Franquias brasileiras retomam planejamento e vão em busca de expansão no exterior
Reino Rural, rede especializada em produtos
agropecuários, aposta no Paraguai para expandir a marca
O movimento de internacionalização das franquias
está cada vez mais forte e o Paraguai é o terceiro principal destino das marcas
brasileiras, com 44 redes em pleno funcionamento. Os dados são da Associação
Brasileira de Franchising, referente ao ano passado, que traz em primeiro lugar
os Estados Unidos, que abrigam 69, seguido por Portugal, com 51. Dos dez países
com maior número de marcas brasileiras, cinco são da América do Sul.
No ano passado, o número de marcas presentes no
exterior aumentou em 12%, chegando a 183, vinte a mais que no ano anterior. A
indústria de franchising impulsiona o varejo, movimenta a economia, gera
emprego, renda e qualificação profissional. E é com este espírito que o Brasil
apresenta ao mundo seus conceitos e marcas genuinamente nacionais.
A CEO da Reino
Rural Franchising, franquia especializada em
produtos agropecuários, Viviane Henriques, destaca ainda o potencial
desses países. “É a região de maior produção de alimentos básicos do mundo e a
maior exportadora de itens alimentícios. No caso do Paraguai, em especial, a
pecuária está presente em todo o território, a previsão para este ano é
produzir 570 mil toneladas de carne bovina.”
Parceria com
suporte
Para ajudar os empreendedores com interesse em
expandir fora do país, a ABF promove o programa Franchising Brasil, projeto de
internacionalização das redes brasileiras de franquias realizado por meio de
uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising e da Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
Ao longo de 15 anos de trabalho, a entidade e os
empresários participantes do projeto estiveram em mais de 40 países em todos os
continentes, participando das mais importantes feiras do setor de franchising e
de missões internacionais comerciais e de prospecção.
Atualmente, mais de 100 empresas participam do
projeto. Além de adquirir conhecimento e experiência, essas empresas se
desenvolveram, levando conceitos brasileiros para diversas partes do mundo e
gerando divisas para o país.
Vantagens da
Internacionalização
As franquias brasileiras vêm conquistando sucesso
no Brasil e no exterior. A internacionalização proporciona uma série de
benefícios à marca. O principal deles é a oportunidade de explorar mercados
novos e com grande potencial de crescimento.
Além disso, haverá aumento na escala de produção,
com aproveitamento da capacidade total da empresa, o aperfeiçoamento dos
processos produtivos, industriais e comerciais, a redução da dependência das
vendas internas. A rede não fica refém das oscilações do mercado interno.
“É preciso entender ainda que as franquias que têm
unidades no exterior acabam se tornando mais atrativas no mercado
nacional. O investidor enxerga a marca
com outros olhos, reconhecendo o potencial de crescimento, capacidade e
qualidade dos produtos oferecidos. É preciso ampliar o campo de visão, olhar o
todo e observar as vantagens, que são muitas”, reforçou Viviane.
Economia em
destaque
Enquanto o PIB brasileiro deve aumentar 1,8% em
2022, segundo o IPEA, o PIB paraguaio deverá subir 3,8% e o da Bolívia 3,2%. Os
dados são da agência IP, com base nos dados dos governos nacionais.
O grande trunfo da região está na extensão das
áreas, clima e disponibilidade hídrica, favoráveis à agricultura e essências
para aumentar a produtividade que tem um potencial enorme. Para Viviane
Henriques, CEO da Reino Rural, o Paraguai em especial tem a pecuária presente
em todo território e uma produção de grãos que é destaque no mundo todo, não há
como negar o potencial”.
A CEO da franquia afirma ainda que é muito
importante conhecer o mercado externo e os possíveis investidores fora do
Brasil. “Atuar em outro país é um
desafio que a Reino Rural está pronta para assumir, queremos tornar nossos
produtos mais competitivos também no exterior”, finalizou.
Sobre
a Reino Rural Franchising
A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses. www.reinoruralfranchising.com.br
Nenhum comentário