Mercado Livre registra receita líquida e resultado operacional recordes no segundo trimestre
- Receita líquida da companhia
foi de US$ 2,6 bilhões, crescimento de 56% em moeda constante.
- Volume de vendas do Mercado
Livre atinge US$ 8,6 bilhões, alta de 26% ano contra ano em moeda
constante.
- Mercado Pago processou US$ 30,2
bilhões em pagamentos, alta de 84% em moeda constante.
- O resultado operacional foi de
US$ 250 milhões, com margem de 9%.
- Com 3,5 milhões de novos
usuários, a base de usuários ativos atingiu 84,3 milhões ao final do
trimestre.
São Paulo, 03 de agosto de 2022 - O Mercado
Livre (Nasdaq: MELI) — empresa líder em tecnologia para e-commerce e
serviços financeiros da América Latina — atingiu um novo recorde de receita
total no segundo trimestre de 2022, superando a performance do primeiro
trimestre. A receita líquida alcançou US$ 2,6 bilhões no segundo trimestre de
2022, crescimento de 52,5%, em dólar, e de 56,5% em moeda constante, na
comparação com o mesmo período de 2021. O Brasil representa cerca de 56% da receita
líquida total do Mercado Livre, tendo alcançado US$ 1,4 bilhão e crescimento de
52,5%.
A receita líquida do negócio de commerce aumentou 23,0%
em dólares na comparação anual, para US$ 1,4 bilhão, impulsionada pela força do
seu marketplace, expansão da publicidade digital e pelos 41 milhões de
compradores únicos no trimestre. Os consumidores se mantêm ativos, gerando
crescimento na quantidade de itens por comprador em relação ao trimestre
passado. Já a receita líquida de fintech
cresceu 112,5% em dólares, chegando a US$ 1,2 bilhão, ano contra ano —
superando a marca de US$ 1 bilhão pela primeira vez, com o aumento da
relevância dos serviços financeiros no ecossistema. No segundo trimestre o
Mercado Pago ultrapassou 38 milhões de usuários ativos, alta de 26,3%, com
crescimento em todos os mercados da região, sobretudo nos serviços de pagamento
via código QR, transferências dentro do ecossistema e usuários de crédito.
“Observamos um trimestre forte em todos
os negócios, refletindo a melhora contínua da rentabilidade com resultados
recordes em receita líquida e lucro bruto. Como consequência desse desempenho
consistente, seguimos firmes em nosso propósito de ampliar o acesso ao comércio
e aos serviços financeiros”, afirma André Chaves, vice-presidente sênior de
Estratégia e Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre. “A operação de
marketplace alcançou resultados sólidos, com crescimento das vendas e da base
de compradores. Já o Mercado Pago mantém forte ritmo de crescimento, com sua
base de usuários em ascensão e aumento no volume de pagamentos da conta digital
e adquirência. Nossa estratégia continua priorizando o equilíbrio entre
crescimento rentável e gestão de caixa, apoiando o investimento em tecnologia
para o desenvolvimento de produtos, sempre com foco na diferenciação no longo
prazo”, completa.
Commerce
O volume de vendas (GMV) do marketplace
atingiu US$ 8,6 bilhões no segundo trimestre, crescimento de 21,8%, em dólar, e
de 26,2% em moeda constante. Ao todo, foram vendidos 275,2 milhões de itens,
sendo 6,7 itens por comprador, o que representa um crescimento de 12,3% — com
destaque para Argentina, Brasil e México. O volume total de anúncios
registrados na plataforma chegou a 300,5 milhões. O Brasil se destaca na
região com incremento de 18,6% no GMV, em moeda constante, e 143 milhões de
itens vendidos no período — sendo 6,6 itens por comprador, o nível mais alto da
média histórica para o segundo trimestre.
Com o Mercado Envios, 264,1 milhões de
itens foram enviados na região, aumento de 26,9% em relação ao mesmo período do
ano anterior. Foram significativos os avanços na execução e velocidade do
Mercado Envios, cuja penetração atingiu 98,6% de toda operação, acima dos 97,3%
registrados no mesmo trimestre de 2021. Desse total, mais de 91,1% correspondem
à rede gerenciada do Mercado Livre — sendo 38,6% dos envios via modelo
fulfillment. Do volume geral de mercadorias, cerca de 80% foi entregue em até
48 horas e cerca de 55% no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.
A operação de marketplace mantém seu
crescimento e participação relevantes no mercado da América Latina, a partir do
investimento em tecnologia, assim como uma logística eficiente, base diversa de
vendedores e de sortimento, melhorando a experiência dos usuários. Destaque
para a expansão da rede de agências Mercado Livre — pontos de postagem, coleta
e retirada de mercadorias, que integram a rede logística — e da frota aérea,
permitindo reduzir o tempo de entrega nas regiões Norte, Nordeste e
Centro-Oeste do Brasil.
Atualmente, os prazos de entrega nas principais capitais do país giram em torno
de 1 a 2 dias.
Além disso, o programa de fidelidade
segue crescendo, ano contra ano, atingindo milhões de assinantes e
desempenhando papel fundamental na integração e no engajamento dos usuários do
Mercado Livre e do Mercado Pago. A partir do nível 6, o maior deste programa,
os usuários apresentam maior frequência, volume de vendas e retenção,
usufruindo de atributos como frete grátis, descontos e serviços de
entretenimento.
Os serviços de commerce seguem em
expansão, sobretudo Mercado Ads, que tem sido um destaque consistente em termos
de crescimento e margem. No segundo trimestre, a receita do negócio de
publicidade digital registrou crescimento sólido de duplo dígito,
correspondendo a 1,2% do GMV da operação de marketplace, impulsionado pelo
investimento constante em tecnologia para ampliar a presença de anúncios no
ecossistema.
