O atual cenário do setor de transportes na logística
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Célio Malavasi, diretor de Operações da MXP Multimodal |
Nos últimos anos, as empresas de transportes estão enfrentando turbulências provocadas por instabilidades econômicas, sociais ou até mesmo políticas. Os esforços e as renegociações baseados em recomposição de preços se mostram insuficientes para o reequilíbrio do setor, provocando uma forte mudança da matriz de custos de frotas próprias para a contratação de agregados ou até mesmo outras ações de garantia de resultados financeiros.
Para os embarcadores, a pressão no
aumento de preços gera uma busca acelerada por novos parceiros como forma de
minimizar esses impactos diretos. A síntese disso acaba sendo o repasse dos
custos para o próximo elo da cadeia, até chegar ao consumidor final. Isso não é
nenhuma novidade, pois é a prática do modelo convencional se encaixando em uma
situação que está acontecendo no mundo todo.
Mas ficam algumas perguntas: e se
pensássemos e agíssemos de maneira diferente? E se nos uníssemos para construir
um novo modelo? E se pudéssemos ir muito além do discurso e da intenção e
praticássemos a essência dos fundamentos de “coletividade, igualdade e
equidade”, interagindo com todas as partes em busca de soluções que
efetivamente possam gerar transformações para o setor?
Quando nos vemos como parte de um
processo maior, nos desviamos da visão limitada de “concorrência” e lutamos
pelo crescimento amplo e de forma realmente sustentável, proporcionando
soluções de entrega com menores impactos em custos. Pensar de forma holística,
participativa e integrativa pode estabelecer cenários diferentes com novas
ideias e um novo modelo que proporcione transformação.
A logística se tornou um grande e necessário
processo integrado dentro de qualquer organização e segmento de mercado e o elo
entre as várias atividades é o transporte. Nesse contexto, e como empresa
transportadora, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade com os clientes,
com país e com a nossa nação.
Não podemos ignorar que os impactos
financeiros crescentes em qualquer processo de negócio forçam mudanças
competitivas cuja velocidade está diretamente ligada à intensidade e frequência
dessa pressão.
O setor de transportes precisa ser
sustentável a longo prazo antes que a médio prazo a aproximação da produção ao
consumidor final seja uma solução de competividade a curto prazo para os
embarcadores.
Por Célio Malavasi, diretor de Operações da MXP Multimodal
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