"Empresas B" crescem, mas ainda representam 0,004% de companhias ativas no Brasil
Marcos Fenicio, fundador da Tia Sônia, conta como medidas socioambientais são essenciais nas empresas
Marcos Fenicio, fundador da Tia Sônia Divulgação |
Na última década, as grandes empresas
foram inseridas no debate ambiental, principalmente na maneira como se
posicionam sobre o tema e aos impactos que podem causar nos ecossistemas, além
do seu comportamento em relação às práticas ESG. Como forma de consolidação
desse propósito, buscam o título de “Empresas B”, que certifica corporações com
visões socioambientais.
Embora o Brasil tenha apresentado um
crescimento de 38% na lista global que reconhece “Empresas B”, atualmente, são
apenas 233 companhias certificadas no quesito, diante de quase seis milhões de
empresas em atividade no país, segundo o Ministério da Economia.
Neste grupo está a Tia Sônia, marca de
produtos naturais, integrais e principal fabricante de granolas na região
nordeste. Para ser considerada uma “Empresa B”,
avaliou os impactos de suas decisões em
relação aos seus colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e ao meio
ambiente.
As “Empresas B” costumam fortalecer sua
cultura socioambiental, atingindo seus colaboradores e tornando-os mais
engajados nas causas ligadas ao meio ambiente e mais confiantes e
multiplicadores dos impactos positivos.
“A cada dia que passa, a Tia Sônia
investe e desenvolve políticas, práticas e programas que a tornem um
instrumento positivo de impactos sociais, ambientais e econômicos, ou seja, no
caminho de ser uma empresa melhor no mundo, em linha com o que preza o Sistema
B”, comenta Marcos Fenicio, CEO da marca.
Marcos enxerga três principais pilares
das empresas B dentro da marca Tia Sônia, e os considera essenciais para o
desenvolvimento de toda a organização:
- O cuidado com os colaboradores
para além do exigido legalmente;
- Ter produtos naturais e
certificados para manter a qualidade com mínimos impactos
ambientais;
- A diversidade nas ações,
doações e investimentos sociais, voltados principalmente para educação e
alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ser competitiva e sustentável a longo
prazo
Conciliar competitividade no mercado
atual com o desenvolvimento sustentável pode não ser uma tarefa fácil, mas de
acordo com a marca, é uma tarefa necessária e urgente.
“O desenvolvimento sustentável é uma
ferramenta essencial para a competitividade e não o contrário. Hoje, se você
não tiver propósitos alinhados às atividades socioambientais, você não
permanece no mercado. Isso agrega valor a sua marca. Os colaboradores não
querem mais fazer parte de empresas que só visam o lucro”, explica Marcos.
As escolhas podem ser notadas, por
exemplo, no início do processo de adaptações das suas embalagens. A nova
embalagem de granola da Tia Sônia, que contém o selo “I’m Green” - produzida
100% de maneira sustentável, com 64% feita de plástico verde e 36% de garrafa
pet reciclada.
“Essa embalagem custa, para nós, 40% a
mais do que a nossa antiga produção e isso não é repassado para o custo final
do produto. Mas, é nisso que entra o nosso compromisso de estarmos
alinhados com as práticas das empresas B. Embora custe mais, traz benefícios ao
meio ambiente, o que, a longo prazo, se torna mais valoroso, além de estar em
sintonia com as práticas ESG”, argumenta o CEO.
Afinal, como se tornar uma empresa B?
No caso da Tia Sônia, foi necessário
estruturar, na prática, a gestão ambiental, os indicadores ESG, elaborar
políticas, organizar dados e documentos. No processo, a empresa se deparou com
alguns dos desafios, entre eles:
- Organização de dados e registro
dos indicadores;
- Comunicação interna, os dados
para a certificação envolvem toda a empresa, então, é necessário que os
setores colaborem em conjunto para coletar as informações e implementar as
novas práticas e políticas;
- Ter que declarar as informações
do ano fiscal anterior e não do que está sendo implementado atualmente,
isso faz com que as empresas adicionem informações consolidadas no
processo, o que aumenta a credibilidade da certificação, mas acaba
tornando o processo mais longo.
“Durante o processo, perceber o quanto
nosso propósito sempre esteve alinhado à esta causa foi essencial. Ser uma
empresa certificada traz benefícios por ser um lugar mais seguro e equitativo,
que busca fortalecer questões sociais como direitos humanos e diversidade.",
finaliza Marcos.
Sobre Tia Sônia
Com sede em Vitória da
Conquista, na Bahia, além de mais duas filiais na região nordeste do país, nas
cidades de Salvador e Recife, a Tia Sônia é uma indústria de alimentos
saudáveis e naturais, que possui mais de 25 anos no mercado e está entre as 100
médias empresas que mais crescem no Brasil.
Famosa pela granola, a marca já conta com mais de 80 produtos entre barrinhas, snacks, linha de suplementos naturais, integrais,etc. A marca conta ainda com certificação dos selos orgânicos USDA e Vegano. Para saber mais, acesse: https://tiasonia.com.br/
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