Instituto Fadaris retoma atividades da iniciativa Pequenos Autores, Grandes Histórias
Projeto dedicado para crianças entre 8 e 12
anos, tem como objetivo promover a escrita como uma atividade prazerosa e
divertida para este público. Serão realizadas três edições até o final de 2023
O Pequenos
Autores, Grandes Histórias, projeto do Fadaris - Instituto de Desenvolvimento,
Educação e Cidadania, tem como propósito estimular uma cultura
de interesse à literatura desde cedo, para além de incentivar a capacidade
criativa, imaginativa, lúdica, empática e artística. Nos próximos 10 meses, 60
crianças estudantes de escolas públicas serão impactadas diretamente por meio
de três edições deste projeto que faz parte do plano anual aprovado pelo ProAC
ICMS, viabilizadas com patrocínio via lei de incentivo da Comgás, Tirolez,
Wickbold, Kikkoman e Oster®.
“As atividades levam um novo sentido à
experiência social da escrita e da leitura, ampliando as trocas culturais entre
crianças e jovens de diferentes realidades, potencializa as capacidades de
pensar, criar e agir, fortalece a autoestima e autonomia, democratizando o
acesso a ferramentas de qualidade de leitura e produção textual adequadas à
faixa etária”, completa Beatriz Mansberger, fundadora do Instituto Fadaris.
Para esta nova fase do projeto, Beatriz
encabeçará o time composto por psicólogas, pedagogas, ilustrador e voluntários,
que por meio de ciclo de oficinas, irão realizar atividades em parceria com uma
ONG já estabelecida na região. Cada edição é composta por oito encontros,
com temas diversos e metodologias lúdicas:
- 1º encontro “cidadania”:
construção cooperativa → os agentes indutores do tema levantam questões e
vão escrevendo em um quadro as respostas, de modo a construir um texto
coletivo com frases e reflexões trazidas pelas crianças.
- 2º encontro “respeito”:
todos por um → alguns papéis são distribuídos pela sala e cada aluno
escreve um parágrafo e passa o papel adiante para que o próximo escreva o
próximo parágrafo e assim sucessivamente até que o texto esteja concluído.
- 3º encontro “dicionário”:
cartolinas coloridas → diversas cartolinas coloridas, em formato de cartas
de baralho, com ilustrações e palavras que as crianças devem trazer o
significado.
- 4º encontro “circo”:
manifestações artísticas → algumas músicas, imagens e poesias são
apresentadas de modo a trazer elementos sobre a magia e o circo.
- 5º encontro “contos de fadas”:
cartas desenhadas → cartas com imagens são tiradas pelos alunos que, com
cada nova imagem, devem combinar frases e parágrafos.
- 6º encontro "sonhos":
algumas frases norteadoras contarão a história de um personagem e seus
sonhos de modo a inspirar as crianças a contarem os seus.
- 7º encontro "meus
sentimentos": mímica, desenhos,
características e criação de personagens que representam as emoções bases
e os sentimentos
- 8º encontro "observando a
cena": cena fictícia com objetos
dispostos na sala como se alguém tivesse passado por ali e, em grupos de 3
crianças, eles devem contar o que aconteceu antes da misteriosa pessoa
sair da cena.
Alunos do Ensino Médio de escolas
particulares são convidados a participarem e, junto com os pequenos, ilustrarem
as histórias criadas, propiciando trocas socioculturais importantes que rompem
os muros da escola. Ao final de cada ciclo de oficinas, cada participante tem o
seu livro impresso e é realizada uma tarde onde os pequenos autores autografam
e entregam os exemplares dos livros aos presentes. Este dia propicia um
ambiente para que as crianças vejam o resultado de toda uma caminhada e se
sintam motivadas a escrever e criar, uma vez que verão suas próprias histórias
contadas e ilustradas, tornando-se então “autoras” de um livro.
Com duas edições já realizadas, sendo a
primeira em 2013, no CCT Paraisópolis, e na Casa do Zezinho, em 2014, a
fundadora da ONG encontrou motivos para retomar o projeto Pequenos Autores,
Grandes Histórias, quando teve acesso aos resultados de pesquisas envolvendo
esta faixa etária, divulgadas por importantes organizações.
“A pandemia deixou marcas também nos
pequenos, e um dado que chamou atenção foi o de que 66,3% é o número de
crianças em fase de início da alfabetização (6 e 7 anos) que não sabiam ler e
escrever, segundo seus responsáveis. Com isso, entendi que retomar as
atividades do projeto pode contribuir para que este público possa ter os
recursos necessários para se tornar o protagonista da construção de sua própria
história de vida”, apresenta Beatriz.
Fonte: Todos Pela Educação (02/2021) - https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao-1.pdf
Sobre Fadaris:
O Fadaris, Instituto de Desenvolvimento,
Educação e Cidadania, fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo
trabalhar o capital social e cultural, mobilizando habilidades por meio de
temas interessantes e estimulantes. As atividades colaboram para uma bagagem
mais robusta e sólida sobre a realidade de si, do mundo e das possibilidades
que o rodeia, incentivando o protagonismo por meio da arte e da cidadania.
O Chef Aprendiz, seu projeto mais
conhecido, realiza edições em ciclos de oficinas, dedicadas a jovens
entre 17 e 24 anos, com atividades voltadas para habilidades socioemocionais,
introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de
trabalho. Contabiliza 9 edições já realizadas - Paraisópolis, Campo Limpo,
Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade e Vila
Andrade - e 136 jovens impactados diretamente. O principal objetivo do processo
como um todo é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor
do currículo, visando empoderar os jovens a ingressarem no caminho profissional
de forma mais segura e preparada.
A outra frente de projeto, o Pequenos Autores, Grandes Histórias, já realizou duas edições pilotos, uma em 2013, no CTT Paraisópolis, e a outra em 2014 na Casa do Zezinho. Este ano marca a retomada das atividades lúdicas de escrita para crianças do ensino público com idades entre 8 e 12 anos. Em formato de edições, suas oficinas têm como principal objetivo estimular uma cultura de interesse à literatura desde cedo e potencializar a capacidade criativa, imaginativa e lúdica dos participantes.
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