Filha alérgica inspira mãe a criar a primeira rede de franquias dedicada a produtos hipoalergênicos do Brasil
Diretora de empresa de produtos para alérgicos
diz ter criado seu negócio baseada em necessidades da própria filha alérgica
No começo da década de 90, a enfermeira
obstétrica Sarah Lazaretti passou grandes dificuldades com sua filha Marina, que
na época tinha apenas três anos de idade. “Ela sofria de diversas alergias
aos alimentos com corantes artificiais (balas, ketchup, sucos prontos
etc.), areia, lycra, medicamentos com Ácido Acetil Salicílico e níquel”, conta
Sarah.
A empresaria conta que tais produtos
desencadeavam reações alérgicas em forma de dermatite atópica, que se
expressavam especialmente em feridas na pele de Marina, que também desenvolveu
alergias respiratórias, como bronquite, rinite e sinusite, estas causadas por
ácaros e pó.
Diante da tal situação, Sarah se viu
obrigada a comprar produtos hipoalergênicos – livres de diversos compostos
alérgenos, presentes em itens convencionais – para que a filha pudesse ter uma
vida saudável.
“A tarefa não foi nada fácil, já que a
dificuldade em encontrar estes produtos no Brasil era enorme”, relata a mãe de
Marina que teve de importá-los e, mesmo assim, como a menina teria que usar
estes artigos constantemente, importar os produtos não seria a alternativa mais
viável, tanto na questão de tempo, quanto na questão financeira.
Foi então que, em 1993, Sarah - em
sociedade com sua irmã – a bióloga Julinha Lazaretti - observando a carência
deste segmento no Brasil, o elevado número de alérgicos que também passavam
pelas mesmas dificuldades de Marina, acreditou neste mercado e fundou a
Alergoshop – primeira empresa do Brasil totalmente voltada a produtos
hipoalergênicos.
“Após a realização de diversas pesquisas
entre médicos alergistas e busca de produtos nos EUA e no Brasil que pudessem
atender este mercado de forma séria e ética, nós fundamos nossa primeira loja,
em São Paulo”, relata Sarah.
Desde então, a marca foi expandindo e
virou referência entre os alérgicos e até mesmo aqueles que não sofrem com
alergias, mas optam por soluções mais saudáveis no dia a dia. Segundo a OMS –
Organização Mundial de Saúde – cerca de 30% dos brasileiros sofre com algum
tipo de alergia e, para eles, a marca oferece cerca de 280 itens, a maioria
fabricação própria, mas também em parceria com outras empresas.
Todos de acordo com as normas da ANVISA
(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), abrangendo as mais diversas áreas
incluindo cosméticos, maquiagens, esmaltes, aparelhos respiratórios, capas para
colchão e travesseiro antiácaros, roupas, coletor menstrual e até produtos para
pets. Quatro novos itens serão incorporados ao catálogo até o fim do ano.
Hoje a Alergoshop conta com 10 lojas
próprias e seis unidades franqueadas. Distribuídas entre os estados de
São Paulo, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo. O
objetivo é inaugurar 15 novas lojas até 2025.
“Somos a única rede de franquias de
produtos hipoalergênicos do Brasil. Com essa motivação, esperamos pessoas
interessadas em ter um negócio de sucesso, com um nome já consolidado e suporte
completo, que estejam em sintonia conosco, para levar qualidade de vida para os
habitantes de todos os estados brasileiros. Buscamos gente motivada, que queira
ganhar dinheiro fazendo algo realmente bacana”, conta Julinha Lazaretti, sócia
de Sarah.
Ficha de investimentos
Ano de fundação: 1993
Início no franchising: 2012
Número de unidades próprias: 3
Número de franquias: 7
Investimento inicial total: de R$190 a
R$240mil
Taxa de franquia: R$40 mil
Adequação de imóvel e reforma: R$30mil
Móveis e equipamentos: R$55mil
Capital de giro: R$80mil
Royalties: 40% no produto
Taxa de fundo de marketing: 4,3% no
produto
Faturamento médio mensal por unidade:
R$35mil
Lucro médio mensal por unidade: R$10mil
Prazo de retorno: 36 meses
Número de funcionários: 02
Site: www.alergoshop.com.br
Telefone para contato: (11) 993297-3787
E-mail para contato: franquia@alergoshop.com.br
Nenhum comentário