUMP dá o passo a passo para quem quer empreender
São Paulo, agosto de 2022. Com a aceleração digital, o comércio
eletrônico se fortalece como modelo de negócios com potencial para fomentar o
empreendedorismo no Brasil. No ano passado, por exemplo, o e-commerce
brasileiro registrou um faturamento recorde, com um crescimento de 26,9%,
segundo análise da empresa de monitoramento Neotrust. Isso significou uma
movimentação de R$ 161 bilhões, com mais de 350 milhões de entregas.
Embora acessível, a incursão pelo
comércio eletrônico exige muita atenção, para que o negócio seja feito de
maneira segura, ampliando as probabilidades de sucesso. A WEBJUMP, empresa de
tecnologia especializada na construção de lojas virtuais seguras e
transformação digital, dá o passo a passo para quem quer buscar oportunidades
nesse nicho comercial.
O primeiro passo é estudar o mercado e
buscar informações sobre público-alvo e perfil de consumidores. É preciso
conhecer toda a cadeia produtiva do setor, como atuam os fornecedores, tanto de
tecnologia quanto de produtos e serviços, fazer a análise de preço e praça,
ficar atento quanto às novas tendências e promoções e conhecer bem seus
concorrentes.
“Com base nessas informações, o
empreendedor deve definir qual será sua plataforma de e-commerce. Nesse momento
é necessário avaliar qual se encaixa melhor no modelo de negócios proposto e
entender quais são os recursos disponíveis, como por exemplo, a facilidade em
administrar sozinho ou se devemos pensar em uma equipe ou agência” afirma Erick
Melo, CCO da WEBJUMP, única Adobe Commerce Gold Partner brasileira. A Adobe Commerce é uma das
melhores plataformas disponíveis, ao garantir maior flexibilidade e
escalabilidade para qualquer regra de negócio, por ter seus códigos abertos,
sem contar os infinitos recursos nativos e módulos disponíveis.
Escolhida a plataforma, o empreendedor
deve ficar atento a duas questões fundamentais para o sucesso de seu
e-commerce: a segurança e a forma de pagamento. O investimento em segurança é
fundamental, para garantir confiabilidade e assegurar a proteção de dados dos
usuários. Para evitar problemas, é preciso entender como as agências trabalham
nos processos antifraudes e segurança da informação.
Escolher a forma de pagamento é outro processo
extremamente importante. Oferecer métodos de pagamentos diversificados pode
fazer com que o consumidor opte por comprar na sua loja. “O investidor pode
oferecer boleto parcelado, pagar com dois cartões, PIX. São várias opções, que
deixam o consumidor mais confortável. Atualmente são duas formas para
estruturar o pagamento: podemos contratar empresas terceirizadas para fazer o
intermédio, como a Adyen ou o PagSeguro, ou a própria plataforma nos dá essa
opção, com soluções de pagamentos já integradas”, explica Erick Melo.
Outro item essencial é a integração de
sistemas, pois são muitos softwares trabalhando juntos, cada um com seus
códigos diferenciados. Então, para que não haja conflito entre eles e tudo
funcione perfeitamente, é preciso investir na integração. Após todos esses
processos, a recomendação é que o empreendedor contrate uma agência ou empresa
de desenvolvimento para o gerenciamento do e-commerce que o ajude em seu
roadmap de novas funcionalidades. Isso porque, quando se fala de e-commerce, se
fala de um ecossistema vivo e que está sempre em evolução.
Obviamente, quem decide empreender no
comércio eletrônico nem sempre tem capital suficiente para esses investimentos.
Para empresas menores e startups, a recomendação é iniciar a operação online
com plataformas de entrada, trabalhando sozinho, ou contratando um
desenvolvedor especializado, o que não será tão oneroso.
“Já no caso de uma empresa de médio ou
grande porte, nós, da WEBJUMP, por exemplo, podemos desenvolver todo o seu
e-commerce com a tecnologia e soluções da Adobe,
realizando e impulsionando a transformação digital da sua empresa”, finaliza o
executivo.
Sobre a WEBJUMP
A WEBJUMP é a única Adobe Gold Partner brasileira com selo Specialized Commerce na América Latina e referência global em soluções tecnológicas e UX/UI Design para eCommerce B2C, B2B, D2C e Marketplaces. Por meio de sua metodologia ágil, proporciona a transformação digital para empresas líderes de mercado prezando por qualidade, transparência e comunicação assertiva em todas as fases dos projetos desenvolvidos. A empresa, agora parte da Compass.UOL, destaca-se na busca incessante pela excelência - uma filosofia colocada em prática há mais de 14 anos.
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