Estudo inédito analisa a relação do brasileiro com o Brasil
A pesquisa "Branding Brasil - O valor que
o país gera", desenvolvida pela agência Ana Couto buscou entender qual o
sentimento do brasileiro em relação ao país
São Paulo, agosto de 2022 - Ana Couto, agência especializada em
marca, negócio e comunicação, acaba de lançar um estudo sobre a marca Brasil. A
pesquisa Branding Brasil nasceu do objetivo de saber qual a percepção do
brasileiro em relação ao país.
Foram realizadas pesquisas utilizando 3 metodologias complementares: 5
comunidades online, com 150 participantes ao todo; Social listening, com
análise de mais de 600 mil tweets e um estudo quantitativo com 2500
representantes de todo o Brasil.
A pesquisa aponta que há uma clara
distinção entre a imagem do Brasil e a do brasileiro. Enquanto a instituição
está associada a percepções mais negativas, o brasileiro continua sendo o
melhor do Brasil. Os dados revelam que 71%
acham que o brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa quando se une.
As percepções da maioria dizem muito sobre o que dificulta nosso
desenvolvimento: 54%
acreditam que o país está isolado e percebem o Brasil como um país ilhado,
já 52% acreditam que o
país não se desenvolve por sempre mudar de rumo e 51% acreditam que o brasileiro passa
muito tempo brigando entre si.
Quando falamos de união, por exemplo, 38% acreditam que o país está mais
unido, 33% acreditam que o país está mais desunido, e apenas 29% acreditam que nada mudou nos
últimos 10 anos. Já, quando falamos de tolerância, 37% veem o Brasil como mais tolerante
versus 35% que acreditam que está menos tolerante. Em relação
ao orgulho, 31% sentem
mais desgosto em relação ao Brasil, já 40% se sentem orgulhosos em relação ao
país. Diante dessas análises, foi observado que existem vários
Brasis dentro de um só Brasil.
De um
lado, o Brasil carrega uma percepção negativa quando falamos de economia,
política, políticos, corrupção, desigualdades e desafios estruturais. Do
outro, surgem associações mais positivas sobre os brasileiros quando falamos de
diversidade cultural, potencial e atributos de personalidade marcantes.
Para 59% das pessoas a palavra festeiro
descreve mais o Brasil e o brasileiro, outras palavras como alegre, acolhedor,
criativo, trabalhador e forte também aparecem como características positivas ao
brasileiro. Já para as características negativas palavras como malandro,
oportunista, aproveitador, desonesto são as respostas mais comuns.
A capacidade de união, de se reerguer e de ir mais longe quando temos mais oportunidades, estão entre as associações mais fortes do brasileiro: 70% das pessoas acreditam que brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa quando se une, 65% das pessoas acreditam que o brasileiro consegue se reerguer após qualquer dificuldade e 63% das pessoas acreditam que quando o brasileiro tem oportunidade ele vai mais longe que qualquer outro povo.
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