Mercado infantil tem projeções de crescimento para os próximos cinco anos
Ramo de franquias no setor registra alta tanto
em faturamento quanto em número de unidades
Mesmo com os impactos do ramo de
entretenimento infantil terem sofrido uma pequena queda em atividades presenciais
devido a pandemia de COVID19, este mercado ainda segue em alta, e projeta um
crescimento significativo para os próximos anos.
De acordo com a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e
Mídia 2017-2021, da PwC, o mercado de mídia e entretenimento crescerá
a uma média anual de 4,2% nos próximos cinco anos. Em 2021, a projeção foi de
que faturou mundialmente US$ 2,23 trilhões.
Para realizar essa pesquisa, 17
segmentos do setor foram analisados em 54 países, representando cerca de 80% da
população mundial. No Brasil, o faturamento do setor de mídia e
entretenimento se aproxima dos US$ 43,7 bilhões em 2021.
Entre estes setores, está o de
entretenimento infantil, que em muitas de suas vertentes, tem apresentado
também um crescimento.
Segundo dados da Associação Brasileira
da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento de varejo voltado para
crianças cresce cerca de 6% ao ano.
Entre 2013 e 2019, de acordo com dados
da Euromonitor, o volume de vendas anual de produtos do setor cresceu 45,6%,
somente no Brasil. Passando de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões.
E mais: Das dez maiores bilheterias da
história do cinema, seis são produtos focados no público infanto-juvenil. Se
falarmos em canais de Youtube, os que mais fazem sucesso em território
brasileiro são direcionados para este nicho.
Lazer e entretenimento infantil segue em
alta no Brasil
Quem vê resultados positivos para o
mercado de nicho infantil são também franquias direcionadas para os pequenos. É
o caso da YouPlay, espaço de entretenimento infantil que oferece brinquedos e
diversos tipos de brincadeiras para as crianças.
Depois de passar por um momento crítico
com a pandemia, a rede viu uma expansão de unidades que deixou o tamanho da
rede 300% maior durante o ano de 2021, com o indicador de vendas nas mesmas
unidades 10% acima do que se obtinha antes da pandemia, projetando um
crescimento de 100% n número de franqueados para os próximos três anos.
De acordo com Giuliano Carioca, CEO da
Youplay Group, franquia que oferece espaços de entretenimento infantil, “o
crescimento do mercado infantil, até o início da pandemia, obtinha taxas de
crescimento compatível com as taxas de natalidade reportadas pelo IBGE, não
tendo nenhum tipo de oscilação significativa. Com a pandemia, a realidade de
ter que prover entretenimento e educação dentro dos lares criou oportunidades
para o desenvolvimento de conteúdo digital e o aumento significativo de
oportunidades para entrantes nesse mercado e empresas já estabelecidas para a
criação de novos tipos de serviços e receitas. Entendemos que o mundo digital
ainda é pouco explorado para conteúdo infantil educativo e de entretenimento,
com muito espaço para novos empreendedores e modelos de negócio disruptivos,
tanto para serviços existentes quanto para novos serviços concebidos para
ambiente digital, mas com componentes associados a um no ambiente físico.”
Os negócios focados no mercado infantil
já se mostraram promissores em diversos países. Não é diferente no Brasil.
Mesmo porque no país existem mais de 38,79 milhões crianças com idade de até 13
anos.
Segundo a Associação Brasileira de
Franchising (ABF), o setor de franquias infantis movimenta R$ 2 bilhões por ano
no Brasil.
Ainda de acordo com as informações do
órgão, houve um crescimento de 6,9% em 2021 no setor de lazer e entretenimento,
que engloba também as franquias direcionadas para o público infantil. Já quando
falamos no aumento no número de unidades, o crescimento foi de 9%.
A YouPlay, por exemplo, teve um aumento
de 21 entre os anos de 2019 e 2021.
“Os serviços voltados ao público
infantil e aos pais e responsáveis em suas tarefas de criação e desenvolvimento
de suas crianças pode ser entendido da mesma forma que o mercado de energia,
alimentação, vestuário e outros considerados perenes ao atender necessidades
básicas da sociedade”, aponta Giuliano Carioca, CEO da Youplay Group. “Sendo
assim, o empreendedorismo nessa indústria encontrará sempre um público
consumidor, com demanda reprimida pelos poucos operadores dessa indústria e
pelas lacunas existentes na variedade e qualidade de produtos e serviços. Por
considerar a criação de seus filhos algo nobre e um dever prazeroso, os
consumidores dessa indústria realizam investimentos e consomem produtos de alto
ticket que muitas vezes não consomem para si, sendo, portanto, um mercado com
altas margens de lucro em se tratando de varejo ou serviços.”
A ABF também indica que as franquias deste nicho faturam cerca de R$ 2 bilhões todo ano. Isso inclui empresas de entretenimento, calçados, brinquedos e mais.
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