Em junho, alimentação fora de casa cresce 31,1%, segundo levantamento do IFB
Comparação tem como base igual período de 2021;
em pesquisa do Instituto Foodservice Brasil, que mostra desempenhos do setor, o
delivery representa 19,8% das vendas
Em junho,
alimentação fora de casa cresce 31,1%, segundo levantamento do IFB
Comparação tem
como base igual período de 2021; em pesquisa do Instituto Foodservice Brasil,
que mostra desempenhos do setor, o delivery representa 19,8% das vendas
Restaurantes, lanchonetes, bares,
bistrôs e food trucks seguem com o faturamento em alta. É o que aponta o último levantamento do IFB (Instituto Foodservice Brasil), que reúne mensalmente
os resultados de pesquisas realizadas pelo IDF (Índice
de Desempenho Foodservice) com diversos
estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios. O percentual de crescimento
das vendas nominais no mês de junho de 2022 é
de 31,1% em relação ao mesmo mês de 2021.
Inclusive, a participação do delivery no segmento alimentício continua significativa. A
modalidade representou 19,8% das vendas em junho deste ano.
Já no acumulado do ano, considerando o
mês de janeiro de 2021 a junho de 2022, a evolução é de 42,4%.
“Vale
ressaltar que o IDF é um estudo feito com associados do IFB sobre seus
históricos de vendas, preços e demais dados que mensuram toda a cadeia do foodservice”, informa Ingrid Devisate,
diretora-executiva do IFB.
O levantamento aponta quatro fatores que
impactaram os resultados: transações totais, ticket médio, número de lojas e
inflação. O setor alimentício registra crescimento de 25,2% nas transações
totais, quando comparado o mês de junho de 2021 com igual período de 2022. O
aumento acumulado no ano, por sua vez, é de 39,6%, tendo como referência
janeiro de 2021 a junho de 2022.
No período de um ano, o ticket médio
teve aumento de 6%, chegando no valor de R$ 36,20. Agora, no número de lojas,
houve aumento de 2% na comparação anual – de 7.911 unidades para 8.072. Apenas
no mês de junho deste ano oito lojas foram abertas (quatro em centros
comerciais e quatro em lojas de rua) e nove lojas foram fechadas (cinco em
centros comerciais e quatro em lojas de rua).
Entretanto, o número de quiosques (lojas
pequenas e/ou pontos comerciais compactos) caiu 1,0% na comparação anual. Isto
é, de 3.025 estabelecimentos para 2.996.
A inflação no setor dos associados do
IFB, no acumulado de 12 meses, estava em 12,7% no mês de junho de 2022, segundo
o levantamento. Trata-se de alta de 4 pontos percentuais em comparação com
junho de 2021.
O levantamento também apurou a variação
do faturamento nos canais de compra. Os centros comerciais, como shoppings,
supermercados, aeroportos e strip malls, registraram no mês de junho deste ano variação de 35,4% em
relação a igual período do ano anterior. As lojas de rua, por sua vez, tiveram
variação de 28,2%.
Dados sobre o setor de distribuição
também foram apurados. Houve evolução de 29% nas vendas nominais sobre o mesmo
mês do ano anterior e 36,6% no desempenho acumulado – de janeiro de 2021 a
junho de 2022. Ainda no segmento, a inflação dos associados registrou
percentual de 7% em 12 meses.
Agora, quanto às indústrias, a alta nas
vendas nominais foi de 28,2% em relação a igual mês do ano anterior. O
desempenho acumulado de janeiro de 2021 a junho de 2022 é de 35,7%, e a inflação é de 12,7%.
A pesquisa ainda registrou o ICVA (Índice Cielo do Varejo de Food Service). O crescimento nas vendas nominais sobre junho de 2021 é de 32,2% e o percentual de
expansão das transações é de 12,6%.
Sobre o
Instituto Foodservice Brasil
O Instituto Foodservice Brasil (IFB)
busca soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar.
Seu objetivo é elevar o segmento de foodservice do Brasil a partir de análises, opiniões de líderes do
mercado e estudos setoriais e exclusivos. O intuito é trazer para a discussão
questões que envolvem a cadeia do setor no país – produtores, fabricantes,
fornecedores de produtos e serviços, operadores de restaurantes e demais
estabelecimentos do ramo de alimentação.
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