Últimas

Leitura remota para radiologistas: o que é necessário?


Para os radiologistas, ler diagnósticos de casa é uma prática cada vez mais comum, pois, os benefícios que trazem consigo vão desde passar menos tempo se deslocando para o local de trabalho, até um melhor equilíbrio entre tarefas diárias e vida pessoal. Da mesma forma, a leitura remota gera maior produtividade diante da crescente carga de trabalho nessa área. 

Diante dessa nova tendência de leitura remota, os especialistas devem saber quais são as normas e especificações a serem cumpridas para realizar seu trabalho remotamente. Para fornecer mais informações, o especialista Francisco Fandiño, diretor executivo da Barco na América Latina, explica as principais considerações para diagnósticos remotos com o apoio de soluções tecnológicas que atendem aos padrões estabelecidos em todo o mundo.

      1 - Padrão DICOM  

De acordo com o American College of Radiology (ACR), se recomenda um padrão de qualidade profissional elevado e único tanto para os provedores de telerradiologia como para os radiologistas in situ, portanto, as últimas diretrizes estabelecem que, para cada monitor de grau médico, deve haver padrões de luminância de tela, tamanho do pixel e calibração de acordo com o padrão DICOM. 

As telas de diagnóstico devem estar em conformidade com a função de tela padrão em escala de cinza (GSDF) DICOM, e o ACR recomenda que os serviços de telerradiologia sejam incorporados às operações locais relacionadas à segurança e qualidade dentro da prática de radiologia, hospital ou centro de imagem. Quando a conformidade é garantida 24 horas por dia, 7 dias por semana, os radiologistas podem ficar completamente tranquilos sobre seu desempenho de leitura.  

      2 - Luminância 

Em relação à Norma Técnica para a Prática Eletrônica de Imagem Médica ACR-AAPM-SIIM, as telas médicas devem ter uma luminância de pelo menos 350 cd/m² (450 recomendados no caso de mamografia).  

Este regulamento dá aos radiologistas a segurança de terem tons mais visíveis de cinza para que possam detectar detalhes sutis mais rapidamente, a luminância é um fator que deve permanecer estável ao longo do tempo, de modo que a saída de luminância deve ser medida e controlada, mesmo em um ambiente doméstico. 

      3 - Distância entre pixel e tamanho da tela 

Outro aspecto a considerar é a distância entre pixels, que está relacionada à resolução da tela e ao tamanho da diagonal. Quando se tem uma tela maior com uma alta resolução, ela apresentará mais dados, o que significa que os radiologistas têm uma melhor qualidade de imagem para análise.  

“O tamanho da tela também reduz a necessidade de rolagem, zoom e gera uma leitura mais eficiente. Por isso, é importante que os especialistas utilizem monitores de grau médico, já que algumas telas de consumo possuem especificações semelhantes em comparação com as telas médicas, porém, estas não são adequadas para leitura em casa”, disse o especialista da Barco.  

Como resultado, a leitura remota é uma nova oportunidade para melhorar os fluxos de trabalho, pois, quando os monitores de diagnósticos atendem aos padrões, normas e diretrizes médicas, os especialistas podem obter resultados mais precisos em comparação com um monitor convencional, bem como a tranquilidade de uma visualização completa do estudo analisado.

Sobre a Barco 

A Barco é uma líder global em tecnologia que desenvolve soluções de visualização em rede para os mercados de entretenimento, empresarial e saúde.  Nossas soluções têm um impacto visível, pois, permitem que as pessoas desfrutem de experiências de entretenimento atrativas; incentivem o compartilhamento de conhecimento e a tomada de decisões inteligentes nas organizações, e ajudam os hospitais a fornecer a seus pacientes os melhores cuidados possíveis. 

Com sede em Kortrijk (Bélgica), a Barco alcançou vendas de 804 milhões de euros em 2021 e conta com uma equipe global de mais de 3.000 funcionários, cuja paixão pela tecnologia se reflete em mais de 500 patentes concedidas. A Barco está listada na Bolsa de Valores de Bruxelas desde 1985. (Euronext: BAR; Reuters: BARBt.BR; Bloomberg: BAR BB). 

Para mais informações visite o site https://www.barco.com/pt/ ou siga-nos no LinkedIn, Twitter, Youtube e Facebook.

Nenhum comentário