Linha 6-Laranja retoma operações da tuneladora que vai perfurar no sentido sul
Expectativa é de que o equipamento, que fará
escavação em solo, percorra 12 metros em média por dia
São Paulo, agosto de 2022 – Começou hoje (31) a retomada das
escavações no sentido sul da Linha 6-Laranja de metrô. A tuneladora Maria
Leopoldina já fez o túnel desde o poço VSE Tietê até o SE Aquinos e agora
iniciou seu percurso para sua segunda parada, a estação Santa Marina.
“Essa é a maior obra da América Latina.
Isso mostra o esforço do Governo de São Paulo em fazer obras de mobilidade que
vão transformar a vida das pessoas. Daqui a três anos, a cidade de São Paulo
será beneficiada com essa grande obra, que vai transportar mais de 600 mil
pessoas todos os dias, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o tempo no
transporte público”, disse o governador do Estado, Rodrigo Garcia.
Conforme a concessionária Linha Uni,
responsável pela operação da nova linha, o equipamento, conhecido como Tatuzão,
fará a perfuração em solo, com previsão de percorrer 12 metros em média por
dia, realizando o trecho que compreende as estações Santa Marina até São
Joaquim. Uma segunda tuneladora fará o sentido norte da linha com previsão de
início em outubro, até a futura estação Brasilândia, com escavação em
rocha.
“A tuneladora vai operar por
aproximadamente 10 quilômetros, abrangendo dez estações que constituirão o
traçado Sul da Linha 6-Laranja e que integrarão com 4 linhas já operativas”,
explica Nelson Bossolan, CEO da Linha Uni.
O equipamento pesa 2 mil toneladas e tem
109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina
possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do
material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre
os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora,
estão engenheiros/as, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica,
agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança.
As obras da Linha 6-Laranja de metrô de
São Paulo contam com 35 frentes de trabalho ativas. A Linha Uni ligará a
Brasilândia à Estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15
quilômetros, com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da
cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23
minutos. A linha deverá transportar cerca de 633 mil passageiros por dia.
O empreendimento é uma parceria
público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária
Linha Universidade, que realizará a operação por 19 anos.
Sobre a Linha Universidade ou Linha
6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a
Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na
zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a
apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e
meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.
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