Imobitech ajuda consumidor a escolher o imóvel
Somente
7% dos consumidores já sabem o que querem comprar. Plataforma imobiliária
digital quer atender o consumidor desde a escolha até a mudança
A compra de um
imóvel é um processo mais complexo do que parece ser. Trata-se de um dos bens
de mais alto valor que as famílias adquirem, e cuja compra envolve um processo
prá lá de burocrático. Mas a complexidade não se limita a questões financeiras
e documentais. A pesquisa e definição do imóvel certo para o momento de vida
dos usuários, costuma dar nó na cabeça de muita gente. Uma pesquisa realizada
pela plataforma Loft com consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro em
momento de compra de imóveis constatou que apenas 7%, em média, não tinham
dúvida do que desejavam.
O objetivo é ter
mais segurança? Mais sossego ou proximidade com o trabalho? Dá para conciliar
tudo isso na compra? Casa ou apartamento? Vale a pena morar em um imóvel
melhor, porém mais distante? É preciso mais espaço ou um bom projeto de
arquitetura e decoração resolveria? Ao buscar respostas para seus
questionamentos, o comprador normalmente encontra novas dificuldades pela
frente…
Ele muitas vezes se
depara com abordagens tendenciosas e informações distorcidas. Não tem
referência de preço e não recebe uma avaliação precisa de quanto deverá gastar
no imóvel para deixá-lo, de fato, pronto para se mudar. Se está financiando,
tem dificuldades de descobrir o custo a longo prazo de sua compra e ainda se
depara com pressão por parte de alguns profissionais de venda.
”Não se trata apenas
de se ter ou não o dinheiro, existe ainda todo um processo por trás da escolha,
que é uma verdadeira caixa preta. Na maior parte das vezes, o consumidor só
percebe isso depois que vive essa experiência. Muitas vezes, ele, inclusive,
carrega dúvida se fez a melhor escolha mesmo depois de ter comprado”, diz
Marcos Henrique Santos, empreendedor e especialista do setor imobiliário.
O problema é que
poucas vezes na vida o brasileiro irá passar por esse momento - 1,8 vezes na
vida, segundo pesquisas. Ou seja, provavelmente, depois de passar pela
experiência, o aprendizado pode nem ser útil para uma segunda compra. Marcos
acompanha essa realidade do mercado imobiliário há 12 anos e, para melhorar a
experiência do consumidor nessa jornada desenvolveu a imobitech Launch For You,
uma startup do mercado imobiliário cujo foco é trazer o cliente para o centro
do negócio.
“Não estamos
inventando uma nova atividade. Nós estamos usando a tecnologia para transformar
os serviços tradicionais, como fez a Uber com os serviços de transporte, a
Netflix com a locação de filmes, o Nubank com os serviços bancários, o Spotify
com o mercado de música", diz ele, que possui especialização em
Acceleration & Entrepreneurship (Wharton Executive Education) e Digital
Transformation (MIT Sloan Executive Education), ambas nos Estados Unidos, e
desenvolveu habilidades na estruturação de startups e modelagem de negócios
fundamentados nos ganhos de escala pelo canal digital.
Como funciona
Ao acessar o site
www.launchforyou.com.br, a primeira experiência de atendimento se dá por
meio de uma ferramenta interativa para mapeamento de perfil. Em menos de dois minutos,
a própria ferramenta já é capaz de cruzar as necessidades do comprador com as
ofertas do mercado e fazer um primeiro direcionamento.
“A ciência de dados
traz mais assertividade para esse primeiro filtro. A tecnologia acelera e
simplifica o processo de levantamento das ofertas que fazem sentido para aquele
consumidor. A memória falha, o banco de dados, não", sintetiza.
Por outro
lado, o processo não para nos algoritmos: o atendimento segue de
forma humanizada e personalizada em um segundo momento. Entram em cena os
corretores de imóveis, exclusivos da imobtech, que agendam uma reunião online
com o cliente para lhe apresentar as sugestões obtidas a partir do mapeamento
de perfil.
O passo seguinte são
as visitas presenciais nos imóveis, nas quais a Launch For You irá inovar com
consultorias exclusivas. Uma delas será com o escritório de arquitetura
Sá+Spessatto, com mais de 10 anos de história e tendo à frente as arquitetas
Andréia Spessatto e Náira Sá. Uma arquiteta da empresa acompanhará as visitas
aos decorados para dar orientações e esclarecer dúvidas. “O arquiteto ajuda o
consumidor a olhar melhor para o espaço. Ele entende como adequar as
necessidades do futuro usuário ao uso do imóvel”, observa Marcos.
No fechamento do
negócio, a Launch For You irá disponibilizar assessoria jurídica onde um
advogado esclarecerá as dúvidas do contrato de compra e venda, se o cliente
desejar.
Marcos lembra ainda
que, mesmo após a compra do imóvel, a imobitech vai manter um relacionamento
próximo ao cliente em suas necessidades futuras. A empresa desenvolveu uma rede
de parceiros exclusivos com benefícios que vão do projeto de arquitetura à
compra de móveis, planejados e eletrodomésticos.
"O foco é
auxiliar o consumidor da busca do imóvel até a mudança. Vamos atendê-lo desde o
início, valorizando cada necessidade. Não é oferecer o imóvel que está na
prateleira, dando enfoque só no produto. A nossa intenção é realmente trazer
uma solução personalizada e pautada na experiência, serviço e inovação
diminuindo a insegurança e facilitando a escolha”, destaca o idealizador do
projeto.
Conheça a Launch For You e viva uma nova experiência.
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