Estudo da IBM demonstra impacto de fraudes financeiras e o comportamento das vítimas em diferentes regiões do mundo
Estudo revelou que quase um terço (31%) dos entrevistados no Brasil já foi vítima de fraude por cartão de crédito, a mais comum enfrentada em todos os países
Brasil, 10
de agosto de 2022- De acordo com um novo relatório da IBM
(NYSE: IBM), localidades do planeta
e gerações diferem muito na frequência e impacto das fraudes financeiras, bem
como as atitudes das vítimas em relação à detecção dessas fraudes e às
instituições responsáveis por protegê-las de malfeitores.
O Relatório
Global de Impacto de Fraude Financeira da IBM em 2022 também descobriu que,
à medida que os consumidores globais migraram quase exclusivamente para cartões
de crédito e pagamentos digitais, os cidadãos dos EUA foram vítimas com mais
regularidade do que todos os outros países pesquisados no relatório,
custando aos consumidores americanos uma média de US$ 265 por ano em cobranças financeiras
fraudulentas feitas por terceiros não autorizados.
“As fraudes financeiras e as
ameaças cibernéticas são crescentes para as instituições financeiras globais e
seus clientes, aumentando a necessidade das empresas acelerarem as medidas
preventivas para ficarem à frente de atividades criminosas sofisticadas”, disse
Shanker Ramamurthy, sócio-gerente de Global Banking & Financial Markets da
IBM. “À medida que a evolução da economia global em direção a uma sociedade
sem dinheiro continua a uma velocidade vertiginosa, os bancos e outras
instituições financeiras devem continuar investindo na modernização de sua
infraestrutura e no reforço de talentos críticos para lidar com os desafios que
enfrentam de malfeitores”.
Impacto Financeiro Global
De acordo com o relatório,
quando se trata de fraude em escala global, cidadãos americanos são as vítimas
mais frequentes de fraudes em cartão de débito de todos os países
pesquisados. Os americanos também estiveram em grande porcentagem em casos
de fraudes de cartão de crédito, bancária ou de pagamento digital, quando questionados
sobre suas experiências usando aplicativos de pagamento digital, incluindo
PayPal, Venmo e Square. Os entrevistados americanos também passaram a maior
parte do tempo tentando recuperar o dinheiro perdido devido a cobranças
fraudulentas.
No entanto, os usuários de
cartões de crédito e débito dos EUA relataram a segunda menor quantidade de
dinheiro perdido em cobranças fraudulentas entre os países pesquisados. Apenas
o Japão relatou uma quantidade menor de perdas nos últimos 12 meses, enquanto a
Alemanha, de longe, foi o país mais vitimado, com os entrevistados perdendo
mais de três vezes o valor financeiro total do segundo país na lista
(Cingapura).
Em todos os países, os
entrevistados acreditam que os bancos são as instituições financeiras mais
responsáveis na prevenção de fraudes quando questionados sobre suas
experiências usando redes de pagamento, incluindo Visa e
Mastercard. Na maioria dos países, novamente, os consumidores veem
os bancos como a instituição financeira mais responsável pela prevenção de
fraudes, com maior percentual no Brasil, enquanto no Japão as redes de
pagamento foram as instituições financeiras mais responsáveis neste quesito. Na
China, os entrevistados registraram a maior porcentagem de consumidores que
acham que os reguladores governamentais são os maiores responsáveis pela
prevenção de fraudes.
Diferenças entre gerações
O relatório também encontrou
uma ampla gama de diferenças geracionais, já que os Millennials (nascidos entre
1981 e 1996) são consistentemente as maiores vítimas de todas as formas de
fraude, desde as com cartões de crédito e débito até carteiras digitais,
pagamentos digitais, bancárias e fiscais.
GenXers (nascidos entre 1965
e 1980) relataram o segundo maior número de cobranças fraudulentas feitas por
seus cartões de crédito ou aplicativos de pagamento digital, enquanto GenZers
(nascidos entre 1997 e 2012) relatam o terceiro maior número de casos de perda
de dinheiro como resultado de cobranças fraudulentas.
Os millennials também passam
a maior parte do tempo tentando recuperar dinheiro perdido devido a cobranças
fraudulentas, contestando e verificando contas por atividades fraudulentas ou
incomuns de qualquer um dos grupos geracionais. Os GenZers gastam a segunda
maior quantidade de tempo abordando atividades fraudulentas, seguidos pelos
GenXers e Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964).
Os GenZs sofreram fraudes
com mais frequência por meio de aplicativos de pagamento digital quando
questionados sobre suas experiências usando aplicativos, incluindo PayPal,
Venmo e Square, enquanto todas as outras gerações enfrentaram problemas de
segurança financeira com mais frequência por fraude de cartão de crédito.
GenZers também foram a geração menos impactada por fraude de cartão de crédito.
Enquanto os Millennials e
GenZers estavam preocupados com a maior probabilidade de fraude financeira
ocorrer por meio de seus aplicativos de pagamento digital, para GenXers e Baby
Boomers, os cartões de crédito são a maior preocupação quando se trata de
possíveis alvos de fraude.
Baby Boomers relataram os
menores casos de cobranças fraudulentas em quase todas as categorias, também
gastando menos tempo tentando recuperar dinheiro devido a cobranças
fraudulentas ou contestar esse tipo de cobrança.
No entanto, quando
discriminados por geração, os Millennials foram mais propensos a comprar de
empresas com proteção contra fraudes, enquanto os Baby Boomers eram os menos
propensos a fazê-lo.
Alguns dados de Brasil
- A fraude de cartão de crédito é o tipo mais
comum em todos os países. Quase um terço (31%) no Brasil sofreu esse tipo
de fraude.
- Os consumidores brasileiros e de Cingapura
estão mais preocupados com questões de segurança financeira (85% dos
brasileiros e 79% dos entrevistados de Cingapura citam preocupações com
fraude de cartão de crédito), mas uma parcela substancial em todos os
países também está preocupada com fraude de cartão de crédito, cartão de
débito, fraude digital de pagamento, de carteira digital e bancária.
- A maioria dos adultos em todos os países
são "mais propensos" a comprar um produto de uma empresa que
possui tecnologia de prevenção de fraudes, liderada pelo Brasil (91%) e
China (90%).
Sobre o 2022 IBM Global Financial
Fraud Impact Report
A IBM encomendou o estudo
para manter sua compreensão dos desafios atuais que os consumidores enfrentam
quando se trata de fraude financeira, bem como a capacidade das instituições
financeiras globais de manter o controle de sua infraestrutura de missão
crítica para fornecer transações de pagamento seguras em tempo real .
O estudo foi encomendado
pela IBM e conduzido pela Morning Consult, uma empresa terceirizada de pesquisa
de mercado com sede nos Estados Unidos. O estudo foi realizado com 1.000
adultos em seis países: Estados Unidos, China, Cingapura, Brasil, Japão e Alemanha.
O estudo foi realizado online e os dados foram estratificados para corresponder
a uma amostra-alvo de adultos nos EUA, China, Cingapura, Brasil, Japão e
Alemanha em idade e sexo, depois ponderados com base em idade, sexo, raça e
nível de educação. Os resultados da pesquisa completa têm uma margem de erro de
mais ou menos 3 pontos percentuais.
O relatório completo está disponível para download aqui.
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