NSK oficializa o trabalho remoto para posições administrativas
A decisão foi motivada pelos resultados
positivos nos últimos dois anos
São Paulo, agosto de 2022 -
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),
aproximadamente uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar de forma remota no
país, o equivalente a 20,4 milhões de pessoas, ou 24,1% do total da população
ocupada. Apostando nesse modelo, a NSK, uma das líderes mundiais na fabricação
de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção, oficializou, no mês
passado, o teletrabalho para todas as posições administrativas que não têm
necessidade de interação diária/presencial com as atividades da fábrica.
A decisão foi motivada pelos resultados
positivos nos últimos dois anos que, não só abriram espaço para a permanência
do formato, mas impulsionaram uma verdadeira mudança de cultura organizacional,
onde o remoto passou a ser um modelo benéfico, capaz de promover o bem-estar e
ampliar a colaboração.
A empresa informa que a maioria dos
colaboradores das áreas administrativas trabalharam em casa durante a pandemia
e, agora, possui políticas internas estruturadas de acordo com a legislação
vigente, respeitando as particularidades dos diferentes departamentos.
Atualmente, cerca de 52% das áreas administrativas continuam operando à
distância, no regime de teletrabalho. Já os funcionários que estão diretamente
ligados à fábrica, possuem a possibilidade de trabalho remoto, no qual podem
ficar, no máximo, dois dias da semana em casa.
“É uma nova forma de encarar o trabalho,
mas não significa que não possam atuar presencialmente. O teletrabalho prevê a
maior parte do tempo em casa, mas teremos pessoas vindo uma ou duas vezes por
semana ao escritório, em alguns casos. Isso varia de acordo com a necessidade
do cargo ou da área”, explica Monica Reiter, diretora de RH da NSK.
Segundo a gestora, a adesão já aconteceu
há algum tempo e está acomodada. “Oficializar torna o processo mais
transparente e permite que as pessoas se organizem melhor, sabendo que esse é
nosso “novo normal”, explica.
Suporte para mudança
Para viabilizar a transição, Monica
explica que foram feitos alguns investimentos para adaptação, como:
distribuição de headsets,
para melhorar as reuniões on-line e híbridas, e adequações das salas de
reuniões com autofalantes/microfones potentes para facilitar a comunicação em
reuniões híbridas. Além disso, “os equipamentos de trabalho já existiam, e
durante a pandemia permitimos que cadeiras e monitores fossem levados para
casa”, complementa.
A profissional avalia que o maior
desafio é manter o contato entre áreas aquecido. Para isso, a NSK promoverá
reuniões presenciais mensais para apresentação de resultados. A empresa já
possuía medidas para avaliar o desempenho e produtividade dos colaboradores, o
que facilitou a gestão á distância.
“Possuímos um sistema de avaliação de performance em que todos os
funcionários administrativos participam. Nele, são colocadas metas individuais
e avaliadas competências organizacionais. Além disso, temos diversas áreas que
trabalham com metodologias ágeis como o scrum,
com reuniões diárias e semanais de acompanhamento das atividades”, conclui.
Sobre a NSK
A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção. Da indústria ao setor automotivo, suas dezenas de soluções, peças e serviços fazem parte do dia a dia das pessoas. A empresa está no Brasil desde a década de 70, com fábrica instalada na cidade de Suzano, em São Paulo, e atende diferentes mercados com qualidade comprovada pelas certificações ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001.
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