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Estudo inédito analisa a relação do brasileiro com o Brasil

A pesquisa "Branding Brasil - O valor que o país gera", desenvolvida pela agência Ana Couto buscou entender qual o sentimento do brasileiro em relação ao país

São Paulo, agosto de 2022 - Ana Couto, agência especializada em marca, negócio e comunicação, acaba de lançar um estudo sobre a marca Brasil. A pesquisa Branding Brasil nasceu do objetivo de saber qual a percepção do brasileiro em relação ao país.

Foram realizadas pesquisas utilizando 3 metodologias complementares:  5 comunidades online, com 150 participantes ao todo; Social listening, com análise de mais de 600 mil tweets e um estudo quantitativo com 2500 representantes de todo o Brasil.  

A pesquisa aponta que há uma clara distinção entre a imagem do Brasil e a do brasileiro. Enquanto a instituição está associada a percepções mais negativas, o brasileiro continua sendo o melhor do Brasil. Os dados revelam que 71% acham que o brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa quando se une. As percepções da maioria dizem muito sobre o que dificulta nosso desenvolvimento: 54% acreditam que o país está isolado e percebem o Brasil como um país ilhado, já 52% acreditam que o país não se desenvolve por sempre mudar de rumo e 51% acreditam que o brasileiro passa muito tempo brigando entre si.

Quando falamos de união, por exemplo, 38% acreditam que o país está mais unido, 33% acreditam que o país está mais desunido, e apenas 29% acreditam que nada mudou nos últimos 10 anos. Já, quando falamos de tolerância, 37% veem o Brasil como mais tolerante versus 35% que acreditam que está menos tolerante. Em relação ao orgulho, 31% sentem mais desgosto em relação ao Brasil, já 40% se sentem orgulhosos em relação ao país. Diante dessas análises, foi observado que existem vários Brasis dentro de um só Brasil.

De um lado, o Brasil carrega uma percepção negativa quando falamos de economia, política,  políticos, corrupção, desigualdades e desafios estruturais. Do outro, surgem associações mais positivas sobre os brasileiros quando falamos de diversidade cultural, potencial e atributos de personalidade marcantes.

Para 59% das pessoas a palavra festeiro descreve mais o Brasil e o brasileiro, outras palavras como alegre, acolhedor, criativo, trabalhador e forte também aparecem como características positivas ao brasileiro.  Já para as características negativas palavras como malandro, oportunista, aproveitador, desonesto são as respostas mais comuns. 

A capacidade de união, de se reerguer e de ir mais longe quando temos mais oportunidades, estão entre as associações mais fortes do brasileiro: 70% das pessoas acreditam que  brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa quando se une, 65% das pessoas acreditam que o brasileiro consegue se reerguer após qualquer dificuldade e 63% das pessoas acreditam que quando o brasileiro tem oportunidade ele vai mais longe que qualquer outro povo.

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