Multinacional de logística Shippify começa os preparativos para a Black Friday, quando prevê aumento de 50% na demanda
Retomada econômica e crescimento do e-commerce
impulsionam investimentos do setor. Empresa já iniciou planejamento para
garantir o atendimento em uma das datas comerciais mais importantes
São Paulo, julho de 2022. A Black Friday caiu no gosto do
consumidor brasileiro e, em pouco tempo, tornou-se uma das principais datas
para o comércio do país. A edição deste ano será apenas no dia 25 de novembro,
mas a expectativa alta dos representantes do setor de logística faz com que os
investimentos sejam antecipados para garantir a eficiência do alto volume de
entregas. É o caso da Shippify, multinacional de logística inteligente, que
prevê um aumento de até 50% em sua operação.
Presente nas maiores cidades do Sudeste
e Nordeste do país, a empresa está investindo em melhorias nos galpões, para
facilitar o processo de separação dos pedidos. A modernização foi promovida no
Galpão de Contagem, na Grande Belo Horizonte, onde fica a base das operações da
multinacional no Brasil. Recentemente o local recebeu a instalação de novas
esteiras de distribuição de produtos, que deu celeridade à execução do serviço.
Para o setor, a Black Friday representa
um grande desafio e mobiliza toda a indústria e comércio com a alta demanda dos
consumidores. Por isso, toda a estruturação do serviço de entrega precisou ser
ainda mais aperfeiçoada, de modo que produtos cheguem nas casas dos clientes
com baixo custo e num prazo cada vez menor. Entre as empresas, o período é conhecido
por provocar um boom logístico.
“Nós sempre nos preparamos muito para a
Black Friday. Neste ano projetamos um aumento de 50% do nosso volume. Isso
requer muito planejamento e organização, para que tudo saia bem e todos os
consumidores recebam suas compras. Reforçamos as equipes, antecipamos tudo que
for possível e trabalhamos em sistema de plantão para vencer a alta demanda nos
dias de pico”, explica o country manager da Shippify, Lucas Grossi.
O ecossistema do e-commerce foi
fundamental para evitar um colapso ainda maior na economia do país, durante os
anos de pandemia. Na contramão de vários setores que tiveram muita dificuldade
no período, o e-commerce cresceu exponencialmente e se mantém como um dos
alicerces da ainda fragilizada economia brasileira. Por isso, a expectativa com
a Black Friday é enorme e requer um planejamento com meses de antecedência.
“Queremos que as empresas também se
planejem. A operação precisa de um tempo para começar a engrenar e funcionar
com 100% do seu desempenho. Envolve integração, entendimento da plataforma,
crescimento de demanda de entregas, entre outras coisas. Isso leva algumas
semanas, até que a empresa esteja operando com 100% da projeção inicial.
Começamos agora porque queremos que a empresa esteja completamente integrada e
familiarizada com o nosso sistema quando a Black Friday chegar”, head de
operações da Shippify, Júlio Bonifácio.
Outro ponto importante está relacionado
à oferta de trabalho. Com o aumento da demanda, a empresa oferece mais
atrativos para que motoristas parceiros se cadastrem no aplicativo. “O sucesso
da Black Friday reflete diretamente nas ações para o Natal, que é celebrado
exatamente um mês depois. Funcionando bem em novembro, a operação estará
preparada para qualquer outra data com alta demanda de entregas. Com base nesse
aumento, cresce também a quantidade de rotas na rua. E para cumprir os prazos
precisamos aumentar a base de motoristas, que acabam permanecendo na empresa,
mesmo após o boom do fim de ano”, finaliza o country manager da Shippify, Lucas
Grossi.
A Black Friday foi criada nos EUA e dá
início ao grande período de compras no mercado americano. Por lá, a data é
realizada no dia seguinte ao dia de Ação de Graças. No Brasil, a Black Friday
acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro e se tornou uma das
datas mais aguardadas pelos consumidores, que esperam pelas grandes ofertas
oferecidas pelas empresas em geral.
Sobre a Shippify
A Shippify é uma empresa multinacional que oferece serviço de logística inteligente, que agiliza qualquer operação comercial com uma frota elástica sob demanda e um modelo de preços flexível, transformando a entrega regular em uma experiência privilegiada. Há sete anos atuando no Brasil, a Shippify também está presente no Chile e Equador e trabalha para expandir sua operação por toda América Latina.
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