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Mercado infantil tem projeções de crescimento para os próximos cinco anos

Ramo de franquias no setor registra alta tanto em faturamento quanto em número de unidades

Getty Images

Mesmo com os impactos do ramo de entretenimento infantil terem sofrido uma pequena queda em atividades presenciais devido a pandemia de COVID19, este mercado ainda segue em alta, e projeta um crescimento significativo para os próximos anos.

De acordo com a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, da PwC, o mercado de mídia e entretenimento crescerá a uma média anual de 4,2% nos próximos cinco anos. Em 2021, a projeção foi de que faturou mundialmente US$ 2,23 trilhões.

Para realizar essa pesquisa, 17 segmentos do setor foram analisados em 54 países, representando cerca de 80% da população mundial.  No Brasil, o faturamento do setor de mídia e entretenimento se aproxima dos US$ 43,7 bilhões em 2021.

Entre estes setores, está o de entretenimento infantil, que em muitas de suas vertentes, tem apresentado também um crescimento.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento de varejo voltado para crianças cresce cerca de 6% ao ano.

Entre 2013 e 2019, de acordo com dados da Euromonitor, o volume de vendas anual de produtos do setor cresceu 45,6%, somente no Brasil. Passando de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões.

E mais: Das dez maiores bilheterias da história do cinema, seis são produtos focados no público infanto-juvenil. Se falarmos em canais de Youtube, os que mais fazem sucesso em território brasileiro são direcionados para este nicho.

Lazer e entretenimento infantil segue em alta no Brasil

 

Quem vê resultados positivos para o mercado de nicho infantil são também franquias direcionadas para os pequenos. É o caso da YouPlay, espaço de entretenimento infantil que oferece brinquedos e diversos tipos de brincadeiras para as crianças.

Depois de passar por um momento crítico com a pandemia, a rede viu uma expansão de unidades que deixou o tamanho da rede 300% maior durante o ano de 2021, com o indicador de vendas nas mesmas unidades 10% acima do que se obtinha antes da pandemia, projetando um crescimento de 100% n número de franqueados para os próximos três anos.

De acordo com Giuliano Carioca, CEO da Youplay Group, franquia que oferece espaços de entretenimento infantil, “o crescimento do mercado infantil, até o início da pandemia, obtinha taxas de crescimento compatível com as taxas de natalidade reportadas pelo IBGE, não tendo nenhum tipo de oscilação significativa. Com a pandemia, a realidade de ter que prover entretenimento e educação dentro dos lares criou oportunidades para o desenvolvimento de conteúdo digital e o aumento significativo de oportunidades para entrantes nesse mercado e empresas já estabelecidas para a criação de novos tipos de serviços e receitas. Entendemos que o mundo digital ainda é pouco explorado para conteúdo infantil educativo e de entretenimento, com muito espaço para novos empreendedores e modelos de negócio disruptivos, tanto para serviços existentes quanto para novos serviços concebidos para ambiente digital, mas com componentes associados a um no ambiente físico.”

Os negócios focados no mercado infantil já se mostraram promissores em diversos países. Não é diferente no Brasil. Mesmo porque no país existem mais de 38,79 milhões crianças com idade de até 13 anos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias infantis movimenta R$ 2 bilhões por ano no Brasil.

Ainda de acordo com as informações do órgão, houve um crescimento de 6,9% em 2021 no setor de lazer e entretenimento, que engloba também as franquias direcionadas para o público infantil. Já quando falamos no aumento no número de unidades, o crescimento foi de 9%.

A YouPlay, por exemplo, teve um aumento de 21 entre os anos de 2019 e 2021.

“Os serviços voltados ao público infantil e aos pais e responsáveis em suas tarefas de criação e desenvolvimento de suas crianças pode ser entendido da mesma forma que o mercado de energia, alimentação, vestuário e outros considerados perenes ao atender necessidades básicas da sociedade”, aponta Giuliano Carioca, CEO da Youplay Group. “Sendo assim, o empreendedorismo nessa indústria encontrará sempre um público consumidor, com demanda reprimida pelos poucos operadores dessa indústria e pelas lacunas existentes na variedade e qualidade de produtos e serviços. Por considerar a criação de seus filhos algo nobre e um dever prazeroso, os consumidores dessa indústria realizam investimentos e consomem produtos de alto ticket que muitas vezes não consomem para si, sendo, portanto, um mercado com altas margens de lucro em se tratando de varejo ou serviços.”

A ABF também indica que as franquias deste nicho faturam cerca de R$ 2 bilhões todo ano. Isso inclui empresas de entretenimento, calçados, brinquedos e mais.

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