O próximo 'verso' para moldar a experiência do cliente? O 'YOUniverse', é claro
*Por Steve Brock, líder de marketing, Avaya
OneCloud
Os conceitos de metaverso, multiverso —
e agora o YOUniverse
— têm características importantes projetadas diretamente para o local de
trabalho, que moldam o mundo dos negócios do futuro. Cada um exige uma nova
abordagem das comunicações empresariais: além de tratar voz, vídeo e texto como
canais de comunicação separados, os elementos devem ser integrados à tecnologia
de Inteligência Artificial (IA) a fim de oferecer as experiências totais que
funcionários e clientes esperam.
O metaverso
“O metaverso pertence aos jogadores –
não àqueles que fazem os jogos!” - Agnes Larsson, diretora de jogos
Em um recente Ted Talk, Agnes Larsson
discutiu os mundos infinitos e personalizados que podem ser criados usando o
software de jogos atuais. De acordo com a Oxford, um metaverso é qualquer
espaço de realidade virtual no qual as pessoas podem interagir com um ambiente
gerado por computador e outros usuários. Portanto, ele não precisa ser apenas
para “jogos”. Na verdade, com os recursos de IA que as empresas estão
incorporando à experiência de cada funcionário e cliente, todo o cenário de
negócios se tornou um metaverso.
Conclusão: agora é essencial que as companhias usem a Inteligência Artificial
para permitir que colaboradores e clientes “criem as próprias” experiências.
O ‘YOUniverse’
“O cliente decide, e a nossa
responsabilidade é estar incansavelmente focados em possibilitar que façam
isso…” - Simon Harrison, webcast: “Que tipo de experiência deixa um
cliente feliz agora?”
Embora a palavra YOUniverse tenha tido
conotações negativas no passado, agora é uma descrição exata de como a
tecnologia moderna permitiu que cada um de nós criasse nosso mundo. A definição
genérica de universo é uma esfera particular de atividade, interesse ou
experiência. Atualmente, todos nós podemos, por exemplo, andar pela rua com
nossa banda e nossas músicas favoritas aparentemente flutuando acima de nós,
pausamos a melodia para ouvir um último e-mail sendo lido para nós, ao mesmo
tempo que nosso guia de viagem nos diz quais ruas devemos descer.
É possível, ainda, dizermos ao nosso
assistente inteligente para discar para a próxima reunião de negócios (e, se
estivermos usando a tecnologia certa, não precisamos nos preocupar com o
barulho da rua!). Então, entrar em nosso café favorito, onde nossa bebida
personalizada já está esperando por nós e paga! Criamos e existimos em nosso YOUniverse!
Como Harrison descreve no webcast mencionado
anteriormente, as muitas ferramentas de comunicação que usamos na vida
cotidiana - relógios inteligentes, wearables,
telefones celulares, laptops, etc. - evoluíram junto com as modalidades que
suportam, como respostas táteis e compreensão da linguagem natural para mudar
completamente a maneira pela qual fazemos as coisas no
cotidiano.
Isso se traduz diretamente nas
interações comerciais. Todos nós agora esperamos desfrutar de experiências de
negócios personalizadas
em todas as nossas personas
(por exemplo, nossas personas como funcionário, cliente, paciente etc.).
Esperamos uma jornada digital perfeita e contextual
(com base em nossa história, situação atual e nossas aspirações), inteligente (conhecendo e
entregando a próxima melhor ação para atingir nossos objetivos), consistente em várias
modalidades (por exemplo, voz, texto, bate-papo, gesto) e conectada a
todos os pontos de contato (como telefone, carro, alto-falante inteligente,
etc.).
Conclusão: as empresas devem mudar seu
foco da satisfação do cliente para o aumento da intimidade com ele.
O multiverso
“O multiverso não são apenas universos
paralelos acessíveis por meio da ciência. Eles estão em cada um de nós, um
caleidoscópio feito de percepções variadas.”
- Micaiah Johnson, O
Espaço Entre Mundos
Se você assistiu aos últimos filmes de
super-heróis e ficção científica, deve ter se familiarizado com o termo
“multiverso”. Na verdade, o conceito de mundos infinitos existindo
simultaneamente não é novo. É uma ideia antiga e um tópico da física moderna. Se esses
ambientes existem ou não, pode ser um debate divertido de ter, mas também
apresenta uma analogia poderosa de como o relacionamento empresa-consumidor se
transformou nos últimos anos.
Como o especialista em economia da experiência, Joe Pine transmitiu
eloquentemente na recente conferência de clientes Avaya Engage, há um novo
valor no mercado pelo qual todas as empresas estão competindo: a atenção do
consumidor.
As companhias sempre lutaram pela
atenção do cliente até certo ponto. Fizeram isso agrupando os consumidores em
vários segmentos e, em seguida, adaptando seus produtos, serviços e mensagens
para cada setor. Isso permitiu que os clientes tivessem poder limitado sobre as
ofertas como um grupo, mas a realidade era que as organizações mantinham a
maior parte do controle. Hoje esse script mudou completamente, pois os
consumidores agora têm o poder de se segmentar.
Se nos alinharmos com o conceito do YOUniverse,
só podemos concluir que existem agora 7,8 bilhões de segmentos de mercado (ou YOUniverses paralelos), que
devem ser atendidos de forma única. Isso requer abordar casos de uso
extremamente granulares e fornecer experiências criadas e entregues no momento.
Conclusão: as empresas devem entender
que agora estão todas no negócio de experiências.
Os consumidores do metaverso de hoje
entendem que seu tempo e atenção têm um valor significativo para as empresas e
ganharam nova habilidade para auto segmentação. A tecnologia de IA explodiu
completamente a estrutura anterior da cadeia de suprimentos business-to-consumer e
amplificou o controle do consumidor a ponto de que este agora faz parte da
produção, ao mesmo tempo que cria e desfruta das próprias experiências.
Eles também esperam que todos os produtos e serviços de negócios se adaptem
para atender às suas necessidades exclusivas em termos de contexto, intenção e
dispositivos e modalidades de comunicação — para integrar em seu YOUniverse.
As experiências de negócios não podem
mais ser desafiadoras, chatas e pouco atraentes; devem ser fáceis, empolgantes
e recompensadoras — de modo que os clientes vejam valor suficiente na troca de
suas informações pessoais para gerar uma experiência comercial ainda melhor.
As empresas de hoje estão competindo por
atenção, negócios e lealdade em um multiverso que consiste em
7,8 bilhões de YOUniverses
paralelos.
A integração do valor comercial na vida cotidiana de seus funcionários e
clientes exige a capacidade de abordar casos de uso muito granulares. Isso
requer a abordagem de uma plataforma que seja capaz de criar e fornecer
as experiências que eles esperam.
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