Indústria: quatro passos para as empresas do setor darem início a sua jornada sustentável
* Por Carlos Urbano, diretor de
Industrial Automation da Schneider Electric Brasil
À medida que o segmento industrial se
desenvolve e se torna mais tecnológico, a sustentabilidade passa a ser um tema
cada vez mais relevante. Seja para atender a demandas sociais quanto para estar
em conformidade com o mercado – diante de consumidores e investidores exigentes
–, o setor tem sentido a necessidade de se adaptar e modernizar.
Segundo uma pesquisa da Confederação
Nacional da Indústria (CNI), 98% das médias e grandes indústrias adotam pelo
menos uma ação sustentável em suas operações. Além disso, 63% das companhias
vão ampliar os investimentos na área nos próximos dois anos e, mesmo com a
pandemia, 28% delas disseram ter ampliado esse tipo de investimento nos últimos
18 meses.
Com todas essas movimentações, que
acontecem de maneira cada vez mais rápida, muitas indústrias ainda têm dúvidas
ou receio de dar os primeiros passos no quesito sustentabilidade. Da elaboração
de estratégias para cada ação até a maneira correta de designar cada
investimento, diversas empresas ainda se questionam por onde começar. Como uma
forma de ajudá-las nesse impasse, listei abaixo os principais pontos a serem
seguidos pelas indústrias que buscam uma jornada sustentável.
1 - Compreensão do mercado
e das próprias operações
Para dar certo, é necessário que todo
novo investimento faça sentido para os negócios. Na indústria, onde ainda há
ambientes a ser modernizados ou melhorados, isso é ainda mais evidente.
Mesmo que esteja em ritmo de
recuperação, já que, conforme aponta a CNI, a produção industrial tenha voltado
a ficar acima da linha divisória de 50 pontos em maio, o setor ainda está muito
cauteloso para novos investimentos. São muitos desafios acontecendo
simultaneamente e evoluindo rapidamente, como a pandemia, o recesso econômico
no geral e a falta de mão de obra especializada.
Por isso, um passo fundamental para dar
início a uma jornada de sustentabilidade
é conhecer o próprio negócio. Entender quais são os pontos fortes e fracos da
operação, quais são as prioridades do mercado de atuação e qual é o nível de
modernização de cada sistema ajuda as empresas a traçar as melhores
estratégias.
2 - Caminhos para diferentes negócios
Depois de entender o próprio negócio e a
evolução do mercado, outro passo fundamental é compreender que há diversos
caminhos a serem trilhados conforme o tamanho, consolidação e atuação de uma
empresa. As organizações podem optar por ações sustentáveis que fazem sentido
com o seu orçamento, com os seus valores e com o que é possível ser
realizado.
Entre as possibilidades para a indústria
estão o reaproveitamento de água, a gestão de resíduos (com destaque para o uso
de materiais reciclados nas operações e para o descarte correto do lixo),
eficiência energética e descarbonização.
De acordo com o estudo da CNI, a maior
parte das ações sustentáveis no setor é em relação ao desperdício de água e
energia (91%) e à gestão de resíduos, também apontada como prioridade por 91%
das companhias.
3 - Objetivos de médio e longo prazos
Estabelecer metas de médio e longo
prazos é essencial para qualquer jornada sustentável. Ao ter um objetivo, a
execução de estratégias e ações passa a seguir uma linha coerente, indicando
para o mercado aonde a empresa pretende chegar e quais serão os impactos
gerados. Além disso, tornar essa informação pública potencializa o
comprometimento e a dedicação das organizações – sendo visto com bons olhos por
investidores e consumidores.
4 - Métricas e acompanhamento
Outra parte fundamental de uma jornada
sustentável é estabelecer métricas e, principalmente, monitorar de forma
contínua e precisa cada ação desenvolvida. Isso ajuda a entender se as
estratégias traçadas estão de acordo com os compromissos assumidos e se é
preciso fazer alterações pelo caminho, ajustando alguns pontos, para alcançar
os melhores resultados.
Além disso, as métricas são de extrema
importância em conversas com investidores. Por meio delas, é possível mostrar
os esforços e indicar comprometimento – tanto com o avanço do setor quanto dos
negócios em si. Sendo assim, acaba sendo um fator-chave no ganho de
competitividade.
Diante dos pontos abordados, a ideia de que a “indústria do futuro” é o que estamos vivendo agora fica ainda mais clara. O mundo está mudando em uma velocidade que não tínhamos visto antes e, com isso, o setor industrial precisa se adaptar para atender às novas demandas. Seja na digitalização ou na sustentabilidade, o avanço do segmento representa, além de uma recuperação, uma consolidação em um mercado cada vez mais competitivo.
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