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"Empresas B" crescem, mas ainda representam 0,004% de companhias ativas no Brasil

Marcos Fenicio, fundador da Tia Sônia, conta como medidas socioambientais são essenciais nas empresas

Marcos Fenicio, fundador da Tia Sônia
Divulgação

Na última década, as grandes empresas foram inseridas no debate ambiental, principalmente na maneira como se posicionam sobre o tema e aos impactos que podem causar nos ecossistemas, além do seu comportamento em relação às práticas ESG. Como forma de consolidação desse propósito, buscam o título de “Empresas B”, que certifica corporações com visões socioambientais.

Embora o Brasil tenha apresentado um crescimento de 38% na lista global que reconhece “Empresas B”, atualmente, são apenas 233 companhias certificadas no quesito, diante de quase seis milhões de empresas em atividade no país, segundo o Ministério da Economia. 

Neste grupo está a Tia Sônia, marca de produtos naturais, integrais e principal fabricante de granolas na região nordeste. Para ser considerada uma “Empresa B”, 

avaliou os impactos de suas decisões em relação aos seus colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e ao meio ambiente. 

As “Empresas B” costumam fortalecer sua cultura socioambiental, atingindo seus colaboradores e tornando-os mais engajados nas causas ligadas ao meio ambiente e  mais confiantes e multiplicadores dos impactos positivos. 

“A cada dia que passa, a Tia Sônia investe e desenvolve políticas, práticas e programas que a tornem um instrumento positivo de impactos sociais, ambientais e econômicos, ou seja, no caminho de ser uma empresa melhor no mundo, em linha com o que preza o Sistema B”, comenta Marcos Fenicio, CEO da marca.

Marcos enxerga três principais pilares das empresas B dentro da marca Tia Sônia, e os considera essenciais para o desenvolvimento de toda a organização: 

  1. O cuidado com os colaboradores para além do exigido legalmente;
  2. Ter produtos naturais e certificados para manter a qualidade com mínimos impactos ambientais; 
  3. A diversidade nas ações, doações e investimentos sociais, voltados principalmente para educação e alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ser competitiva e sustentável a longo prazo

Conciliar competitividade no mercado atual com o desenvolvimento sustentável pode não ser uma tarefa fácil, mas de acordo com a marca, é uma tarefa necessária e urgente. 

“O desenvolvimento sustentável é uma ferramenta essencial para a competitividade e não o contrário. Hoje, se você não tiver propósitos alinhados às atividades socioambientais, você não permanece no mercado. Isso agrega valor a sua marca. Os colaboradores não querem mais fazer parte de empresas que só visam o lucro”, explica Marcos.

As escolhas podem ser notadas, por exemplo, no início do processo de adaptações das suas embalagens. A nova embalagem de granola da Tia Sônia,  que contém o selo “I’m Green” - produzida 100% de maneira sustentável, com 64% feita de plástico verde e 36% de garrafa pet reciclada.

“Essa embalagem custa, para nós, 40% a mais do que a nossa antiga produção e isso não é repassado para o custo final do produto.  Mas, é nisso que entra o nosso compromisso de estarmos alinhados com as práticas das empresas B. Embora custe mais, traz benefícios ao meio ambiente, o que, a longo prazo, se torna mais valoroso, além de estar em sintonia com as práticas ESG”, argumenta o CEO.

Afinal, como se tornar uma empresa B?

No caso da Tia Sônia, foi necessário estruturar, na prática, a gestão ambiental, os indicadores ESG, elaborar políticas, organizar dados e documentos. No processo, a empresa se deparou com alguns dos desafios, entre eles:

  • Organização de dados e registro dos indicadores;
  • Comunicação interna, os dados para a certificação envolvem toda a empresa, então, é necessário que os setores colaborem em conjunto para coletar as informações e implementar as novas práticas e políticas; 
  • Ter que declarar as informações do ano fiscal anterior e não do que está sendo implementado atualmente, isso faz com que as empresas adicionem informações consolidadas no processo, o que aumenta a credibilidade da certificação, mas acaba tornando o processo mais longo.

“Durante o processo, perceber o quanto nosso propósito sempre esteve alinhado à esta causa foi essencial. Ser uma empresa certificada traz benefícios por ser um lugar mais seguro e equitativo, que busca fortalecer questões sociais como direitos humanos e diversidade.", finaliza Marcos.

Sobre Tia Sônia

Com sede em Vitória da Conquista, na Bahia, além de mais duas filiais na região nordeste do país, nas cidades de Salvador e Recife, a Tia Sônia é uma indústria de alimentos saudáveis e naturais, que possui mais de 25 anos no mercado e está entre as 100 médias empresas que mais crescem no Brasil. 

Famosa pela granola, a marca já conta com mais de 80 produtos entre barrinhas, snacks, linha de suplementos naturais, integrais,etc. A marca conta ainda com certificação dos selos orgânicos USDA e Vegano. Para saber mais, acesse: https://tiasonia.com.br/ 

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