Livro digital dá o passo a passo para implantar os critérios ESG e mostra as vantagens de fazer parcerias com ONGs
Material produzido pela Phomenta traz aspectos
teóricos, estratégias que devem ser seguidas e reúne cases reais de negócios
que se uniram a organizações
A sigla ESG – Environmental, social and
Governance (ambiental, social e governança) – ganhou força no Brasil em meados
de 2020, impulsionada pela pandemia, e tem dominado as discussões do mundo
corporativo. O setor privado nunca foi tão questionado sobre suas práticas e
pressionado a adotar modelos de gestão que não foquem apenas no lucro. Ainda
que se conheça a necessidade de adaptação rápida, muitas empresas ainda não
sabem como incorporar os critérios no dia a dia. Para ajudar nesse percurso, a
Phomenta publicou o e-book Como
as ONGs podem apoiar as empresas nas metas ESG, que está
disponível para download
gratuito.
A publicação traz um amplo conteúdo que
reúne teoria, indicação de práticas a serem adotadas e exemplos de empresas
brasileiras que obtiveram resultados positivos na área. “O ESG é um conjunto de
práticas que as empresas podem adotar para melhorar a relação com o meio
ambiente e com seus parceiros (colaboradores, clientes e comunidade), além de
qualificar as práticas de compliance
e de governança corporativa”, explica a gerente de programas corporativos da
Phomenta, Clarissa Pires.
De acordo com Clarissa, a popularização
do ESG envolve não só a demanda do mercado financeiro para que as empresas
investidas adotem as metas ESG, mas também o crescimento de um novo padrão de
consumo, em que os clientes mostram-se mais preocupados com a ética e a
sustentabilidade ao comprarem um produto ou serviço. “Empresas que adotam
práticas ESG têm mais retornos financeiros, por isso, é estratégico fazer essas
mudanças”.
Parceria com ONGs
Trabalhar em conjunto com as
organizações do Terceiro Setor é uma forma de concretizar as estratégias ESG,
especialmente no que diz respeito ao “S” de social. “As ONGs são especialistas
em solucionar problemas que a gente enfrenta como sociedade e, muitas vezes,
elas podem ter as respostas de que as empresas precisam, por exemplo: como
melhorar a questão da desigualdade na comunidade de entorno. A ONG pode ser
parceira para que a empresa consiga, mais rápido e com muito mais efetividade,
resolver um problema identificado. Além disso, a ONG também pode prestar
serviços de consultoria em áreas como diversidade, empregabilidade e
ambiental”, detalha Clarissa.
Negócio de impacto que, entre outras
atividades, promove a conexão entre empresas e ONGs por meio de iniciativas
como programa de voluntariado corporativo, a Phomenta trouxe para o e-book o
conhecimento construído ao lado de clientes que estão se tornando referência na
área de ESG.
“Nós criamos programas de voluntariado
corporativo em que os colaboradores da empresa atuam como consultores de gestão
de uma ONG. Essa é uma forma de impactar a comunidade levando conhecimento do
mundo corporativo para as organizações sociais, maximizando o impacto delas.
Esse programa também é um treinamento em que o colaborador aprende metodologias
de inovação e gestão. Levar capacitação para os colaboradores é uma das metas
do “S” de ESG. O que a Phomenta faz é ajudar na criação de uma cultura
pró-impacto na empresa, envolvendo os colaboradores. Participar de um programa
de voluntariado traz mais consciência e o colaborador vê que o empregador está
atuando na área socioambiental, o que é valorizado e traz reflexos nas taxas de
retenção e satisfação”, explica Clarissa.
Exemplos práticos
Um destaque do e-book Como as ONGs podem apoiar as empresas
nas metas ESG é que não fica preso às teorias. O material
também ilustra os conceitos trazendo quatro cases
reais de empresas que investiram no braço social do ESG e estão obtendo
resultados positivos a partir de parcerias com ONGs. Um desses exemplos é o
Banco Alfa, cujos colaboradores, por meio do programa de voluntariado,
estabeleceram estratégias para melhorar a implantação e o acompanhamento dos
projetos do Instituto Reciclar, organização de São Paulo que auxilia jovens em
situação de risco e vulnerabilidade social na inserção no mercado de trabalho.
“Os resultados do programa demonstram
como o engajamento dos colaboradores foi enorme. É gratificante ver que todos
estão alinhados com nosso propósito de ser uma empresa cada vez mais cidadã.
Todos estão interessados em criar valor. Não só alinhados, mas com sede de
querer fazer mudanças e de ver mudanças concretas. Viabilizarmos isso é a forma
mais valiosa de contribuição que podemos oferecer”, avalia a superintendente de
ESG do Banco Alfa, Fabiana Fischer Teixeira de Souza Herani.
De acordo com Fabiana, a parceria com a
Phomenta é exemplo de como a empresa tem estruturado seu pilar de
responsabilidade social. “Nossa ideia foi linkar diretamente nossas ações
internas com nossas ações externas, buscando organizações que trabalhassem em
temas que são tratados e desenvolvidos internamente no nosso pilar de
Diversidade, Equidade e Inclusão. Assim, o impacto social que buscamos abarca
diretamente nosso propósito de ter uma sociedade mais inclusiva”, finaliza.
O e-book Como as ONGs podem apoiar as empresas nas metas
ESG pode ser baixado gratuitamente no link https://bit.ly/metas-esg
Sobre a Phomenta
A Phomenta é um negócio de impacto que apoia as ONGs e os seus empreendedores, por meio de educação em gestão, maior reconhecimento e conexões com empresas e potenciais parceiros. Nos últimos anos, capacitou mais de 400 ONGs de todas as regiões do Brasil, por meio de programas de aceleração, e transformou mais de 800 colaboradores de empresas em consultores de impacto por meio dos programas de voluntariado corporativo. Por meio do Portal do Impacto, plataforma de conteúdos gratuitos sobre gestão e captação de recursos, informa e influencia mais de 3000 organizações todos os meses. Para saber mais informações, acesse: www.phomenta.com.br e www.portaldoimpacto.com
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