O poder da estimulação psicológica: como as emoções geram cliques
Independente do sentimento gerado, está na
estimulação psicológica o segredo para criar anúncio de sucesso
Não é uma informação nova que emoções
geram cliques e impactam diretamente no sucesso de uma campanha de marketing ou
na elaboração de um anúncio. Um conteúdo que provoca uma resposta emocional é
compartilhado, comentado e disperso entre os amplos alcances da internet a uma
taxa muito maior do que o conteúdo que não provoca esse tipo de resposta. Criar
um conteúdo viral pode parecer um jogo de sorte, mas se analisarmos a fundo
veremos que os sentimentos gerados podem ser definidores para que uma campanha
seja bem sucedida ou não.
Costumamos classificar as emoções
como positivas ou negativas, no entanto, está na excitação
psicológica a chave que pode redimensionar a nossa percepção de conteúdo. Na
maioria das vezes a possibilidade de um conteúdo gerar uma emoção
positiva ou negativa, tem sido utilizada como o principal indicador para prever
se um conteúdo pode atrair a atenção do público, entretanto esse cenário está
se transformando: com os avanços de pesquisas científicas que explicam os
efeitos de um conteúdo no nosso cérebro a excitação e a dominância agora ocupam
um papel tão importante quanto a valência de sentimentos na hora de elaborar
uma campanha ou anúncio publicitário.
A excitação psicológica representa nossa
prontidão para agir e produz envolvimento emocional. É um
subproduto evolucionário que ajudou nossos ancestrais a sobreviver quando
confrontados com questões de vida ou morte. Embora não precisemos mais caçar
comida ou fugir de predadores, a excitação psicológica ainda determina o quão
prontos estamos para agir sobre algo.
Raiva, entusiasmo, humor ou ansiedade
são exemplos de alta excitação. São sentimentos que nos levam a um impulso de
querer agir rapidamente, ao contrário das emoções de baixa excitação, como
tristeza ou contentamento, que nos impedem de agir. Emoções de alta excitação
podem ser positivas quanto negativas, por exemplo a raiva gera tanta atenção
quanto o entusiasmo e ambas as emoções nos compelem a agir em vez de permanecer
passivos e desinteressados.
Não é apenas a excitação algo
fundamental para gerar impacto e engajamento, nota-se que o sentimento de
dominância também é importante para quem está lendo um conteúdo. A
dominância trata-se do quanto de controle temos ao experimentar uma
determinada emoção. Medo é uma emoção associada à baixa dominância, enquanto a
raiva emana dominância.
Uma pesquisa realizada pela Universidade
Sorbonne, analisou 65.000
artigos em dois sites que permitem que os leitores atribuam notas
emocionais ao conteúdo. Eles descobriram que os artigos com alto número de
compartilhamentos sociais geralmente provocavam sentimentos de domínio ou
controle alto.
Ao combinar valência, excitação e
domínio, podemos prever com segurança como os usuários reagirão a um
determinado conteúdo ou anúncio. Isso pode evitar reações indesejadas que podem
arruinar campanhas publicitárias.
Em outras palavras: encontrar a
combinação certa de emoções para o público-alvo pode melhorar o desempenho da
sua campanha. Mas por onde começar? Um dos caminhos consiste em investir
em anúncios nativos que despertam emoções de maneira precisa.
“Felizmente, os editores já
experimentaram conteúdo e emoções e chegaram a algumas conclusões que também
podem ser úteis para anúncios nativos. O que eles descobriram é que artigos
carregados de emoções de alta excitação, mas de baixa dominância, tendem a
desencadear discussões, levando mais usuários a comentar e se engajar no
discurso. Artigos sobre as horríveis políticas de local de trabalho de uma
grande empresa por exemplo, fazem exatamente isso – eles provocam raiva por uma
situação em que as pessoas têm pouco ou nenhum controle.” afirma Karina
Klymenko é a Chefe de Criação e Conformidade da empresa de publicidade global
MGID
Já segundo Karina, quando o assunto é
compartilhamento, no entanto,
os editores observaram serem os de alto domínio os mais
compartilhados. “Artigos inspiradores, motivadores e empolgantes que fazem os
usuários sentirem que estão no controle obtêm mais compartilhamentos do que
todos os outros. Qualquer artigo sobre uma história de bem-estar ou cheio de
citações inspiradoras sempre será compartilhado” completa.
Embora a dominância desempenhe um papel
na recepção geral do conteúdo, a excitação psicológica ainda é a métrica
predominante. Alta excitação pode gerar cliques mesmo quando acompanhada de
emoções de baixa dominância, mas não vice-versa. Esse deve ser o principal
fator decisivo de uma marca ao criar anúncios.
Quando falamos de anúncios nativos,
aqueles que usam a excitação psicológica a seu favor tendem a entregar
resultados melhores do que aqueles que não nos estimulam a tomar qualquer tipo
de ação. Empresas como a MGID utilizam recursos de IA para entregar uma
categorização muito detalhada e avaliar páginas com base em tópicos como palavras-chave,
tom de voz e sentimento. Como resultado, essas ferramentas contextuais além de
fornecer uma compreensão mais profunda das palavras e frases em uma página da
web conseguem determinar de maneira precisa qual emoção ou sentimento o
conteúdo cria entre o público.
Para um conteúdo se tornar um verdadeiro
viral não podemos contar com elementos aleatórios e alguns dados sobre emoções
comprovam isso. É preciso criar uma experiência emocional poderosa para atrair
um leitor e os profissionais de marketing que conseguem equalizar emoções em
seu conteúdo podem aumentar e muito suas chances de sucesso.
Sobre a MGID
A MGID é uma plataforma de publicidade global que ajuda as marcas a alcançar públicos locais exclusivos em escala. A empresa usa tecnologia baseada em IA e privacidade em primeiro lugar para veicular anúncios relevantes e de alta qualidade em ambientes de marca segura. A empresa oferece uma variedade de formatos de anúncio, incluindo nativo, display e vídeo para proporcionar uma experiência positiva ao usuário. Isso permite que os anunciantes impulsionem o desempenho e a conscientização, e os editores retenham e monetizem seus públicos. Todos os meses, a MGID atinge 900 milhões de leitores únicos, com 200 bilhões de impressões de anúncios, em 25 mil editores confiáveis. Para mais informações, visite: www.mgid.com
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