Mercado infantil tem projeções de crescimento para os próximos cinco anos
Ramo de franquias no setor registra alta tanto
em faturamento quanto em número de unidades
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Mesmo com os impactos do ramo de
entretenimento infantil terem sofrido uma pequena queda em atividades presenciais
devido a pandemia de COVID19, este mercado ainda segue em alta, e projeta um
crescimento significativo para os próximos anos.
De acordo com a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e
Mídia 2017-2021, da PwC, o mercado de mídia e entretenimento crescerá
a uma média anual de 4,2% nos próximos cinco anos. Em 2021, a projeção foi de
que faturou mundialmente US$ 2,23 trilhões.
Para realizar essa pesquisa, 17
segmentos do setor foram analisados em 54 países, representando cerca de 80% da
população mundial. No Brasil, o faturamento do setor de mídia e
entretenimento se aproxima dos US$ 43,7 bilhões em 2021.
Entre estes setores, está o de
entretenimento infantil, que em muitas de suas vertentes, tem apresentado
também um crescimento.
Segundo dados da Associação Brasileira
da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento de varejo voltado para
crianças cresce cerca de 6% ao ano.
Entre 2013 e 2019, de acordo com dados
da Euromonitor, o volume de vendas anual de produtos do setor cresceu 45,6%,
somente no Brasil. Passando de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões.
E mais: Das dez maiores bilheterias da
história do cinema, seis são produtos focados no público infanto-juvenil. Se
falarmos em canais de Youtube, os que mais fazem sucesso em território
brasileiro são direcionados para este nicho.
Lazer e entretenimento infantil segue em
alta no Brasil
Quem vê resultados positivos para o
mercado de nicho infantil são também franquias direcionadas para os pequenos. É
o caso da YouPlay, espaço de entretenimento infantil que oferece brinquedos e
diversos tipos de brincadeiras para as crianças.
Depois de passar por um momento crítico
com a pandemia, a rede viu uma expansão de unidades que deixou o tamanho da
rede 300% maior durante o ano de 2021, com o indicador de vendas nas mesmas
unidades 10% acima do que se obtinha antes da pandemia, projetando um
crescimento de 100% n número de franqueados para os próximos três anos.
De acordo com Giuliano Carioca, CEO da
Youplay Group, franquia que oferece espaços de entretenimento infantil, “o
crescimento do mercado infantil, até o início da pandemia, obtinha taxas de
crescimento compatível com as taxas de natalidade reportadas pelo IBGE, não
tendo nenhum tipo de oscilação significativa. Com a pandemia, a realidade de
ter que prover entretenimento e educação dentro dos lares criou oportunidades
para o desenvolvimento de conteúdo digital e o aumento significativo de
oportunidades para entrantes nesse mercado e empresas já estabelecidas para a
criação de novos tipos de serviços e receitas. Entendemos que o mundo digital
ainda é pouco explorado para conteúdo infantil educativo e de entretenimento,
com muito espaço para novos empreendedores e modelos de negócio disruptivos,
tanto para serviços existentes quanto para novos serviços concebidos para
ambiente digital, mas com componentes associados a um no ambiente físico.”
Os negócios focados no mercado infantil
já se mostraram promissores em diversos países. Não é diferente no Brasil.
Mesmo porque no país existem mais de 38,79 milhões crianças com idade de até 13
anos.
Segundo a Associação Brasileira de
Franchising (ABF), o setor de franquias infantis movimenta R$ 2 bilhões por ano
no Brasil.
Ainda de acordo com as informações do
órgão, houve um crescimento de 6,9% em 2021 no setor de lazer e entretenimento,
que engloba também as franquias direcionadas para o público infantil. Já quando
falamos no aumento no número de unidades, o crescimento foi de 9%.
A YouPlay, por exemplo, teve um aumento
de 21 entre os anos de 2019 e 2021.
“Os serviços voltados ao público
infantil e aos pais e responsáveis em suas tarefas de criação e desenvolvimento
de suas crianças pode ser entendido da mesma forma que o mercado de energia,
alimentação, vestuário e outros considerados perenes ao atender necessidades
básicas da sociedade”, aponta Giuliano Carioca, CEO da Youplay Group. “Sendo
assim, o empreendedorismo nessa indústria encontrará sempre um público
consumidor, com demanda reprimida pelos poucos operadores dessa indústria e
pelas lacunas existentes na variedade e qualidade de produtos e serviços. Por
considerar a criação de seus filhos algo nobre e um dever prazeroso, os
consumidores dessa indústria realizam investimentos e consomem produtos de alto
ticket que muitas vezes não consomem para si, sendo, portanto, um mercado com
altas margens de lucro em se tratando de varejo ou serviços.”
A ABF também indica que as franquias deste nicho faturam cerca de R$ 2 bilhões todo ano. Isso inclui empresas de entretenimento, calçados, brinquedos e mais.
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