Mercado de peixes ornamentais cresce e vira negócio lucrativo na internet
Loja com mais de três mil produtos se
estabelece no e-commerce e chega a faturar R$ 2 milhões
São Paulo, agosto de 2022 - Criar peixes ornamentais é um hobby de
aproximadamente 11 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE). São muitas espécies que chamam a atenção pela
exuberância das cores, tamanhos e a facilidade de criação. O aquarismo é um
nicho de mercado que se expandiu nos últimos anos, ganhando espaço até na
internet.
Há pelo menos duas décadas, o casal
Alessandra e Roberto Sentanin comercializa peixes ornamentais e, desde meados
dos anos 2000, estão no mundo virtual. A paixão pelos animais começou ainda
criança e o que era um hobby se transformou em negócio.
“Os peixes se reproduziam e, então,
íamos lá e montávamos um novo aquário. Só que chegou em um momento que não
cabia mais aquário em casa, foi quando resolvemos negociar os peixes”, explicou
Roberto Sentanin, sócio da RSDiscus, site especializado na venda de peixes e
outros itens para aquarismo.
O volume de negócios se expandiu em
2009, quando o casal abriu seu e-commerce. A presença na internet com um site
básico já não dava mais conta, foi quando a empresa fechou uma nova parceria e
escolheu a Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, para hospedar a RSDiscus. A
partir de então, as vendas cresceram ainda mais. “No início compramos um site,
na qual os códigos eram fechados e a tecnologia bem básica, não havia
atualização” explicou Roberto.
A nova plataforma ajudou a ampliar o
negócio. “Quando mudamos para a Tray ficamos maravilhados com a possibilidade
de ter sempre um site dinâmico, onde novas ferramentas de ponta são acopladas
ao site”, acrescentou. Ainda de acordo com os donos, a mudança foi um divisor
de águas nos negócios. O faturamento da loja online aumentou sensivelmente,
passando dos R$ 200 mil ao ano, chegando a atingir os R$ 2 milhões.
Devido ao sucesso, o casal decidiu
manter as vendas somente pelo site da RSDiscus e a loja física deixou de
existir. Segundo Roberto, antes era necessário ter estoque pois não sabia
quando iria vender determinado produto, com isso, o capital ficava parado.
“Muitas pessoas só vão para olhar na loja e você tem gasto com energia,
funcionário, então se tornou uma desvantagem. Na internet é diferente, lá o
site é 24 horas, sete dias por semana, e não tem uma série de custos”,
explicou. Além dos peixes, o site comercializa aquários, móveis, equipamentos e
rações para peixes, totalizando mais de três mil itens para os criadores.
Os donos da loja se preocupam com o bem
estar dos animais, por isso, tomam uma série de cuidados. O envio da carga viva
é feito sempre às segundas e quartas-feiras, para que a entrega seja feita na
mesma semana de postagem e os animais não corram o risco de ficarem em terminal
de cargas durante os fins de semana. Antes de despachar, é solicitada a guia de
trânsito animal ao Ibama e, assim que é emitida, a carga é encaminhada para a
transportadora. Os peixes são colocados em embalagens térmicas, com oxigênio
medicinal injetado de acordo com a distância e o tempo de transporte. A
embalagem é selada em alta temperatura para vedação, colocada em sacos
individuais dentro da embalagem térmica e, por fim, é envolta em caixa de
papelão para uma segunda segurança.
A RSDiscus tem um escritório localizado
em São Paulo (SP) de onde as compras são despachadas para todo o país. No
interior do estado, o casal mantém um sítio com estufa para criação e
armazenamento dos peixes.
A Tray, unidade de e-commerce da
Locaweb, é uma das empresas mais competitivas do mercado. A equipe de
atendimento ofereceu todo suporte ao casal desde o primeiro contato feito com a
unidade. “A partir das necessidades dos proprietários, foram traçadas
estratégias que auxiliassem o crescimento do e-commerce”, acrescentou Willians
Marques, diretor-geral da Tray.
Sobre a Tray
A Tray - unidade de e-commerce
da Locaweb Company – é uma das empresas de tecnologia brasileira mais
competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções
exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma
interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do
empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno
varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray
Corp. Para mais informações, acesse:
www.tray.com.br
Sobre a Locaweb Company
A Locaweb Company é um ecossistema de marcas integradas que oferecem soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios. É uma companhia que disponibiliza portfólio robusto de produtos que auxiliam o empreendedor desde o momento em que inicia a presença na web até processos para melhorar o relacionamento com cliente, além de soluções de e-Commerce com uma gama completa de ferramentas que promovem negociações de compra e venda online, independentemente do tamanho, realidade ou momento do empreendimento por meio de um ecossistema que atua de forma sinérgica, trazendo a melhor solução para cada necessidade, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes. A Locaweb Company, foi fundada em 1998, e nos seus quase 24 anos de atuação, conta com mais 4 mil funcionários, mais de 600 mil clientes e 20 mil desenvolvedores parceiros. Para mais informações, acesse.
Nenhum comentário