Experiência escolar: a importância de recursos que apoiem a aprendizagem
Por Rita Rangel
O material didático nada mais é do que um
instrumento de apoio educacional que oferece ferramentas de suporte ao processo
de aprendizagem. Seja on-line ou impresso, pode ser utilizado pelo estudante
para tomar conhecimento sobre um assunto ou, até mesmo, sistematizar conceitos
e desenvolver habilidades. O livro, por muito tempo, foi o principal
instrumento de apoio à aprendizagem, e muitas vezes, de forma equivocada, se
sobrepôs ao próprio currículo escolar. Hoje, contamos também com recursos tecnológicos e digitais, e dentre
eles, as plataformas educacionais. Mas, como identificar a melhor plataforma?
E, qual é o papel deste e outros recursos no processo pedagógico?
Para início de conversa, a melhor
plataforma ou material não existe. O ser humano possui múltiplas inteligências
e cada um aprende de uma maneira diferente. Por isso, a escola deve oferecer os mais diversos
recursos para garantir o direito de aprender respeitando e desenvolvendo as
individualidades.
Partindo da premissa de que nenhum
suporte pedagógico atenderá integralmente o projeto pedagógico, que engloba a
missão institucional, o currículo, as abordagens pedagógicas e as
estratégias metodológicas que fundamentam a experiência de aprendizagem
do estudante, acompanhar as tendências digitais também precisa ser um dos
propósitos da escola, enriquecendo e ampliando as oportunidades de aprendizagem
aos estudantes, pois seria incoerente oferecer uma educação analógica para
gerações que crescem utilizando, também, a ponta dos dedos para se comunicar,
interagir e conhecer.
Uma responsabilidade dos pais é avaliar
se além do material adotado, a escola o complementa com outros suportes curados
pelo professor, que assegurem um nível de exigência que desafie o estudante.
Além disso, é importante entender se existe coerência entre as atividades
propostas durante o percurso de aprendizagem e os instrumentos de avaliação,
uma vez que esses aspectos dizem respeito a qualidade de aprendizagem do
estudante. Em contrapartida, a escola precisa responder ao desafio de uma
educação cada vez mais personalizada e, a tecnologia chega para tornar viável
esse diferencial educacional no século XXI.
A era digital nas escolas
Como instrumento de apoio à aprendizagem,
as plataformas não só podem como devem seguir a linguagem e as propostas
educacionais para o século XXI, associando acesso à informação de forma
flexível e recursos de gestão e autogestão da aprendizagem.
Desta forma, o professor pode mapear o
percurso do estudante, gerando relatórios sobre habilidades desenvolvidas e
outras que representam pontos de atenção, além de possibilitar ao educador
tomar decisões sobre os próximos passos em relação à promoção do
desenvolvimento do estudante. É desejável, também, que por meio da gamificação,
torne o processo de aprendizagem mais dinâmico, desafiador e estratégico. Nesse
sentido, ainda temos ofertas bem limitadas no mercado educacional, levando as
escolas a se movimentarem nessa construção.
Em suma, o trabalho pedagógico apoiado
por uma escola que fornece uma plataforma educacional adequada, que dialogue
com as necessidades dos estudantes e possibilite aos educadores e estudantes
gerirem os processos, contribui para potencializar a aprendizagem e oferecer,
ainda mais visibilidade ao processo educativo e de desenvolvimento do
estudante.
Rita Rangel é Gestora Educacional Brasil da rede de colégios Santa Marcelina, instituição que alia tradição à uma proposta educacional disruptiva e alinhada às principais tendências do mercado de educação.
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