Últimas

Filha alérgica inspira mãe a criar a primeira rede de franquias dedicada a produtos hipoalergênicos do Brasil

Diretora de empresa de produtos para alérgicos diz ter criado seu negócio baseada em necessidades da própria filha alérgica

No começo da década de 90, a enfermeira obstétrica Sarah Lazaretti passou grandes dificuldades com sua filha Marina, que na época tinha apenas três anos de idade. “Ela sofria de diversas alergias aos alimentos com corantes artificiais (balas, ketchup, sucos prontos etc.), areia, lycra, medicamentos com Ácido Acetil Salicílico e níquel”, conta Sarah.

A empresaria conta que tais produtos desencadeavam reações alérgicas em forma de dermatite atópica, que se expressavam especialmente em feridas na pele de Marina, que também desenvolveu alergias respiratórias, como bronquite, rinite e sinusite, estas causadas por ácaros e pó.

Diante da tal situação, Sarah se viu obrigada a comprar produtos hipoalergênicos – livres de diversos compostos alérgenos, presentes em itens convencionais – para que a filha pudesse ter uma vida saudável.

“A tarefa não foi nada fácil, já que a dificuldade em encontrar estes produtos no Brasil era enorme”, relata a mãe de Marina que teve de importá-los e, mesmo assim, como a menina teria que usar estes artigos constantemente, importar os produtos não seria a alternativa mais viável, tanto na questão de tempo, quanto na questão financeira.

Foi então que, em 1993, Sarah - em sociedade com sua irmã – a bióloga Julinha Lazaretti - observando a carência deste segmento no Brasil, o elevado número de alérgicos que também passavam pelas mesmas dificuldades de Marina, acreditou neste mercado e fundou a Alergoshop – primeira empresa do Brasil totalmente voltada a produtos hipoalergênicos.

“Após a realização de diversas pesquisas entre médicos alergistas e busca de produtos nos EUA e no Brasil que pudessem atender este mercado de forma séria e ética, nós fundamos nossa primeira loja, em São Paulo”, relata Sarah.

Desde então, a marca foi expandindo e virou referência entre os alérgicos e até mesmo aqueles que não sofrem com alergias, mas optam por soluções mais saudáveis no dia a dia. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – cerca de 30% dos brasileiros sofre com algum tipo de alergia e, para eles, a marca oferece cerca de 280 itens, a maioria fabricação própria, mas também em parceria com outras empresas.

Todos de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), abrangendo as mais diversas áreas incluindo cosméticos, maquiagens, esmaltes, aparelhos respiratórios, capas para colchão e travesseiro antiácaros, roupas, coletor menstrual e até produtos para pets. Quatro novos itens serão incorporados ao catálogo até o fim do ano.

Hoje a Alergoshop conta com 10 lojas próprias e seis unidades franqueadas.  Distribuídas entre os estados de São Paulo, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo. O objetivo é inaugurar 15 novas lojas até 2025.

“Somos a única rede de franquias de produtos hipoalergênicos do Brasil. Com essa motivação, esperamos pessoas interessadas em ter um negócio de sucesso, com um nome já consolidado e suporte completo, que estejam em sintonia conosco, para levar qualidade de vida para os habitantes de todos os estados brasileiros. Buscamos gente motivada, que queira ganhar dinheiro fazendo algo realmente bacana”, conta Julinha Lazaretti, sócia de Sarah.

Ficha de investimentos

 Ano de fundação: 1993

Início no franchising: 2012

Número de unidades próprias: 3

Número de franquias: 7

Investimento inicial total: de R$190 a R$240mil

Taxa de franquia: R$40 mil

Adequação de imóvel e reforma: R$30mil

Móveis e equipamentos: R$55mil

Capital de giro: R$80mil

Royalties: 40% no produto

Taxa de fundo de marketing: 4,3% no produto

Faturamento médio mensal por unidade: R$35mil

Lucro médio mensal por unidade: R$10mil

Prazo de retorno: 36 meses

Número de funcionários: 02

Site: www.alergoshop.com.br

Telefone para contato: (11) 993297-3787

E-mail para contato: franquia@alergoshop.com.br

Nenhum comentário