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Linha 6-Laranja retoma operações da tuneladora que vai perfurar no sentido sul

Expectativa é de que o equipamento, que fará escavação em solo, percorra 12 metros em média por dia

São Paulo, agosto de 2022 – Começou hoje (31) a retomada das escavações no sentido sul da Linha 6-Laranja de metrô. A tuneladora Maria Leopoldina já fez o túnel desde o poço VSE Tietê até o SE Aquinos e agora iniciou seu percurso para sua segunda parada, a estação Santa Marina.

“Essa é a maior obra da América Latina. Isso mostra o esforço do Governo de São Paulo em fazer obras de mobilidade que vão transformar a vida das pessoas. Daqui a três anos, a cidade de São Paulo será beneficiada com essa grande obra, que vai transportar mais de 600 mil pessoas todos os dias, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o tempo no transporte público”, disse o governador do Estado, Rodrigo Garcia. 

Conforme a concessionária Linha Uni, responsável pela operação da nova linha, o equipamento, conhecido como Tatuzão, fará a perfuração em solo, com previsão de percorrer 12 metros em média por dia, realizando o trecho que compreende as estações Santa Marina até São Joaquim. Uma segunda tuneladora fará o sentido norte da linha com previsão de início em outubro, até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha. 

“A tuneladora vai operar por aproximadamente 10 quilômetros, abrangendo dez estações que constituirão o traçado Sul da Linha 6-Laranja e que integrarão com 4 linhas já operativas”, explica Nelson Bossolan, CEO da Linha Uni.

O equipamento pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros/as, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança.

As obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo contam com 35 frentes de trabalho ativas. A Linha Uni ligará a Brasilândia à Estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros, com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos. A linha deverá transportar cerca de 633 mil passageiros por dia.

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, que realizará a operação por 19 anos.

Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

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