Últimas

ISA CTEEP obtém Licença Ambiental de Operação do Projeto Biguaçu

Projeto inédito no País vai trazer segurança energética para a Grande Florianópolis

São Paulo, 1º de agosto de 2022 – Arrematado no lote 01 do leilão de transmissão realizado em junho de 2018, a Interligação Elétrica Biguaçu (SC), em construção pela ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, recebeu, no último dia 28, a Licença Ambiental de Operação emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com validade de quatro anos. 

Ao todo, foram construídos 57 km de linhas de transmissão, incluindo trechos aéreos, submarinos e subterrâneos, algo inédito no País, além da construção de uma nova subestação e da ampliação de outra já existente. Com isso, Florianópolis passa a ter três sistemas de transmissão interligados diretamente à rede básica, que são ativos mais confiáveis.

O projeto também vai aumentar a oferta e melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia para toda a região da Grande Florianópolis, além de dar maior estabilidade de tensão e segurança operacional. Com isso, potencializa o desenvolvimento econômico, social e tecnológico local, pois amplia a capacidade para suportar o aumento de cargas decorrente da expansão das atividades econômicas.

O empreendimento, em fase de conclusão, tem o investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de R$ 641 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de R$ 49,7 milhões no período 2022-2023. 

“Esse projeto foi planejado para garantir o fornecimento de energia à cidade de Florianópolis, prevendo um crescimento da demanda de carga nos próximos 25 anos. Portanto, permite um maior desenvolvimento local, reforçando a nossa participação no sistema elétrico nacional e o nosso compromisso com a geração de valor sustentável”, diz Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP.

Interligação Elétrica Biguaçu

Sobre a ISA CTEEP 

Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 139 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu principal acionista é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Nenhum comentário