Últimas

Instituto Cervantes aborda a gastronomia cubana em nova edição do Clube Virtual de Conversação

O evento gratuito é aberto a todos que desejam praticar o espanhol e aprofundar seus conhecimentos sobre as tradições e cultura dos países hispanofalantes

Divulgação

A cultura alimentar cubana é o resultado direto de vários fatores que se mesclam: a história das diferentes pessoas que se fixaram ali, sua localização e seu clima tropical. Para aprofundar sobre o assunto, no dia 25 de agosto, das 18h às 19h, o Instituto Cervantes promove mais uma edição do “Clube Virtual de Conversação”, com o tema “Gastronomia Cubana”.

O evento gratuito tem o objetivo de promover uma roda de conversação aberta a todos que desejam praticar o espanhol e aprofundar seus conhecimentos das tradições e cultura dos países hispanofalantes. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição pelo Eventbrite: https://www.eventbrite.com.br/e/clube-de-conversacao-gastronomia-cubana-tickets-397028431727

Esta edição terá como convidada Ingrid Abreu Abab que falará como as migrações e os eventos históricos influenciaram na identidade alimentar da ilha. “A comida forma parte da vida cotidiana, está presente em cada um dos círculos sociais e se reinventa neles. Minha apresentação tem como objetivo promover o conhecimento sobre a culinária cubana e como a história a influenciou. Haverá uma breve referência aos hábitos alimentares dos grupos indígenas que viviam em Cuba antes da chegada dos espanhóis e como esses hábitos se influenciaram. Em seguida, uma breve referência à chegada dos africanos e como a alimentação e a religião se misturam na cultura iorubá. Além disso, a conversa fará referência a outros migrantes de diferentes partes do mundo e como suas comidas típicas também se tornaram nossas”, comenta.

Também fará parte da roda de conversa, a história dos pratos mais relevantes da comida cubana, como congríajiacotamales, as variadas formas de como se prepara as bananas, os coquetéis emblemáticos da cultura cubana e a história por trás deles. “Outra abordagem será sobre as festas populares e o papel da cardoza como união dos cubanos após o processo revolucionário. Como a música é alegórica à comida, as expressões nas artes plásticas, enfim, como tudo isso tem ligação direta com a gastronomia cubana”, completa.

O “Clube de Conversação” é uma iniciativa dos Institutos Cervantes de Belo Horizonte, Curitiba e Brasília e conta com a colaboração da rede de Institutos Cervantes no Brasil. O clube também contará com a moderação da nativa em língua espanhola, Alejandra Estela, por meio da agência Hola! Intercâmbio & Cultura.

 

Serviço: Clube Virtual de Conversação Instituto Cervantes – Agosto

Data: 25 de agosto

Horário: 18h às 19h

Inscriçãohttps://www.eventbrite.com.br/e/clube-de-conversacao-gastronomia-cubana-tickets-397028431727

Mais informações: bibcuri@cervantes.es

Nenhum comentário