Higienização dos itens de decoração: de cortinas à almofadas, saiba de quanto em quanto tempo a lavagem deve ser feita
É indispensável para o bem-estar de qualquer lar, a limpeza e organização dos ambientes, incluindo as peças decorativas. Se é comum a lavagem de roupas, toalhas e lençóis, os itens que compõem a decoração também merecem a mesma atenção especial. O CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, Angelo Donaton, listou alguns cuidados para essa etapa e como a prática traz benefícios tanto para o ambiente quanto para a saúde.
Cortinas- A maioria pode ser lavada de duas
a três vezes por ano, dependendo do tecido e da necessidade. Em locais de muita
exposição à poeira, a lavagem deve ocorrer a cada três meses, pois o acúmulo de
pó pode trazer riscos à saúde. “Para lavagem em máquinas, é importante
atentar-se ao material em questão. O ciclo delicado é o mais recomendado e o
uso de sabão neutro também. Além disso, vale conferir a temperatura no uso de
secadoras”, explica Angelo.
Capas de almofada- Peças chave na decoração, as almofadas
também são grandes acumuladoras de poeira. “No caso do uso de capas,
recomendamos a lavagem a cada três meses. Isso vai depender, é claro, da
exposição que esse material sofre. Em casas com crianças e animais, por
exemplo, essa higienização pode ser feita mensalmente. Outra dica bacana é não
desperdiçar a oportunidade de deixar as janelas e portas abertas. Quanto mais
arejado o ambiente, melhor”, completa.
Travesseiros- A higienização dos travesseiros exige
pouca manutenção durante o ano, já que a atenção é maior com as fronhas. “A
lavagem dos travesseiros deve ser feita a cada seis meses, dessa forma evita-se
o acúmulo de poeira e aparição de mofo. Deixar as peças no sol sempre que
possível também auxilia nesse processo de higienização. Já as fronhas devem ser
trocadas semanalmente, pois são elas que entram em contato com o rosto e
resquícios de células mortas, um processo natural do corpo, o que leva ao
acúmulo de mais sujeiras”, aponta Angelo. Outra dica do CEO nesse caso é
o uso de sabão líquido para a lavagem, já que é fácil remoção.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 520 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. Em 2021, a rede faturou R$ 8 milhões de reais e para 2022 a expectativa é alcançar R$ 10 milhões e 750 lojas.
Nenhum comentário