Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria do Minas Shopping define filmes e debates sobre saúde mental
Programação, realizada de 15 a 18 de
setembro, vai abordar temas como depressão, dependência química e bipolaridade,
entre outros
No mês dedicado à prevenção do suicídio com a campanha “Setembro
Amarelo”, o Minas Shopping vai abrir as portas para a primeira edição do
Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria. A iniciativa, realizada de
forma pioneira em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP),
terá workshops com profissionais da área de saúde e debates com o público a
partir da exibição de filmes selecionados.
Para abordar o tema da campanha “Setembro Amarelo”, a primeira
sessão, que vai ocorrer no dia 15 de setembro, às 19h, terá o filme “Nasce uma
estrela”, na sala de cinema do Cineart.
A programação, inédita em Belo Horizonte, seguirá até 18 de
setembro com duas sessões simultâneas nos demais dias. No dia 16 de setembro,
às 19h, serão exibidos os filmes “Meu pai” e “Coringa”. Já no dia 17 de
setembro, às 10h, será a vez dos longas “Uma mente brilhante” e “Melhor
impossível”. Encerrando a programação do festival, serão apresentados os filmes
“Bohemian Rhapsody” e “Pequena Miss Sunshine” no dia 18 de setembro, às 10h.
Nos debates serão abordados os temas dependência química, depressão, demência,
transtorno obsessivo compulsivo (TOC), bipolaridade e esquizofrenia. Os
ingressos vão custar R$ 16 por filme.
O Festival reforça a urgência do debate sobre saúde mental em um
cenário de aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais no país.
Segundo levantamento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria
com a Vital Strategies, quadros de depressão entre brasileiros cresceram 41%
durante a pandemia. A proposta do Festival, que tem o apoio da ABP e da ABIPD
(Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual), é justamente
orientar a sociedade e desmistificar os estigmas sobre as doenças mentais e os
tratamentos.
Segundo o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, esse é
um projeto de grande relevância para toda a sociedade. "Precisamos falar
com responsabilidade sobre saúde mental, especialmente, nesse momento de
pós-pandemia. O Festival vai levar conhecimento científico para as pessoas de
forma simples e acessível. Isso pode fazer a diferença para ajudar quem mais
precisa de apoio. A valorização da vida e ações de responsabilidade social
sempre serão abraçadas pelo Shopping", destaca.
Para reforçar a conscientização da população, a ABP também
lançou um curso de preparação para a campanha “Setembro Amarelo”. “Neste ano
teremos um Setembro Amarelo com foco na formação para as pessoas falarem desse
tema. Isso é muito importante. É preciso ter um discurso científico, com
conhecimento do que se está falando”, afirma Antônio Geraldo da Silva,
presidente da ABP e idealizador do Festival Internacional de Cinema e
Psiquiatria. As inscrições para o curso, que será realizado no dia 20 de
agosto, são gratuitas (https://www.abp.org.br/abpweb) e a meta é formar 1 milhão de pessoas.
Agenda
Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria
- Lançamento: 15 de setembro, às 19h, com o filme “Nasce uma
estrela” (Debate sobre suicídio)
- 16 de setembro, às 19h: “Meu pai” (Debate sobre demência) e
“Coringa” (Debate sobre quadro neurótico com manifestação psiquiátrica)
- 17 de setembro, às 10h: “Uma mente brilhante” (Debate sobre
esquizofrenia) e “Melhor impossível” (Debate sobre TOC)
- 18 de setembro, às 10h: “Bohemian Rhapsody” (Debate sobre
drogas e quadro depressivo) e “Pequena Miss Sunshine” (Debate sobre
bipolaridade)
As sessões serão realizadas em salas de cinema do Cineart
Ingressos: R$ 16
Sobre o Minas Shopping
Avenida Cristiano Machado, 4000 – União – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3429-3500
Site: www.minasshopping.com.br
Facebook: www.facebook.com/Minasshopping
Instagram: @minas_shopping
Inaugurado no dia 25 de setembro de 1991, o Minas Shopping
completou 30 anos em 2021, totalmente integrado à vida da comunidade da região
nordeste da capital mineira. Nesse período, transformou a região nordeste da
cidade em um dos principais polos de crescimento da capital mineira, com a atração
de novos empreendimentos para os bairros próximos. Possui certificação de
energia renovável pela Comerc Energia, que valida a fonte utilizada e calcula a
redução de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.
Sobre o Grupo AD
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping
centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é
composto por 40 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em
capitais quanto no interior. São 30 anos de experiência em planejamento,
comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a
AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai
facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua
estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.
Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br.
Nenhum comentário