Desafios da prospecção: como conseguir 'dar match' e atrair novos clientes
Com a tecnologia integrada a análise de dados,
Prospecta Analytica mostra que é possível expandir seu negócio conectando
serviços, prestadores e contratantes em um único ambiente virtual
Quem trabalha com vendas sabe da
necessidade de montar uma boa base de contatos para atuar com uma prospecção
mais direta, mas, com a pandemia da Covid-19 e o avanço das novas tecnologias,
a conquista de clientes se tornou um desafio para os negócios. Em
contrapartida, alguns recursos que vieram com a inovação tecnológica passaram a
criar relacionamentos duradouros na parte de captação. Esse é o caso da
Prospecta Analytica, franquia de solução especializada em big data para
prospecção de clientes das áreas de construção civil, agronegócio, saúde e
business, que pretende movimentar mais de R$ 10 milhões até o fim de 2022 com a
prospecção por conexões.
Segundo Wanderson Leite, CEO e fundador
da rede com mais de 100 unidades, é importante conseguir acompanhar as mudanças
para aplicar seus conhecimentos na rotina das vendas. Com 15 anos de
experiência, o especialista ressalta que a adaptação é a chave para se manter
ativo no mercado. “Quando comecei a trabalhar com vendas, batia de porta em
porta para coletar dados e colocá-los em uma planilha virtual e, com o tempo,
apostei no avanço da tecnologia para ajudar a criar essas conexões”,
conta.
Apesar da adaptação aos recursos
disponíveis atualmente para conseguir ampliar a atuação, um dos desafios da área
de vendas é conseguir conectar ‘quem procura’ com ‘quem vende’. “A necessidade
do contratante nem sempre é atendida na primeira loja ou prestador de serviço
que ele procura. E nem de perto é fácil colocar tudo o que ele precisa à
disposição”, comenta.
Por isso, soluções como a tecnologia big
data são bem-vindas para atrair novos clientes. No caso da Prospecta Analytica,
o investimento neste recurso foi crucial para a criação da plataforma que
conecta os serviços, os produtos e os contratantes. O executivo reforça que
agrupar esses três pilares em uma única plataforma foi a saída encontrada para
encarar as mudanças no trabalho com vendas.
O CEO compara a nova possibilidade de
atuação com um app de relacionamento amoroso. “Hoje, com muita facilidade, é possível
baixar no celular um aplicativo que, com determinados filtros, você pode dar
‘match’ e encontrar alguém interessante para conhecer. A mesma coisa é com a
análise de dados nas vendas. Quem precisa, procura no conforto do seu celular
ou computador e quem vende está ali, pronto para atender essa necessidade”,
conclui.
Para lidar com a presença digital das
empresas e serviços e para economizar recursos financeiros, mão de obra e tempo
empenhado nas vendas, a tecnologia se tornou uma grande aliada e as ferramentas
que utilizam base de dados conseguem acolher a ‘dor’ dos clientes, levando
custo-benefício e aumentando a eficiência do trabalho de prospecção.
Sobre a Prospecta Analytica
A Prospecta Analytica é uma solução de Big Data que fornece informações sobre as principais empresas, profissionais e lojistas nas áreas da saúde, agronegócio, construção civil e business no Brasil. Na plataforma digital, é possível encontrar dados como fornecedores, endereços, serviços e atividades de cada setor. Os clientes acessam as informações a partir de uma assinatura mensal. Saiba mais aqui
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