Fintech
A carteira de crédito atingiu quase US$
2,7 bilhões — era de US$ 2,4 bilhões ao final do primeiro trimestre de 2022 —,
apresentando crescimento consistente e rentabilidade. No período, o Mercado Crédito concedeu
mais de US$ 2,0 bilhões em créditos, o que representa mais do que o triplo do
valor registrado no segundo trimestre de 2021, atingindo mais consumidores e
vendedores, e entregando um importante efeito de integração no ecossistema. Com
a margem de rentabilidade aumentando no segundo trimestre, o negócio de crédito
contribui para a expansão da margem operacional.
O negócio de crédito também desempenha
um importante papel ecossistêmico, como ferramenta para fornecer capital de
giro às nossas bases de vendedores e compradores, a partir de empréstimo
pessoal e cartão de crédito. Para continuar fornecendo as soluções para nosso
ecossistema — no marketplace, checkouts online, códigos QR e depósito em conta
digital do Mercado Pago — a companhia anunciou, em julho, a obtenção de mais
financiamento para expandir suas linhas de crédito no Brasil e no México.
Já o volume total de pagamentos (TPV)
via Mercado Pago atingiu US$ 30,2 bilhões pela primeira vez, crescimento de
72,1%, em dólar, e de 83,9% em moeda constante. Esse aumento é observado tanto
em adquirência, como no uso da carteira digital. Já o volume total de
transações (TPN) no período cresceu 72,9%, ano contra ano, superando cerca de
1,2 bilhão no segundo trimestre, o terceiro trimestre consecutivo com TPN acima
de 1 bilhão.
O volume total de pagamentos via Mercado
Pago, fora da plataforma do Mercado Livre, também continua crescendo, atingindo
US$ 21,2 bilhões, crescimento de 104,7%, em dólar, e de 135,5% em moeda
constante.
O total de pagamentos processados pode
ser dividido entre o volume total de cobranças processadas e o volume total de
transações de contas digitais. O primeiro inclui cobranças na plataforma do
Mercado Livre, cobranças online e cobranças processadas por meio das
maquininhas de cartão Point e dispositivos QR, que totalizaram US$ 20,8
bilhões, crescendo 48,5% em dólar, ano contra ano, e 49,4% em moeda constante.
No segundo trimestre, foram vendidas 1,0 milhão de maquininhas, impulsionando o
volume de pagamentos por dispositivo, especialmente no Brasil e no México.
No Brasil, ainda segue notável o crescimento
da base de vendedores que passaram a adotar dispositivos QR, sobretudo micro e
pequenos empreendedores que já utilizavam maquininhas e adotaram também essa
modalidade. Com isso, o volume total de pagamentos via código QR mais do que
dobrou no trimestre, ano sobre ano.
O volume de transações por meio da
carteira virtual, que inclui ainda transferências entre usuários do Mercado
Pago, transações de cartão de crédito, débito e pré-pago, cresceu 166,7% em
moeda constante, na comparação anual, totalizando mais de US$ 9,3 bilhões.
Ao final de junho, mais de 22,4 milhões
de usuários contavam com contas com recursos investidos, que reúne os usuários
de conta digital com rendimento, alta de quase 30%, ano contra ano, nos três
principais mercados (Brasil, México e Argentina). No Brasil, único país que
oferece carteira de criptomoedas atualmente, a base de usuários do serviço
acumula mais de 1 milhão de pessoas.
No período, foram distribuídas mais de
684 mil apólices de seguros, volume 230,0% maior do que aquele registrado no
segundo trimestre do ano passado, representando penetração de quase 8% do total
de usuários. No Brasil,
a distribuição de seguros para cartão e para pagamentos via PIX reforçam a
oferta de seguros do Mercado Pago, que lançou um novo serviço de seguro para
vida no país, em linha com a expansão da proposta de valor em todos os
principais mercados.
Desempenho financeiro
O lucro bruto do Mercado Livre foi de
cerca de US$ 1,3 bilhão, aumento de 70,3% em dólar na comparação com o mesmo
período do ano anterior. As margens brutas seguem crescendo, ano a ano e
trimestre contra trimestre, à medida que escalamos nossos negócios. O lucro
líquido bateu os US$ 123 milhões, alta de 79,8%, com melhora na margem total,
ano contra ano. Já o resultado operacional foi de US$ 250 milhões, crescimento
de 50,6% em dólares, atingindo novo recorde no trimestre, com margens similares
na comparação com o ano anterior.
A base geral de usuários únicos ativos
do ecossistema atingiu 84,3 milhões ao final do trimestre, alta de 11,0% em
comparação com o mesmo período de 2021 — sendo 3,5 milhões de novos usuários
incorporados somente no segundo trimestre deste ano.
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre
(NASDAQ: Meli) é a empresa líder em tecnologia de comércio eletrônico e
serviços financeiros digitais na América Latina, com presença em 18 países.
Oferece um ecossistema completo de soluções para que pessoas físicas e jurídicas
possam comprar, vender, anunciar, obter crédito e seguro, coletar, enviar
dinheiro, economizar e pagar bens e serviços online e em lojas físicas. O
Mercado Livre busca democratizar o comércio e os serviços financeiros na
América Latina, um mercado que oferece grandes oportunidades e alto potencial
de crescimento. Aplica tecnologia de classe mundial para projetar soluções
intuitivas adaptadas à cultura local para transformar a vida de milhões de
pessoas na região.
Mais informações em http://investor.mercadolibre.com/
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