O mercado de Construção Civil e as oportunidades digitais, de acordo com a LGPD
*Por Filiphe Curvello, Head do Departamento
Legal da Juntos Somos Mais
O setor da construção civil ainda vive
um dilema antigo: a falta da digitalização. Um dos maiores desafios, se não o
maior deles, é a ausência de tecnologia em boa parte dos negócios na área. Essa
falta de presença online deixa o ambiente ainda analógico, distanciando cada
vez mais os consumidores finais e impactando a segurança dos negócios.
Em tempos de transformação digital,
diferenciação, omnicalidade e tantas outras formas de enxergar o potencial do
digital, essa virada de chave se faz mais do que necessária. Ainda mais em um
setor com perspectiva alta de crescimento para 2022, na contramão de muitos
mercados. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic),
a estimativa de crescimento para o ano começou em 2%, em abril foi elevada para
2,5%, e agora passou a 3,5%.
Esses dados demonstram que a área da
construção tende a crescer ainda em 2022 e, quando analisamos dados referentes
à digitalização, conseguimos enxergar a importância da tecnologia e como ela
pode ser útil. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da
Indústria (CNI), 7 a cada 10 empresas no Brasil fazem uso de tecnologias
digitais diversas e, entre as empresas ouvidas, os principais benefícios
citados são o aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos ou
serviços e redução dos custos operacionais.
Tendo esse panorama em vista, é inegável
a importância e a urgência do setor de construção iniciar o processo de digitalização
dos serviços e produtos. A exemplo da Juntos Somos Mais e todo conceito que tem
sido implantado pela joint venture com a Loja Virtual da Juntos
Somos Mais, que já comemora 3 anos de existência.
Segurança e oportunidades em
conformidade com a LGPD
A Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoais, ou LGPD, como é mais conhecida) fala sobre o
tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, com o objetivo de
proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, além de evitar
o uso indevido e ilimitado dos dados pessoais.
A partir da entrada em vigor da LGPD, em
2020, visando a proteção de dados pessoais e dos direitos dos titulares de
dados pessoais, foram estabelecidas responsabilidades específicas para
entidades e organizações, públicas e privadas, que tratam essas informações em
suas atividades de negócio. Então, ao digitalizar um negócio, é necessário ter
todo o apoio e respaldo jurídico para que a empresa atue de acordo com a Lei. É
necessário reforçar que a legislação não impede a digitalização das empresas,
desde que observadas as obrigações legais que impõe, para possibilitar uma
prestação segura de serviços envolvendo o tratamento de dados pessoais. A digitalização,
quando feita de acordo com a LGPD, pode trazer mais segurança às empresas e
para os consumidores também, que podem exercer seus direitos e entender como
seus dados pessoais são utilizados.
Na Juntos Somos Mais, foram criados
designs amigáveis e intuitivos para as políticas de privacidade de cada uma de
nossas empresas, visando garantir transparência sobre nossas práticas
envolvendo os dados pessoais dos usuários em nossas plataformas digitais, para
garantir o funcionamento do Programa de
Fidelidade, da Loja
Virtual, do Triider
e do Habitissimo.
Os dados pessoais de todos os usuários cadastrados são tratados de acordo com a
legislação vigente e adotamos mecanismos apropriados para garantir a segurança
dessas informações.
O propósito da inovação utilizando a
tecnologia e, consequentemente, a digitalização dos negócios é reinventar o
mercado, todos que sejam. As empresas podem - e devem - pensar em maneiras de
utilizar a digitalização permitindo o barateamento de produtos e serviços, por
exemplo, ou até otimizar o uso de insumos para evitar desperdícios e produzir
estruturas mais resistentes, além do aspecto de relacionamento com consumidor,
UX, logística e todos os demais formatos que o avanço traz. Afinal, o avanço é
um benefício para empresas e sobretudo para o consumidor. A digitalização
pode promover maior agilidade em processos, aumentar a produtividade nos
diferentes setores e ser utilizada na hora de reter os clientes promovendo a
fidelização online. Vendas por plataformas de e-commerce são uma ótima
oportunidade para o crescimento e diversificação do segmento que continua em
expansão.
Por fim, é necessário promovermos uma
movimentação em prol do setor de construção civil, para que se digitalize e
conquiste resultados positivos da união do segmento com a tecnologia,
permitindo um crescimento contínuo e promissor da área.
Sobre o autor
Filiphe Curvello é Head do Departamento
Legal da Juntos Somos Mais. Com uma década de experiência, Filiphe tem
passagens como advogado e consultor jurídico da Votorantim Cimentos.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.
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